Evento Encerrado!

[EVENTO PRINCIPAL] X Jornada Acadêmica da Ufopa de 04/11/2022 a 13/11/2022


Com o tema X Jornada Acadêmica da Ufopa: produzindo ciência e expandindo educação no coração da Amazônia, a X Jornada Acadêmica da Ufopa ocorrerá no período de 04 a 13 de novembro de 2022, de forma presencial, mas com transmissão simultânea das atividades. Aberto ao público e à comunidade acadêmica, o evento contará com palestras, apresentação de trabalhos e mesas redondas na Ufopa em Santarém transmitidas ao vivo pelo Canal oficial da Jornada Acadêmica no Youtube, bem como apresentações de trabalho de estudantes de graduação e pós-graduação, nas dimensões ensino, pesquisa e extensão, por meio de vídeos que poderão ser disponibilizados no canal do Youtube, apresentações orais, pôsteres, e outras atividades de acordo com as normas de cada subevento.


A Jornada Acadêmica da Ufopa, englobará os seguintes subeventos em sua programação: IX Seminário de Graduação, XI Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, VII Salão de Extensão, IX Seminário de Pós-graduação, Ufopa Internacional, Momento Peex e Jogos Internos da Ufopa, além de Seminários Temáticos promovidos pelas unidades acadêmicas e Campi Regionais, e atrações culturais.


Na edição 2022, o tema central será a comemoração dos 13 anos da Ufopa, uma vez que o início da Jornada Acadêmica, foi programado para coincidir com a data de aniversário da Ufopa. Neste ano, teremos como pré-evento da Jornada, os Jogos Universitários da Ufopa, organizados pela Pró-Reitoria de Gestão Estudantil.


O evento tem por objetivo, a promoção do intercâmbio científico, cultural e fortalecimento das relações entre a comunidade acadêmica e externa, com o retorno presencial das atividades na Ufopa.

Eventos Associados
Título Data Início Data Fim
Espaço RIDH 07/11/2022 11/11/2022

O Espaço RIDH ocorrerá no formato de stands presentes em diversos ambientes da Universidade com o objetivo de divulgar as ações do Navio Hospital Escola ABARÉ no que compete à área de saúde e fomentar a utilização da embarcação em projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos por servidores da UFOPA, ampliando as áreas de atuação da unidade; divulgar as Centrais Analíticas I, II e III, Labimol, NTB e Cluster Tapajós aos servidores e alunos da UFOPA no que compete aos equipamentos disponíveis, à prestação de serviços, às formas de agendamento de uso dos espaços, entre outros; divulgar as ações da RIDH enquanto Centro de Compras responsável pelos processos de aquisição de materiais laboratoriais; promover o agendamento de visitas guiadas ao Navio Hospital Escola ABARÉ e à Central Analítica II (NTB).

Jogos Intercampus 04/11/2022 13/11/2022

A décima edição dos Jogos Intercampus da UFOPA (Jiufopa) envolverá a comunidade acadêmica da instituição no maior evento poliesportivo universitário da região do Tapajós e Baixo Amazonas, com o objetivo de utilizar a prática esportiva na universidade como ferramenta pedagógica no processo de construção da formação profissional, proporcionando momentos de interação da comunidade acadêmica e fortalecendo o sentimento de pertencimento a instituição.

UFOPA Internacional 10/11/2022 10/11/2022

O UFOPA Internacional tem como objetivo socializar informações das interações e participações dos discentes e docentes com instituições estrangeiras através da pesquisa, criando um momento para diálogo entre membros da comunidade acadêmica que participaram de programas e projetos que foram realizados no exterior entre os anos de 2020 a 2022, através de relato de experiências que contribuíram para crescimento pessoal e profissional, destacando a importância desse tipo de ação para a internacionalização da UFOPA.

