IX Sem.Pós-graduação


APRESENTAÇÃO

O IX Seminário de Pós-graduação da Ufopa visa promover a interação e o compartilhamento de experiências vivenciadas nos programas de pós-graduação da instituição a nível de Mestrado e Doutorado, e terá por objetivo: a socialização destes resultados por meio de comunicações orais dos trabalhos associados aos projetos de dissertação e de tese dos discentes de Pós-Graduação, no cenário regional da Amazônia. Neste ano, a divulgação será feita tanto presencialmente, como em formato de vídeos em que os pós-graduandos e docentes publicarão seus relatos das pesquisas. O Evento acontecerá no dia 10/11/2022. A divulgação da produção científica será veiculada para toda a comunidade.

DAS INSCRIÇÕES:

As inscrições deverão ser realizadas diretamente no subevento IX Seminário de Pós-graduação. O público alvo é os discentes regularmente matriculados nos Programas de Pós-graduação da Ufopa.

DO ENVIO DOS TRABALHOS

Para todos os discentes que submeterão trabalho, o primeiro passo é realizar a submissão de seus resumos, no período de indicado no link: http://sigeventos.ufopa.edu.br/evento/jaufopa2022/pagina/submissao-de-resumos e então, realizar a inscrição no subevento, no período de 15/09/2022 a 02/10/2022. Ambas as etapas devem ser realizadas pelos discentes, no sistema SIGEventos Ufopa. Considerando os termos de convênio com a CAPES e FAPESPA, será obrigatória a submissão de resumos e apresentação oral presencial dos bolsistas. O modelo dos slides estará disponível no site do evento:

Os autores discentes e bolsistas de projetos de pesquisa da Ufopa, devem submeter os resumos em consonância com seu orientador. Cada autor poderá submeter no máximo UMA proposta como autor principal.


DOS RESUMOS:

Os discentes de pós-graduação deverão elaborar o resumo simples, de acordo com o modelo e normas propostos pela Jornada, para aprovação por seus orientadores, e então, submeter o arquivo no Sigeventos no período indicado pelo link: http://sigeventos.ufopa.edu.br/evento/jaufopa2022/pagina/submissao-de-resumos.

Atenção! A submissão de resumos ocorrerá antes das inscrições gerais no evento, fique atento aos prazos!

Os Resumos Simples deverão estar de acordo com o "Modelo de Resumo" e com as "Normas para submissão de resumos", disponíveis na página do evento, no menu documentos:  https://sigeventos.ufopa.edu.br/evento/jaufopa2022/pagina/submissao-de-resumos.

Discentes bolsistas da CAPES e da FAPESPA devem incluir agradecimentos ao órgão de fomento. 

Os resumos serão avaliados por uma comissão composta por docentes dos programas de pós-graduação da Ufopa. 

DOS VÍDEOS:

Os resumos avaliados com nota inferior à 18,0 e superior 14,0 serão apresentados em formato de vídeo. Os autores com a ciência dos orientadores, deverão produzir um vídeo, de 5 a 7 minutosO vídeo será gravado pelo(a) bolsista utilizando o recurso/software mais apropriado e de sua escolha. Orientações gerais e técnicas para a produção dos vídeos estão disponíveis no site oficial da Jornada Acadêmica.


DA SUBMISSÃO DOS VÍDEOS:


Os alunos deverão enviar o vídeo e o termo de autorização (Anexo 1), em dois períodos distintos, conforme cronograma (Item 9), por meio de formulário eletrônico: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScPC55UOf3htyNdiJhZvl25CiBljcFVTwmMICV_sJQ_Qz0v1w/viewform

Aos bolsistas Ufopa, o pedido de envio de vídeos será comunicado a partir da avaliação dos resumos. Os bolsistas deverão encaminhar o Anexo 1 preenchido no ato da submissão do vídeo, indicando concordância e permissão para utilização e veiculação da vídeo-imagem, interna e externamente à Ufopa, sem quaisquer ônus para a instituição.

