IX Sem.Pós-graduação
APRESENTAÇÃO
O IX Seminário de Pós-graduação da Ufopa visa promover a interação e o compartilhamento de experiências vivenciadas nos programas de pós-graduação da instituição a nível de Mestrado e Doutorado, e terá por objetivo: a socialização destes resultados por meio de comunicações orais dos trabalhos associados aos projetos de dissertação e de tese dos discentes de Pós-Graduação, no cenário regional da Amazônia. Neste ano, a divulgação será feita tanto presencialmente, como em formato de vídeos em que os pós-graduandos e docentes publicarão seus relatos das pesquisas. O Evento acontecerá no dia 10/11/2022. A divulgação da produção científica será veiculada para toda a comunidade.
DAS INSCRIÇÕES:
As inscrições deverão ser realizadas diretamente no subevento IX Seminário de Pós-graduação. O público alvo é os discentes regularmente matriculados nos Programas de Pós-graduação da Ufopa.
DO ENVIO DOS TRABALHOS
Para todos os discentes
que submeterão trabalho, o primeiro passo é realizar a submissão de seus resumos, no
período de indicado no link: http://sigeventos.ufopa.edu.br/evento/jaufopa2022/pagina/submissao-de-resumos e então, realizar a inscrição no subevento, no período de
15/09/2022 a 02/10/2022. Ambas as etapas devem ser realizadas pelos discentes,
no sistema SIGEventos Ufopa.
Os autores discentes e bolsistas de projetos de pesquisa da Ufopa, devem submeter os resumos em consonância com seu orientador. Cada autor poderá submeter no máximo UMA proposta como autor principal.
Os discentes de pós-graduação deverão elaborar o resumo simples, de acordo com o modelo e normas propostos pela Jornada, para aprovação por seus orientadores, e então, submeter o arquivo no Sigeventos no período indicado pelo link: http://sigeventos.ufopa.edu.br/evento/jaufopa2022/pagina/submissao-de-resumos.
Atenção! A submissão de resumos ocorrerá antes das inscrições gerais no evento, fique atento aos prazos!
Os Resumos Simples deverão estar de acordo com o "Modelo de Resumo" e com as "Normas para submissão de resumos", disponíveis na página do evento, no menu documentos: https://sigeventos.ufopa.edu.br/evento/jaufopa2022/pagina/submissao-de-resumos.
Discentes bolsistas da CAPES e da FAPESPA devem incluir agradecimentos ao órgão de fomento.
Os resumos serão avaliados por uma comissão composta por docentes dos programas de pós-graduação da Ufopa.
DOS VÍDEOS:
Os resumos avaliados com nota inferior à 18,0 e superior 14,0 serão apresentados em formato de vídeo. Os autores com a ciência dos orientadores, deverão produzir um vídeo, de 5 a 7 minutos. O vídeo será gravado pelo(a) bolsista utilizando o recurso/software mais apropriado e de sua escolha. Orientações gerais e técnicas para a produção dos vídeos estão disponíveis no site oficial da Jornada Acadêmica.
DA SUBMISSÃO DOS VÍDEOS:
Os alunos deverão enviar o vídeo e o termo de autorização (Anexo 1), em dois períodos distintos, conforme cronograma (Item 9), por meio de formulário eletrônico: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScPC55UOf3htyNdiJhZvl25CiBljcFVTwmMICV_sJQ_Qz0v1w/viewform
Aos bolsistas Ufopa, o pedido de envio de vídeos será comunicado a partir da avaliação dos resumos. Os bolsistas deverão encaminhar o Anexo 1 preenchido no ato da submissão do vídeo, indicando concordância e permissão para utilização e veiculação da vídeo-imagem, interna e externamente à Ufopa, sem quaisquer ônus para a instituição.
Excepcionalmente, caso o discente e docente orientador não
aceitem a publicação do vídeo será necessário envio de justificativa junto ao
formulário, com o envio do vídeo.
