Mesa Redonda CFI

APRESENTAÇÃO:

As Mesas redondas propostas pelo Centro de Formação Interdisciplinar (CFI) tem como objetivo articular aportes teóricos das Ecologias Histórica e Política através de experiências e pesquisas aplicadas que mostram desafios e riscos socioambientais relevantes e atuais nas Bacias dos rios Tapajós e Trombetas. Para a mesa serão convidados lideranças e estudantes de alguns povos tradicionais das duas bacias, estudantes de doutorado que atuam nas regiões mencionadas e membros do grupo de pesquisa de Ecologia Política da UFOPA (GEEHeP). Dentre as questões que serão abordadas através das apresentações, destacam-se as pesquisas e ações relacionadas com os efeitos socioambientais da expansão da mineração, garimpo e agronegócio nas duas bacias.

PROGRAMAÇÃO:

MESA REDONDA: ECOLOGIA POLÍTICA NAS BACIAS DO TAPAJÓS E TROMBETAS.

MESA REDONDA I

Temática: ECOLOGIA POLÍTICA NA BACIA DO RIO TAPAJÓS.

Dia 07/11/2022

Horário: 18:30h (Credenciamento)

Local: Auditório Tapajós

18:50h Abertura

1)Tema: Mercúrio em nosso corpo.

Maria Leusa Munduruku, coordenadora da Associação das Mulheres Munduruku (Wakoborun);

2)Tema: Múltiplas racionalidades do bem viver no lago grande - governança, comum e conhecimento.

Profº. Diego Amoedo (Programa de Antropologia e Arqueologia da UFOPA);

3)Tema: Ocupação histórica, direitos territoriais e lutas dos povos tradicionais no Alto Tapajós

Profª Bruna Rocha (Programa de Antropologia e Arqueologia da UFOPA);

DebatedoraProfª Iracenir (CFI, coordenadora do projeto Águas do Tapajós).

MESA REDONDA: ECOLOGIA POLÍTICA NAS BACIAS DO TAPAJÓS E TROMBETAS

MESA REDONDA II

Temática: ECOLOGIA POLÍTICA NA BACIA DO RIO TROMBETAS

Dia 08/11/2022

Horário: 19:00h

Local: Auditório Tapajós

1) Tema: O papel dos povos da floresta na conservação e manejo de recursos naturais de uso comum na bacia do Trombetas.

Profº. Ricardo Scoles (CFI/UFOPA) e e Joerlane dos Anjos Mendes - estudante de Biologia do campus de Oriximiná/Ufopa;

2) Tema: Desafios na proteção dos territórios indígenas do Trombetas

Profª Camila Jacome

(Programa de Antropologia e Arqueologia da UFOPA) e Walter Wai Wai (Antropólogo);

3) Tema: Territórios de uso comum: disputas pela apropriação dos recursos naturais e formas

de imobilização das práticas de vida e trabalho dos quilombolas e ribeirinhos no rio Trombetas. Juliene Pereira dos Santos (doutoranda do PPG em Antropologia, UFPA) e Hugo Gravina Affonso (doutorando do PPG em Agriculturas Amazônicas, INEAF-UFPA).

DebatedoraProfª Dávia (Diretora do Campus Universitário de Oriximiná)

Inscrições pelo link:https://bit.ly/3TJnzwM (último dia)

Informações: (93) 991510241