Salão de Extensão



Anais do evento disponíveis AQUI!



Acesse AQUI O link da palestra de abertura do VII Salão de Extensão - 10/11/2022

Acesse AQUI o Modelo de Pôster para o VII Salão de Extensão

Acesse AQUI os Trabalhos aprovados para apresentação no VII Salão de Extensão

Acesse AQUI a Programação de apresentação de trabalhos atualizada, com a data e a hora das apresentações e o nome dos avaliadores designados.

Visite AQUI os Pôsteres estacionários de trabalhos dos Campi Regionais


APRESENTAÇÃO

O Salão de Extensão é um evento institucional de extensão universitária que visa agregar e socializar conhecimentos para a comunidade acadêmica e externa por meio da divulgação das diversas atividades extensionistas que vêm sendo realizadas pela Ufopa.

Desde 2017, o Salão de Extensão integra a Programação da Jornada Acadêmica da Ufopa. Devido às restrições impostas pela Pandemia de Covid-19, as edições 2020 e 2021 foram realizadas conjuntamente no ano passado, de forma inteiramente virtual. Em 2022, o evento retorna ao formato presencial, mas com parte de sua programação acessível de forma remota.   

Como de praxe, haverá a apresentação dos resultados dos planos de trabalho do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex), além da exposição de projetos de extensão, Empresas Juniores, parceiros externos e da programação do Cine Ufopa. As duas grandes novidades deste ano são a Gincana O conhecimento é pai d’égua, que reunirá estudantes da educação básica para promover a integração universidade-escola, e a I Mostra Audiovisual de Extensão da Ufopa, que exibirá vídeos sobre os projetos de extensão da universidade.

A Palestra de abertura do VII Salão de Extensão será proferida pela Profa. Dra. Olgamir Amancia Ferreira, que foi Presidenta do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras (FORPROEX). Decana de Extensão da Universidade de Brasília, Olgamir Amancia Ferreira é Doutora e Mestre em Educação pela instituição.

A Programação completa será disponibilizada no Menu "Programação" neste site.


OBJETIVOS
  • Divulgar à comunidade interna e externa à Ufopa os resultados das atividades de extensão desenvolvidas por docentes, discentes e técnicos administrativos em educação da universidade;
  • Avaliar os resultados das atividades de extensão apoiadas pela Procce;
  • Incentivar o debate e a troca de saberes e experiências entre a comunidade acadêmica e externa;
  • Ampliar a interação da educação básica com a universidade por meio de ações de extensão;
  • Consolidar laços de cooperação e de mútuo conhecimento com a sociedade da região Oeste do Pará.

INSCRIÇÕES

Ao se inscrever na X Jornada Acadêmica da Ufopa, o participante não estará automaticamente inscrito no VII Salão de Extensão, devendo realizar a sua inscrição neste e nos demais subeventos de interesse. As inscrições serão realizadas no por meio do menu Inscrição deste site, de acordo com o cronograma estabelecido ao fim da página.


SUBMISSÃO DE RESUMOS

A submissão de resumo para apresentação de trabalho no VII Salão de Extensão da Ufopa é obrigatória para os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Extensão – Pibex/Ufopa com planos de trabalho selecionados por meio do Edital Procce nº 003/2022 - Programa Institucional de Bolsas de Extensão e do Edital Procce nº 002/2021 - Programa Extensão na Comunidade  - PEC. Aos voluntários vinculados aos respetivos editais, a submissão do resumo é facultativa.

Nesta edição, além dos resultados dos planos de trabalho apoiados pelos referidos editais de extensão, todos os outros trabalhos resultantes de programas e projetos de extensão devem ser submetidos e apresentados no VII Salão de Extensão.

Deverão ser submetidos ao VII Salão de Extensão somente resumos simples. As normas e prazos são as mesmas para todos os subeventos da Jornada Acadêmica e estarão disponíveis, juntamente com o modelo de resumo na página da Jornada no SIGEventos, no Menu "Submissão de resumos". Os resumos deverão ser submetidos diretamente aqui na página da X Jornada Acadêmica no SIGEventos.

Para que os trabalhos sejam publicados nos Anais da X Jornada Acadêmica da Ufopa, os autores devem obrigatoriamente submeter a versão final do resumo, após as contribuições dos avaliadores, conforme período definido no cronograma do evento.

