Seminário IBEF

APRESENTAÇÃO:

 

A fome e a insegurança alimentar avançam em todo o Brasil, inclusive na Amazônia. O II Inquérito de Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 (II VIGISAN) publicado em junho de 2022 estima que 33 milhões de brasileiros estão em situação de insegurança alimentar grave. Considerando esse contexto e a importância das Ciências Agrárias para a produção de alimentos saudáveis, o seminário temático do Instituto de Biodiversidade e Florestas se conecta a esse debate nacional por meio do tema: Olhando para a fome: potencialidades e desafios da produção local de alimentos em período pós pandemia.

A partir de diferentes perspectivas, de resultados de pesquisas e de demandas locais, seminário reunirá especialistas que debaterão junto ao público participante questões e ações estratégicas para fortalecer a produção de alimentos e o abastecimento alimentar local.

Em diálogo multidisciplinar no campo das Ciências Agrárias, o seminário objetiva discutir junto a comunidade acadêmica os fatores que podem gerar insegurança alimentar e nutricional no território, bem como experiências e possibilidades de promoção de Soberania Alimentar. De modo específico, o seminário objetiva:

a) Dar visibilidade ao tema Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional na formação dos discentes das Ciências Agrárias;

b)  Dar visibilidade aos trabalhos de pesquisa que são realizados pela comunidade acadêmica do IBEF;

c)  Estimular pesquisas e ações de extensão no tema produção local de alimentos saudáveis;

d)  Estreitar a parceria estabelecida entre IBEF/UFOPA e MPE e Aprusan.


Painel 01: Necessidades e possibilidades de promoção de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional no contexto amazônico

Data: 10/11

Horário: 8 h

Palestrantes: Danielle Wagner (Agronomia/BCA/Zootecnia/Engenharia Florestal), Everton de Almeida (Engenharia Florestal), Fabrízia Otani (Zootecnia)

Moderação: Maria Lita Romano

 

Painel 02: Doenças de plantas na região metropolitana de Santarém: riscos e estratégias para potencializar a produção de alimentos para o abastecimento local.

Data: 10/11

Horário: 10:30 h

Palestrantes: Robinson Severo (Agronomia, BCA, Engenharia Florestal), Eliandra Sia (Biotecnologia)- a confirmar, Bazinho (Aprusan)- a confirmar

Moderação: Daniela Pauletto (Engenharia Florestal/Agronomia)

Local: Auditório Tapajós