VII Salão de Extensão 10/11/2022 11/11/2022

        O Salão de Extensão é um evento institucional de extensão universitária que visa agregar e socializar conhecimentos para a comunidade acadêmica e externa por meio da divulgação das diversas atividades extensionistas que vêm sendo realizadas pela Ufopa.
        Desde 2017, o Salão de Extensão integra a Programação da Jornada Acadêmica da Ufopa. Devido às restrições impostas pela Pandemia de Covid-19, as edições 2020 e 2021 foram realizadas conjuntamente no ano passado, de forma inteiramente virtual. Em 2022, o evento retorna ao formato presencial, mas com parte de sua programação acessível de forma remota.
       Como de praxe, haverá a apresentação dos resultados dos planos de trabalho do Programa Institucional de Bolsas de Extensão – Pibex, além da exposição de projetos de extensão, Empresas Juniores, parceiros externos e da programação do Cine Ufopa. As duas grandes novidades deste ano são a Gincana “O conhecimento é pai d’égua”, que reunirá estudantes da educação básica para promover a integração universidade-escola, e a I Mostra Audiovisual de Extensão da Ufopa, que exibirá vídeos sobre os projetos de extensão da universidade.
          A Palestra de abertura do VII Salão de Extensão será proferida pela Profa. Dra. Olgamir Amancia Ferreira, Presidenta do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras (FORPROEX). Decana de Extensão da Universidade de Brasília, Olgamir Amancia Ferreira é Doutora e Mestre em Educação pela instituição. Além de Presidenta do FORPROEX, Olgamir preside a Comissão de Creditação de Extensão – Inserção Curricular da Extensão do Fórum, é Membro da Comissão Permanente de Extensão da Associação de Universidades Grupo Montevideo (AUGM) e Coordenadora do Colégio de Pró-Reitores de Extensão (COEX) da Andifes.
         Acesse a Programação completa do evento, no Menu "Programação"

Mesa Redonda do CFI 07/11/2022 08/11/2022

As Mesas redondas propostas pelo Centro de Formação Interdisciplinar tem como objetivo articular aportes teóricos das Ecologias Histórica e Política através de experiências e pesquisas aplicadas que mostram desafios e riscos socioambientais relevantes e atuais nas Bacias dos rios Tapajós e Trombetas. Para a mesa serão convidados lideranças e estudantes de alguns povos tradicionais das duas bacias, estudantes de doutorado que atuam nas regiões mencionadas e membros do grupo de pesquisa de Ecologia Política da UFOPA (GEEHeP). Dentre as questões que serão abordadas através das apresentações, destacam-se as pesquisas e ações relacionadas com os efeitos socioambientais da expansão da mineração, garimpo e agronegócio nas duas bacias.

Mesa Redonda do ISCO 09/11/2022 09/11/2022

A presente proposta de mesa redonda do Instituto de Saúde Coletiva visa discutir o acesso e organização da Atenção Primária à Saúde, assim como, a sexualidade em materiais educativos escolares. Tais discussões tem como base as pesquisas de doutorado das docentes Juliana Gagno Lima e Elaine Cristiny Evangelista dos Reis, ambos realizados na ENSP/FIOCRUZ e concluídos em 2021, com recortes do município de Santarém e outros cinco municípios do Oeste do Pará. 

Elaboração e Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos-PGRS 08/11/2022 09/11/2022

O Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas promoverá minicurso “Elaboração e Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos” com objetivo de fornecer noções básica sobre o procedimento de elaboração de Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) com base no estudo da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

O PGRS é um instrumento de gestão, utilizado como norteador na tomada de decisões no que se refere as etapas de coleta, tratamento e destinação de resíduos sólidos e deve ser elaborado por um profissional técnico habilitado na área do saneamento básico, tais como Engenheiros Sanitaristas e Ambientais; Gestores Ambientais e profissionais ligados a cada área específica de elaboração de um PGRS.

 


Minicursos do Campus Juruti 07/11/2022 07/11/2022

Campus Universitário de Juruti ofertará cinco minicursos ao público interno (discentes de Agronomia e Engenharia de Minas), bem como a comunidade externa, no dia 07 de novembro de 2022 das 08h00min às 19h00min, com o objetivo de promover a formação dos discentes em conhecimentos específicos de suas áreas, além de uma formação voltada para a inclusão social e escrita científica.


Minicursos e Oficinas do ICED 10/11/2022 11/11/2022

Compreendendo que o papel da Universidade deve sempre transcender as salas de aula e que a educação deve ser democrática, gratuita e de qualidade, o Instituto de Ciências da educação, pensando no tema da X jornada Acadêmica da Ufopa “Produzindo Ciência e expandindo a educação na Amazônia”, buscou propor um conjunto de oficinas e minicursos que ao mesmo tempo em que atendam às necessidades do público interno e externo, apresentasse a face multidisciplinar dos cursos regulares.

