AIT

Tendo como premissa que a inovação é resultado de um processo complexo e dinâmico de experiências nas relações entre ciência, tecnologia, pesquisa e desenvolvimento nas universidades, nas empresas e nos governos, em uma espiral de “transições sem fim”.

E, nesse sentido, políticas locais e setorizadas passaram a ser imprescindíveis para a compreensão do potencial inovativo de uma região ou nação, independentemente da atividade específica de cada setor e das oscilações da demanda.

Entende-se que é inteligente reunir informações referentes à patentes, pesquisas desenvolvidas e em andamento para que o setor produtivo tenha um forma de buscar oportunidades de inovação, por meio de uma ferramenta simples e acessível de qualquer parte do mundo, que garanta a comunicação rápida com a ICT responsável pela tecnologia.

Dessa forma, numa parceria com a Biotec-Pólo Oeste, a participação da Agência de Inovação Tecnológica irá apresentar e capacitar os pesquisadores dessa UFOPA, por meio de oficina ministrada pelo Sr. WANDER SOARES DE OLIVEIRA, Coordenador BIOTEC Pólo Oeste, com o tema: Plataforma de Inovação da Bioeconomia Paraense, no dia 07/11/2022 no Auditório do NTB.

A ferramenta apresenta as funcionalidades descritas abaixo:

Trata-se de ferramenta web para cadastro de oferta e demandas tecnológicas inerentes a Bioeconomia, visando à transferência de tecnologias ao setor produtivo/sociedade civil, bem como de demandas delimitastes do desenvolvimento socioeconômicos.

Seu objetivo é armazenar informações referentes a infraestrutura de tecnologia e inovação existentes no Estado do Pará, como Laboratórios, públicos e privados, assim os serviços oferecidos por estes, além de disponibilizar base de dados de trabalhos acadêmicos e pesquisas, referenciando seus autores e tecnologias protegidas aptas a transferência ao mercado.

Outra utilidade da ferramenta está no cruzamento entre a demanda e a oferta de soluções tecnológicas. As demandas poderão surgir como tecnologias sociais, vindas das bases das cadeias produtivas, quanto de indústrias instaladas ou a serem instaladas em nosso estado, gerando a criação de empregos de melhor qualidade e desenvolvimento às diversas regiões do estado do Pará.

Além de uma ferramenta para que as empresas e produtores rurais possam acessar pesquisa e desenvolvimento de produtos para verticalizar sua produção, os alunos e pesquisadores poderão ofertar seus trabalhos estreitando a distancia entre a universidade e a demanda dos meios de produção, dinamizando com isso a economia local, gerando o desenvolvimento endógeno de nossa região.