Excepcionalmente, caso o discente e docente orientador não aceitem a publicação do vídeo será necessário envio de justificativa junto ao formulário, com o envio do vídeo. 

A organização do IX Seminário disponibilizará as apresentações no YouTube, conforme orientações no Anexo 1;


DA AVALIAÇÃO

Os resumos submetidos ao IX Seminário de Pós-Graduação da Jornada Acadêmica serão avaliados de acordo com os critérios abaixo:

 

Critérios

Pontuação Máxima

Originalidade e relevância social/acadêmica do tema

0 - 2 pontos

 Apresentação consistente e delimitação adequada da situação/problema

0 - 2 pontos

 Metodologia, exequibilidade e referências adequadas aos objetivos;

0 - 2 pontos

Apresentação de resultados/conclusões (quando houver);

0 - 2 pontos

Clareza e correção gramatical do texto;

0 - 2 pontos


Serão selecionados ou indicados como apresentação oral, os resumos que obtiverem avaliação com nota superior à 9,0 e serão utilizados os seguintes critérios para a avaliação da apresentação:


Critérios

Pontuação Máxima

A organização da apresentação segue uma ordem de fácil compreensão?

0 - 2 pontos

A formatação dos slides está de fácil leitura e houve a inclusão de ferramentas adequadas para exposição do tema

0 - 2 pontos

O aluno apresentou domínio do tema

0 - 2 pontos

O aluno respondeu às perguntas da banca adequadamente?

0 - 4 pontos


Os resumos com nota inferior à 9,0 e superior 7,0 serão apresentados em formato de vídeo. Os vídeos ficarão disponíveis no Youtube para apreciação pelo público.


DO EVENTO

A programação do IX Seminário de Pós-graduação será divulgada na página oficial da X Jornada Acadêmica no SigEventos:  https://sigeventos.ufopa.edu.br/evento/jaufopa2022/programacao/view

O IX Seminário de Pós-graduação acontecerá no dia 10/11/2022 das 8h às 12h e de 14h às 18h.  As apresentações orais ocorrerão conforme cronograma encaminhado pela Comissão Científica, no dia e sala estipulados, e terá até 10 min para apresentação do trabalho e 10 min para arguição de todos os membros da banca (são 5 min por membro da banca).  Os voluntários registrarão as frequências das salas.


DOS CERTIFICADOS:

Os certificados da X Jornada Acadêmica serão disponibilizados em formato digital, sob responsabilidade da Comissão Científica, até o dia 15/01/2023.

DAS DATAS IMPORTANTES: 

Do cronograma de organização do evento:

O QUE?

QUEM?

QUANDO?

LOCAL

Submissão de resumos

Discentes: obrigatório aos bolsistas 

03/09/2022 a 30/09/2022

SigEventos

Avaliação de resumos

Comitê de Avaliação Científica 

26/09/2022 a 05/10/2022

SigEventos 

Convocação de envio de vídeos 

Comissão Científica / DPG

A partir de 07/10/2022

Por e-mail

Envio de vídeos 

Todos os resumos selecionados

Até 01/11/2022

Formulário digital

Inscrição no evento 

Discentes

12/10/2022 a 31/10/2022

SigEventos

Divulgação da Programação do IX Seminário de Pós-graduação

Comissão Científica e Diretoria de Pós-graduação

Até 15/09/2022

Site da Jornada, Menu Documentos 

Apresentação dos trabalhos

Comissão Científica e Dir. de Pós

 10/11/2022

Presencialmennte e virtual

Envio da versão final do resumo 

Discentes inscritos

14/11/2022 a 18/11/2022

SigEventos 

Certificados 

Comissão Logística

15/01/2023

SigEventos 

Anais do evento

Comissão Científica

28/02/2023

SigEventos 



Contato para dúvidas: diretoria.posgraduacao@ufopa.edu.br, com cópia para posgraduacao.ufopa@gmail.com.