No momento da submissão do resumo, o autor deverá vinculá-lo a uma das Áreas temáticas de Extensão previstas na Política Nacional de Extensão Universitária:

  • Comunicação
  • Cultura
  • Direitos Humanos e Justiça
  • Educação
  • Meio ambiente
  • Saúde
  • Tecnologia e Produção
  • Trabalhos


Apresentações de trabalho

a) Pôster: Deverá ser impresso em papel, ou lona, ou outro material que os autores achem conveniente, desde que respeitem a dimensão de 90 cm de largura e 120 cm de altura, com cordão para pendurar. Recomenda-se a utilização de pouco texto e o máximo de fotos e outros recursos gráficos, devidamente citados e em sintonia com trabalho. O texto deverá ser legível a uma distância de pelo menos 2 metros. Deverão constar no pôster os seguintes itens:

  • Título idêntico ao do resumo submetido;
  • Nome dos autores e respectivas instituições;
  • Introdução, Objetivos, Procedimentos Metodológicos, Resultados e Discussão, Considerações Finais e Referências Bibliográficas.
  • Instituições de fomento: Ex: Pibex/Procce/Ufopa. É um dos compromissos do bolsista fazer referência à sua bolsa nas publicações e trabalhos apresentados oriundos das atividades desenvolvidas no plano de trabalho ao qual está ou esteve vinculado.


b) Mostra Interativa + Pôster: Esta modalidade destina-se à exposição de produtos e/ou à realização de atividades interativas que permitam a melhor visualização do trabalho desenvolvido e das metodologias utilizadas durante a ação de extensão. Além da exposição de produtos e/ou realização de atividades, a mostra deve, obrigatoriamente, incluir um pôster impresso, produzido conforme as orientações da alínea a) deste item 5.

 

Avaliação dos trabalhos

Cada resumo submetido será analisado por dois avaliadores Ad hoc e pontuado de acordo com os critérios elencados na alínea a) deste item 6. 

Independente da pontuação atribuída ao resumo, os trabalhos resultantes de planos de trabalho contemplados com bolsa serão aceitos para apresentação no evento, considerando a obrigatoriedade de apresentação definida nos editais de bolsa.

A apresentação será avaliada por dois avaliadores da instituição ou externos, conforme critérios definidos na alínea b).

A programação de apresentação dos trabalhos submetidos será disponibilizada no site oficial do evento.


a) Critérios de avaliação do resumo simples:

CRITÉRIO

DESCRIÇÃO

PONTUAÇÃO MÁXIMA

1. Diretrizes da Extensão

Público atendido; participação da comunidade; relevância social.

20

2. Redação

Coerência, coesão e ortografia.

20

3. Objetivos e procedimentos metodológicos

Coerência entre os objetivos e os procedimentos realizados no desenvolvimento das atividades de extensão.

30

4. Resultados

Resultados alcançados; intervenção/melhoria da qualidade de vida e/ou apropriação de conhecimentos por parte da comunidade atendida.

30

 

b) Critérios para avaliação da apresentação do trabalho:

CRITÉRIO

DESCRIÇÃO

PONTUAÇÃO MÁXIMA

1. Qualidade da apresentação

Domínio do assunto; consistência e clareza da apresentação.

30

2. Objetivos e Procedimentos metodológicos

Apresentação dos objetivos da atividade; coerência na exposição dos meios utilizados e das etapas seguidas para o desenvolvimento da atividade de extensão.

30

3. Resultados/ produtos

Apresentação dos objetivos alcançados; número de pessoas atendidas; reflexão crítica dos resultados e produtos da atividade realizada.

30

4. Respostas

Domínio do assunto nas respostas às arguições.

10


Tanto a nota do resumo quanto a da apresentação do trabalho será obtida a partir da somatória das pontuações atribuídas aos quatro critérios avaliativos, considerando a média da pontuação conferida pelos dois avaliadores. Para obtenção da nota final do trabalho será calculada a média aritmética obtida entre a pontuação do resumo e da apresentação do trabalho.

Os três trabalhos com maior pontuação receberão um certificado de Honra ao Mérito na cerimônia de encerramento da X Jornada Acadêmica. Os critérios de desempate serão: 1. Maior média no resumo; 2. Maior média na apresentação do trabalho; 3. Maior média no item 4 dos critérios de avaliação da apresentação do trabalho.