A organização do IX Seminário disponibilizará as
apresentações no YouTube, conforme orientações no Anexo 1;
DA AVALIAÇÃO
Os resumos submetidos ao IX Seminário de
Pós-Graduação da Jornada Acadêmica serão avaliados de acordo com os critérios
abaixo:
Critérios |
Pontuação
Máxima |
Originalidade e relevância social/acadêmica do tema |
0 - 2 pontos |
Apresentação consistente e delimitação adequada da
situação/problema |
0 - 2 pontos |
Metodologia, exequibilidade e referências adequadas aos
objetivos; |
0
- 2 pontos |
Apresentação de resultados/conclusões (quando houver); |
0
- 2 pontos |
Clareza e correção
gramatical do texto; |
0
- 2 pontos |
Serão selecionados ou indicados como apresentação oral, os
resumos que obtiverem avaliação com nota superior à 9,0 e serão utilizados os
seguintes critérios para a avaliação da apresentação:
Critérios |
Pontuação
Máxima |
A organização da apresentação
segue uma ordem de fácil compreensão? |
0
- 2 pontos |
A formatação dos slides está de
fácil leitura e houve a inclusão de ferramentas adequadas para exposição do
tema |
0
- 2 pontos |
O aluno apresentou domínio do tema |
0
- 2 pontos |
O aluno respondeu às perguntas da
banca adequadamente? |
0
- 4 pontos |
Os resumos com nota inferior à 9,0 e superior 7,0 serão apresentados em formato de vídeo. Os vídeos ficarão disponíveis no Youtube para apreciação pelo público.
A programação do IX Seminário de Pós-graduação será divulgada na página oficial da X Jornada Acadêmica no SigEventos: https://sigeventos.ufopa.edu.br/evento/jaufopa2022/programacao/view
O IX Seminário de Pós-graduação acontecerá no dia 10/11/2022 das 8h às 12h e de 14h às 18h. As apresentações orais ocorrerão conforme cronograma encaminhado pela Comissão Científica, no dia e sala estipulados, e terá até 10 min para apresentação do trabalho e 10 min para arguição de todos os membros da banca (são 5 min por membro da banca). Os voluntários registrarão as frequências das salas.
DOS CERTIFICADOS:
Os
certificados da X Jornada Acadêmica serão disponibilizados em formato digital,
sob responsabilidade da Comissão Científica, até o dia 15/01/2023.
DAS DATAS IMPORTANTES:
Do cronograma de organização do evento:
O QUE? |
QUEM? |
QUANDO? |
LOCAL |
Submissão de resumos |
Discentes: obrigatório aos bolsistas |
03/09/2022 a 30/09/2022 |
SigEventos |
Avaliação de resumos |
Comitê de Avaliação Científica |
26/09/2022 a 05/10/2022 |
SigEventos |
Convocação de envio de vídeos |
Comissão Científica / DPG |
A partir de 07/10/2022 |
Por e-mail |
Envio de vídeos |
Todos os resumos selecionados |
Até 01/11/2022 |
Formulário digital |
Inscrição no evento |
Discentes |
12/10/2022 a 31/10/2022 |
SigEventos |
Divulgação da Programação do IX Seminário de Pós-graduação |
Comissão Científica e Diretoria de Pós-graduação |
Até 15/09/2022 |
Site da Jornada, Menu Documentos |
Apresentação dos trabalhos |
Comissão Científica e Dir. de Pós |
10/11/2022 |
Presencialmennte e virtual |
Envio da versão final do resumo |
Discentes inscritos |
14/11/2022 a 18/11/2022 |
SigEventos |
Certificados |
Comissão Logística |
15/01/2023 |
SigEventos |
Anais do evento |
Comissão Científica |
28/02/2023 |
SigEventos |
Contato para dúvidas: diretoria.posgraduacao@ufopa.edu.br, com cópia para posgraduacao.ufopa@gmail.com.