Iniciação Científica
APRESENTAÇÃO
Com o tema Produzindo ciência e expandindo educação no coração da Amazônia'', a X Jornada Acadêmica da Ufopa ocorrerá no período de 04 a 13 de novembro de 2022, de forma presencial, mas com transmissão simultânea das atividades.
O XI Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT) da Ufopa, ocorrerá nos dias 08 e 09 de novembro de 2022 tendo a apresentação de trabalhos dos bolsistas e voluntários dos Programas Pibic, Pibiti e Pivic de forma presencial ou virtual conforme as normas, apresentação de palestrantes e premiação dos melhores trabalhos.
O XI SICT é utilizado para a avaliação dos programas Pibic, Pibiti e Pivic da Ufopa por meio de pesquisadores internos e externos, prestação de contas com as agências de fomento e divulgação da produção acadêmico-científica dos participantes dos programas.
DAS INSCRIÇÕES:
XI Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica atenderá aos bolsistas e voluntários vinculados aos Programas PIBIC, PIBITI, PIVIC dos ciclos de vigência 2021/2022;
DO ENVIO DOS TRABALHOS
Para todos os alunos que participarão com trabalho, o primeiro passo é realizar a submissão de seus resumos, no período de indicado no link: http://sigeventos.ufopa.edu.br/evento/jaufopa2022/pagina/submissao-de-resumos e então, realizar a inscrição no subevento, no período de 15/09/2022 a 02/10/2022. Ambas as etapas devem ser realizadas pelos discentes, no sistema SIGEventos Ufopa.
Considerando as regras para recadastramento institucional junto ao CNPQ e considerando os termos de convênio com a Fapespa, será obrigatória a submissão de resumos e apresentação oral presencial dos bolsistas CNPQ (Pibic, Pibic AF e Pibiti) dos ciclos de vigência 2021/2022, conforme disposto na RN 17/2006 CNPq. O modelo dos slides estará disponível neste site.
Considerando os termos do contrato com a Fapespa, os bolsistas FAPESPA (Pibic, Pibic AF, Pibic AF Indígena e Pibic AF Quilombola) do ciclo de vigência 2021/2022, será obrigatória a submissão de resumos;
Aos bolsistas UFOPA (Pibic, Pibic AF, Pibic AF Indígena e Pibic AF Quilombola) será obrigatória submissão de resumos;
Para os bolsistas Ufopa e Fapespa serão selecionados os 3 melhores trabalhos por área para apresentação oral, de acordo com a avaliação dos resumos, os demais trabalhos serão apresentados por vídeo, conforme programação. Os bolsistas do ciclo de vigência 2021/2022 serão informados quanto à necessidade de enviar vídeos de apresentação, a partir do dia 07/10/2021, após as avaliações dos resumos.
Aos voluntários da UFOPA (Progarma Pivic) será facultado o envio de resumos. Contudo, o não envio do resumo implica no não recebimento da certificação do aluno e orientador.
Os bolsistas de projetos de pesquisa da Ufopa, devem em consonância com seu orientador, sendo assim facultado, o envio do resumo e do vídeo para apresentação, neste caso será emitido o certificado pela Proppit, posteriormente.
DOS RESUMOS:
Consideradas as orientações do Item 3 (acima) quanto à participação e obrigatoriedade do envio de resumos, os bolsistas e voluntários dos Programas PIBIC, PIBITI e PIVIC deverão elaborar o resumo simples, de acordo com o modelo e normas propostos pela Jornada, para aprovação por seus orientadores, e então, submeter o arquivo no Sigeventos no período indicado pelo link: http://sigeventos.ufopa.edu.br/evento/jaufopa2022/pagina/submissao-de-resumos
Os Resumos Simples deverão estar de acordo com o Modelo de Resumo e com as Normas para submissão de resumos, disponíveis na página do evento:
Discentes bolsistas do CNPq e da FAPESPA devem incluir agradecimentos ao órgão de fomento.
Após as avaliações, os alunos devem obter a aprovação de seu orientador para submissão da versão final do resumo, se necessário, no período de
Os alunos que irão apresentar os vídeos (conforme descrição do item 2), com a ciência dos orientadores, deverão produzir um vídeo, de 5 a 8 minutos, que configurará a apresentação exigida aos bolsistas de Iniciação Científica e Iniciação Tecnológica, dos ciclos de vigência 2021/2022.
O vídeo será gravado pelo(a) bolsista utilizando o recurso/software mais apropriado e de sua escolha. Orientações gerais e técnicas para a produção dos vídeos estão disponíveis no site oficial da Jornada Acadêmica.
Da submissão dos vídeos: os alunos deverão enviar o vídeo e o termo de autorização (Anexo 1), em dois períodos distintos, conforme cronogroma a seguir, por meio de formulário eletrônico:
Dê preferência ao formato de vídeos em .mp4
Aos bolsistas Ufopa, o pedido de envio de vídeos será comunicado a partir da avaliação dos resumos.
Os bolsistas deverão encaminhar o Anexo 1 preenchido no ato da submissão do vídeo, indicando concordância e permissão para utilização e veiculação da vídeo-imagem, interna e externamente à Ufopa, sem quaisquer ônus para a instituição.