Todos os Minicursos e oficinas ocorrerão no Campus Rondon

Ciclo de Palestras do Campus Oriximiná 09/11/2022 09/11/2022

O Ciclo de Palestras do Campus Oriximiná tem como objetivo apresentar e discutir junto aos acadêmicos e à sociedade em geral os projetos de pesquisa, ensino e extensão bem como as atividades que vem sendo desenvolvidas pelos docentes, discentes e técnicos da UFOPA Campus de Oriximiná dentro da temática: Ensino, Pesquisa, Extensão e Desenvolvimento sustentável na Amazônia. Durante o evento, os alunos (tanto das Ciências Biológicas quando do Sistema de Informação) terão a oportunidade de conhecer algumas das pesquisas e projetos conduzidos pelos docentes e discentes bem como terão a oportunidade de discutir aspectos importantes no âmbito do ensino e pesquisa, como a comunicação científica, ética, ideias inovadoras e alternativas para o desenvolvimento sustentável no município de Oriximiná. As palestras serão realizadas no auditório da UFOPA-CORI de forma presencial e serão também transmitidas em tempo real nos canais de mídia social do campus (Youtube, Facebook e Instagram).

IX Seminário de Graduação 07/11/2022 09/11/2022

O IX Seminário de Graduação tem o objetivo de promover a socialização de conhecimentos dos cursos de graduação da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), por meio da apresentação de trabalhos de graduação e dos trabalhos resultantes das ações do Programa de Monitoria Acadêmica – (CEANAMA/ ACESSIBILIDADE) e das ações dos projetos institucionais de ensino PIBID, Residência Pedagógica, PROEnsino, PET, vinculados à Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen). O seminário é organizado considerando as especificidades da Comunidade Acadêmica e da Região Amazônica, bem como a indissociabilidade do ensino-pesquisa-extensão.

Nesta edição, o Seminário de Graduação será realizado presencialmente, considerando o retorno presencial das atividades acadêmicas, No entanto, podendo desenvolver alternativas de utilização das tecnologias de informação e comunicação (SigEventos, vídeos, áudios, transmissões online entre outras ferramentas e atividades).
A programação completa e as normas para participação no IX Seminário de Graduação
podem ser acessadas na página da Jornada no SigEventos, no Menu Documentos:
https://sigeventos.ufopa.edu.br/evento/jaufopa2022/.

IX Seminário de Pós-graduação 09/11/2022 10/11/2022

O IX Seminário de Pós-graduação da Ufopa visa promover a interação e o compatilhamento de experiências vivenciadas nos programas de pós-graduação da instituição a nível de Mestrado e Doutorado, e terá por objetivo: a socialização destes resultados por meio de comunicações orais e por vídeos dos trabalhos associados aos projetos de dissertação e de tese dos discentes de Pós-Graduação no cenário regional da Amazônia. 

Neste ano, a divulgação será feita tanto presencialmente, como em formato de vídeos em que os pós-graduandos e docentes publicarão seus relatos das pesquisas. O Evento acontecerá nos dias 08 a 10/11/2022, das 8h às 18h. A divulgação da produção científica será veiculada para toda a comunidade.

A programação completa e as normas para participação no IX Seminário de Pós-graduação podem ser acessadas na página da Jornada no SigEventos, no Menu Documentos: 

Seminário de Teses do PPGSND 07/11/2022 11/11/2022

O seminário de teses é uma atividade complementar regular do Programa de Pós-Graduação Doutorado em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento que consta como componente curricular obrigatório e que objetiva integrar os discentes e docentes do programa e divulgar os projetos de tese em andamento no programa visando maior interdisciplinaridade e coparticipação entre docentes do programa.   

O seminário de teses caracteriza-se por curtas apresentação de discentes do PPGSND onde é apresentado o projeto de tese de cada aluno para uma banca multidisciplinar. A programação com os discentes, orientadores e temas das palestras está disponível no site do evento. 

Em 2022 será em modelo híbrido, com a maioria das apresentações ocorrendo de maneira presencial no auditório do NTB no dia 11 de novembro. Será realizado um webinário diariamente no canal do YouTube do programa https://www.youtube.com/PPGSND. O webnário ocorrerá sempre as 18 horas, sendo uma apresentação por dia de 7 a 10 de novembro (segunda à quinta), com temas que foram considerados de amplo interesse. 

O PPGSND convida a todos os discentes de graduação e pós-graduação da universidade assim como os servidores da instituição a acompanharem presencialmente no dia 11/11 ou durante os webinários no decorrer da semana.  

Seminário Temático do Campus Óbidos 09/11/2022 09/11/2022

Campus Universitário de Óbidos promoverá o seminário temático com tema: Transtorno Do Espectro Autista: A Importância Da Intervenção Precoce No Processo De Ensino - Aprendizagem, será realizado dia 09 de novembro de 2022 no Campus Óbidos as 16:00h, com o objetivo de apresentar como a intervenção precoce pode contribuir no processo de ensino - aprendizagem do aluno Autista, descrever o que é a intervenção precoce, demonstrar como realizar a intervenção precoce, estabelecer a relação entre a Análise do Comportamento Aplicada e o autismo.