Após a realização do evento, considerando as observações realizadas no resumo e na apresentação do trabalho, o discente deverá realizar as alterações necessárias no resumo por meio do site oficial da Jornada, conforme o cronograma do evento. Durante a submissão da versão final, devem também ser revisadas e corrigidas informações do trabalho e autores, para fins de certificação. A versão final do resumo deverá ser submetida mesmo que não haja modificações a serem feitas, para que o mesmo conste nos Anais do evento.



MOSTRA DE EMPRESAS JUNIORES E DE PARCEIROS INTERNOS E EXTERNOS

As Empresas Juniores, as unidades internas da Ufopa e as instituições parceiras (entidades, empresas, órgãos governamentais, etc.)  poderão se inscrever para participar da Mostra de Empresas Juniores e de Parceiros Internos e Externos, que faz parte da programação do VII Salão de Extensão da Ufopa.

Durante a mostra, poderão ser expostos vídeos, fotografias, maquetes, materiais didáticos, livros, cartilhas, folders e demais produtos das Empresas Juniores e de Parceiros Internos e Externos. Os expositores também poderão oferecer serviços à comunidade acadêmica e à sociedade em geral, já que se trata de um evento aberto à visitação, que sempre conta com a participação de estudantes da educação básica e da comunidade externa.

Ressaltamos que não se trata de apresentação oral, mas sim de uma Mostra simultânea em “Stands” para visitação. Para participação nesta mostra NÃO é necessário submeter resumo para o evento, devendo-se apenas preencher o formulário que será disponibilizado em breve nesta página. Os participantes receberão certificado de EXPOSITOR emitido pela Procce.

A exposição ocorrerá no Restaurante Universitário, Unidade Tapajós do Campus de Santarém da Ufopa.



GINCANA "O CONHECIMENTO É PAI D'ÉGUA"

          A ideia da Gincana O Conhecimento é Pai D’Égua nasce da necessidade de a universidade fortalecer o diálogo com as escolas, eixo fundante de uma efetiva prática social da instituição. Para esta primeira edição da Gincana, o tema escolhido foi a própria universidade: Ufopa – há 13 anos fazendo a diferença na Amazônia

        Com o objetivo geral de promover a integração escola-universidade, a Ufopa, por meio da Gincana O Conhecimento é Pai D’Égua, busca, ainda, promover a interação entre os estudantes do ensino médio de diferentes escolas e destes com os estudantes da Ufopa, incentivar a troca de conhecimentos de diferentes áreas, estimular a criatividade dos alunos e exercitar o espírito de liderança, motivação e cooperação.

         - Quando e onde será realizada a Gincana? A gincana será realizada na manhã do dia 11 de novembro de 2022, no Auditório Tapajós da Unidade Tapajós da Ufopa, compondo a programação do VII Salão de Extensão e da X Jornada Acadêmica da Ufopa.

         - Quem poderá participar? Poderão participar da Gincana alunos do ensino médio de escolas públicas dos municípios de abrangência da Ufopa.

        - Como participar? Para participar, a escola deverá se inscrever por meio do formulário de inscrição disponível no link: bit.ly/gincanaufopa no período de 13 de setembro a 03 de outubro de 2022. Cada escola poderá inscrever apenas 1 (uma) equipe, composta por cinco estudantes e 1 (um) responsável, que poderá ser um professor (a) ou outro funcionário da escola.

          - Como vai funcionar a Gincana? A depender do número de escolas inscritas, haverá a realização de uma seletiva, cujas regras serão informadas na ocasião da primeira reunião, quando também será apresentada a primeira tarefa a ser cumprida pelas equipes que, assim como as demais tarefas a serem realizadas no dia da Gincana, estará relacionada à universidade: sua história, estrutura, unidades acadêmicas, campi, cursos, pesquisa e extensão. O calendário  de atividades e o Regulamento completo da Gincana pode ser acessado no link: https://bit.ly/gincana-regras

        - Qual será a Premiação? A equipe vencedora receberá uma bolsa de estudos integral no Equilibrium Curso Preparatório, material escolar para os alunos e material de expediente e de limpeza para a escola.