Excepcionalmente, caso o discente e docente orientador não aceitem a publicação do vídeo será necessário envio de justificativa junto ao formulário, com o envio do vídeo.
A organização do Seminário disponibilizará as apresentações no YouTube, conforme orientações no Anexo 1;
Determina-se ao bolsista que não enviar o vídeo nos padrões exigidos por este documento, que não terá cumprido os deveres como bolsista, expondo-se a não aprovação pelo órgão de fomento na Prestação de Contas da Bolsa Recebida.
Discentes que não possuam computadores ou ambiente minimamente adequado para a gravação dos vídeos poderão solicitar o uso das salas de aula inteligentes, por e-mail para diretoria.pesquisa@ufopa.edu.br.
DA AVALIAÇÃO
Considerando que os trabalhos dos bolsistas do ciclo de vigência 2021/2022 foram avaliados, por meio dos resumos enviados à Jornada, de acordo com os critérios abaixo;
Critérios | Pontuação Máxima |
Os objetivos estão bem estabelecidos e condiz com o título do trabalho? | 0 - 2 pontos |
A metodologia está adequada para o cumprimento dos objetivos? | 0 - 2 pontos |
Os Resultados e Discussão atendem aos objetivos e metodologias propostas? | 0 - 2 pontos |
O trabalho está bem escrito? | 0 - 2 pontos |
A pesquisa foi adequada ao Progama (Pibic ou Pibiti)? | 0 - 2 pontos |
Dos trabalhos que foram selecionados ou indicados como apresentação oral, serão utilizados os seguintes critérios para a avaliação da apresentação:
Critérios | Pontuação Máxima |
A organização da apresentação segue uma ordem de fácil compreensão? | 0 - 2 pontos |
A formatação dos slides está de fácil leitura e houve a inclusão de ferramentas adequadas para exposição do tema | 0 - 2 pontos |
O aluno apresentou domínio do tema | 0 - 2 pontos |
O aluno respondeu às perguntas da banca adequadamente? | 0 - 4 pontos |
Os trabalhos que serão avaliados por vídeo terão os seguintes critérios de avaliação:
Critérios | Pontuação Máxima |
A organização da apresentação segue uma ordem de fácil compreensão? | 0 - 2 pontos |
A formatação dos slides está de fácil leitura e houve a inclusão de ferramentas adequadas para exposição do tema | 0 - 2 pontos |
O aluno apresentou com clareza e objetividade o tema | 0 - 2 pontos |
O tema é relevante para o desenvolvimento científico e tecnológico na Amazônia? | 0 - 4 pontos |
Os vídeos ficarão disponíveis no Youtube para avaliação e apreciação pelo público.
Serão premiados os três melhores trabalhos por área e por grupo (apresentação oral e vídeo) em ordem decrescente. Para isso, será realizada a média aritmética da nota do resumo e a nota da apresentação (oral ou vídeo).
Condições especiais:
1. Na avaliação preliminar os resumos poderão ser avaliados por pelo menos 1 (um) avaliador.
2. Caso o resultado preliminar seja divulgado e o resumo esteja como não favorável, este resumo automaticamente estará enquadrado para apresentação por vídeo.
DO EVENTO
A programação da X Jornada Acadêmica será divulgada na página oficial do evento no SigEventos:
Período que irá ocorrer cada subevento.
As apresentações orais ocorrerão conforme cronograma encaminhado pela Comissão Científica, no dia e sala estipulados, e terá até 10 min para apresentação do trabalho e 10 min para arguição de todos os membros da banca (não são 10 min por membro da banca).
Os voluntários registrarão as frequências das salas.
DOS CERTIFICADOS:
Os certificados da X Jornada Acadêmica serão disponibilizados em formato digital, sob responsabilidade da Comissão Científica, até o dia .
DAS DATAS IMPORTANTES:
Do cronograma de organização do evento:
O QUE | QUEM | QUANDO | LOCAL | ||
Submissão de resumos | Alunos: obrigatório aos bolsistas e facultado aos voluntários (item 2) | 03/09/2022 a 30/09/2022 | SigEventos | ||
Avaliação de resumos | Comitê de Avaliação Científica | 26/09/2022 a 16/10/2022 | SigEventos | ||
Convocação de envio de vídeos dos bolsistas Ufopa ciclo de vigência 2021/2022* | Comissão Científica / DPE | A partir de 07/10/2022 | Por e-mail | ||
Envio de vídeos (para selecionados) | Bolsistas e voluntários consultar item 3 deste material |
| Formulário digital | ||
Inscrição no evento | Discentes, servidores e externos | 12/10/2022 a 31/10/2022 | SigEventos | ||
Divulgação da Programação do Seminário de IC | Comissão Científica e Diretoria de pesquisa | Até 15/09/2022 | Site da Jornada, Menu Documentos | ||
Apresentação dos trabalhos | Comissão Científica e Dir. de Pesquisa | 08 e 09/11/2022 | Presencialmennte e virtual | ||
Envio da versão final do resumo | Discentes inscritos | 14/11/2022 a 30/11/2022 | SigEventos | ||
Certificados | Comissão Logística | 15/01/2023 | SigEventos | ||
Anais do evento | Comissão Científica | 28/02/2023 | SigEventos |
Contato para dúvidas: diretoria.pesquisa@ufopa.edu.br
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