Seminário Temático do IBEF 10/11/2022 10/11/2022

A fome e a insegurança alimentar avançam em todo o Brasil, inclusive na Amazônia. O II Inquérito de Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 (II VIGISAN) publicado em junho de 2022 estima que 33 milhões de brasileiros estão em situação de insegurança alimentar grave. Considerando esse contexto e a importância das Ciências Agrárias para a produção de alimentos saudáveis, o seminário temático do Instituto de Biodiversidade e Florestas se conecta a esse debate nacional por meio do tema: “Olhando para a fome: potencialidades e desafios da produção local de alimentos em período pós-pandemia”.

A partir de diferentes perspectivas, de resultados de pesquisas e de demandas locais, seminário reunirá especialistas que debaterão junto ao público participante questões e ações estratégicas para fortalecer a produção de alimentos e o abastecimento alimentar local.

Em diálogo multidisciplinar no campo das Ciências Agrárias, o seminário objetiva discutir junto a comunidade acadêmica os fatores que podem gerar insegurança alimentar e nutricional no território, bem como experiências e possibilidades de promoção de Soberania Alimentar.


Seminário temático ISCO e IBEF 08/11/2022 08/11/2022

O processo de construção colaborativa de conhecimento e de ações de defesa dos territórios indígenas tem demando metodologias sensíveis para a interculturalidade com vistas a se construir alternativas para a produção e consumo de alimentos saudáveis considerando os saberes e práticas tradicionais. Nessa perspectiva, a UFOPA vem estreitando laços de cooperação com pesquisadores e pesquisadoras da FIOCRUZ afim de colaborar com o desenvolvimento de projetos de pesquisa-ação voltados para a construção de conhecimentos e de extensão em rede com o povo Munduruku do Médio Tapajós. Considerando que projetos dessa concepção demanda da comunidade acadêmica, constituída também por povos tradicionais, investimento nas discussão sobre questões e ações estratégicas para fortalecer a produção de alimentos associada à promoção de saúde em territórios Munduruku, a realização do seminário contribuirá para fortalecimento da rede de cooperação que está em construção, bem como para criar ambiente propicio para discussão sobre pesquisa afirmativa.


XI Seminário Iniciação Científica e Tecnológica 08/11/2022 09/11/2022

O XI Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT) da Ufopa, ocorrerá nos dias 08 e 09 de novembro de 2022 tendo a apresentação de trabalhos dos bolsistas e voluntários dos Programas Pibic, Pibiti e Pivic de forma presencial ou virtual conforme as normas, apresentação de palestrantes e premiação dos melhores trabalhos. 

O XI SICT é utilizado para a avaliação dos programas Pibic, Pibiti e Pivic da Ufopa por meio de pesquisadores internos e externos, prestação de contas com as agências de fomento e divulgação da produção acadêmico-científica dos participantes dos programas.


A submissão dos trabalhos será realizado de 03 de setembro a 02 de outubro de 2022.

AIT - Plataforma de Inovação da Bioeconomia Paraense 07/11/2022 07/11/2022

Agência de Inovação Tecnológica irá apresentar e capacitar os pesquisadores da UFOPA, por meio de uma oficina sobre a Plataforma de Inovação da Bioeconomia Paraense.

A ferramenta apresenta as funcionalidades descritas abaixo:

Trata-se de ferramenta web para cadastro de oferta e demandas tecnológicas inerentes a Bioeconomia, visando à transferência de tecnologias ao setor produtivo/sociedade civil, bem como de demandas delimitastes do desenvolvimento socioeconômicos.

Seu objetivo é armazenar informações referentes a infraestrutura de tecnologia e inovação existentes no Estado do Pará, como Laboratórios, públicos e privados, assim os serviços oferecidos por estes, além de disponibilizar base de dados de trabalhos acadêmicos e pesquisas, referenciando seus autores e tecnologias protegidas aptas a transferência ao mercado.

Outra utilidade da ferramenta está no cruzamento entre a demanda e a oferta de soluções tecnológicas. As demandas poderão surgir como tecnologias sociais, vindas das bases das cadeias produtivas, quanto de indústrias instaladas ou a serem instaladas em nosso estado, gerando a criação de empregos de melhor qualidade e desenvolvimento às diversas regiões do estado do Pará.

Além de uma ferramenta para que as empresas e produtores rurais possam acessar pesquisa e desenvolvimento de produtos para verticalizar sua produção, os alunos e pesquisadores poderão ofertar seus trabalhos estreitando a distancia entre a universidade e a demanda dos meios de produção, dinamizando com isso a economia local, gerando o desenvolvimento endógeno de nossa região.

Palestrantes

Ver mais