I MOSTRA AUDIOVISUAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA UFOPA

      Também comporá a programação do VII Salão de Extensão, a I Mostra Audiovisual de Extensão da Ufopa, que visa despertar o interesse em audiovisual entre os discentes extensionistas e dar maior visibilidade às atividades de extensão realizadas pela Ufopa em Santarém e região. A Mostra será realizada no dia 10/11/2022, na abertura do VII Salão de Extensão, integrando a programação da X Jornada Acadêmica da Ufopa.Para participar da Mostra, é necessário produzir um vídeo sobre o seu programa ou projeto de extensão, demonstrando o impacto das ações para a comunidade externa atendida e para a formação dos estudantes de graduação envolvidos.

       Podem submeter vídeos para exibição na Mostra os discentes de graduação, pós-graduandos, técnicos e docentes vinculados a programas ou projetos de extensão universitária cadastrados na Procce/Ufopa, sejam vigentes ou encerrados.

          O vídeo deve ser inédito e de autoria da equipe participante. 

A inscrição do vídeo deve ser feita no período de 09 de setembro a 14 de outubro de 2022, por meio do formulário de inscrição disponível no link: https://bit.ly/mostraaudiovisual

           No ato da inscrição, o participante deverá enviar o link do vídeo finalizado, atentando-se às seguintes orientações:

  • Informar o link do vídeo adicionado às plataformas Wetransfer ou GoogleDrive ou postado no Youtube, de modo não listado.
  • O material pode ser captado com qualquer equipamento (câmera, celular, tablet, etc.), desde que seja gravado na posição horizontal (proporção 16×9), em formato de Arquivo MP4, com resolução HD 720.
  • A duração máxima do vídeo deverá ser de 1 minuto e 30 segundos, incluídos os créditos.
  • Nos créditos devem constar os autores de trilhas sonoras utilizadas, o brasão da Ufopa e a logomarca da Procce, disponível no link: http://www.ufopa.edu.br/procce/documentos/midias-marcas/

A equipe realizadora do vídeo é responsável direta pelo seu conteúdo, não cabendo nenhum tipo de ônus para a organização do VII Salão de Extensão no âmbito de qualquer tipo de possíveis judicializações.

Nesta edição não haverá avaliação e ranqueamentos dos vídeos. Todos os vídeos recebidos que atenderem aos critérios estabelecidos serão exibidos no VII Salão de Extensão da Ufopa e disponibilizados no canal da X Jornada Acadêmica da Ufopa no Youtube.

 Para mais informações, acesse o site oficial da X Jornada Acadêmica da Ufopa:  https://sigeventos.ufopa.edu.br/evento/jaufopa2022/

 Minicurso de Noções Básicas Sobre Produção Audiovisual

          A Diretoria de Cultura da Ufopa realizará um Minicurso de Noções Básicas sobre Produção Audiovisual nos dias 21 e 22 de setembro, das 15h às 17h, com o objetivo de apresentar noções básicas de como desenvolver uma ideia e executá-la por meio de vídeo. Voltado ao público iniciante, o minicurso pretende demonstrar o que é produzir audiovisual e quais produtos possíveis para uma produção com celular ou câmera semiprofissional.

         Ministrado por Carlos Bandeira Junior (Antropólogo / Cineasta / Servidor da Ufopa), o minicurso terá 15 vagas, a serem preenchidas conforme a ordem de inscrição, com prioridade para os interessados em participar da I Mostra Audiovisual de Extensão Universitária da Ufopa.

    As inscrições para a oficina podem ser realizadas no período de 08 a 16 de setembro, por meio do formulário: https://bit.ly/minicursoaudiovisual

  • A sala onde ocorrerá o minicurso será informada por e-mail aos estudantes selecionados.
  • A emissão do certificado está condicionada a participação nos dois dias de atividades.




PROGRAMAÇÃO


DATA

Horário 

Atividade

Local

10/11/2022

08h30 às 12h

  • Apresentação de trabalhos
  • Exposição de Empresas Juniores e de Parceiros Internos e Externos

Restaurante Universitário

14h30 às 17h

  • Mesa de abertura
  • Palestra de abertura: "O papel da extensão para um novo modelo político de Universidade" - Profa. Dra. Olgamir Amancia Ferreira (Decanato de Extensão/UNB)
  • I Mostra audiovisual de Extensão Universitária da Ufopa

Auditório Tapajós

11/11/2022

09h30 às 11h30

  • Gincana “O conhecimento é Pai d’Égua”

Auditório Tapajós

14h30 às 18h

  • Apresentação de trabalhos
  • Exposição de Empresas Juniores e de Parceiros Internos e Externos

Restaurante Universitário