Iniciação Científica


APRESENTAÇÃO


Com o tema “Produzindo ciência e expandindo educação no coração da Amazônia'', a X Jornada Acadêmica da Ufopa ocorrerá no período de 04 a 13 de novembro de 2022, de forma presencial, mas com transmissão simultânea das atividades. 


O XI Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT) da Ufopa, ocorrerá nos dias 08 e 09 de novembro de 2022 tendo a apresentação de trabalhos dos bolsistas e voluntários dos Programas Pibic, Pibiti e Pivic de forma presencial ou virtual conforme as normas, apresentação de palestrantes e premiação dos melhores trabalhos. 


O XI SICT é utilizado para a avaliação dos programas Pibic, Pibiti e Pivic da Ufopa por meio de pesquisadores internos e externos, prestação de contas com as agências de fomento e divulgação da produção acadêmico-científica dos participantes dos programas.

 

DAS INSCRIÇÕES:

XI Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica atenderá aos bolsistas e voluntários vinculados aos Programas PIBIC, PIBITI, PIVIC dos ciclos de vigência 2021/2022;


DO ENVIO DOS TRABALHOS

Para todos os alunos que participarão com trabalho, o primeiro passo é realizar a submissão de seus resumos, no período de indicado no link: http://sigeventos.ufopa.edu.br/evento/jaufopa2022/pagina/submissao-de-resumos e então, realizar a inscrição no subevento, no período de 15/09/2022 a 02/10/2022. Ambas as etapas devem ser realizadas pelos discentes, no sistema SIGEventos Ufopa.


Considerando as regras para recadastramento institucional junto ao CNPQ e considerando os termos de convênio com a Fapespa, será obrigatória a submissão de resumos e apresentação oral presencial dos bolsistas CNPQ (Pibic, Pibic AF e Pibiti) dos ciclos de vigência 2021/2022, conforme disposto na RN 17/2006 CNPq. O modelo dos slides estará disponível neste site.


Considerando os termos do contrato com a Fapespa, os bolsistas FAPESPA (Pibic, Pibic AF, Pibic AF Indígena e Pibic AF Quilombola) do ciclo de vigência 2021/2022, será obrigatória a submissão de resumos;


Aos bolsistas UFOPA (Pibic, Pibic AF, Pibic AF Indígena e Pibic AF Quilombola) será obrigatória submissão de resumos


Para os bolsistas Ufopa e Fapespa serão selecionados os 3 melhores trabalhos por área para apresentação oral, de acordo com a avaliação dos resumos, os demais trabalhos serão apresentados por vídeo, conforme programação. Os bolsistas do ciclo de vigência 2021/2022 serão informados quanto à necessidade de enviar vídeos de apresentação, a partir do dia 07/10/2021, após as avaliações dos resumos.


Aos voluntários da UFOPA (Progarma  Pivic) será facultado o envio de resumos. Contudo, o não envio do resumo implica no não recebimento da certificação do aluno e orientador.


Os bolsistas de projetos de pesquisa da Ufopa, devem em consonância com seu orientador, sendo assim facultado, o envio do resumo e do vídeo para apresentação, neste caso será emitido o certificado pela Proppit, posteriormente.

 

DOS RESUMOS:

Consideradas as orientações do Item 3 (acima) quanto à participação e obrigatoriedade do envio de resumos, os bolsistas e voluntários dos Programas PIBIC, PIBITI e PIVIC deverão elaborar o resumo simples, de acordo com o modelo e normas propostos pela Jornada, para aprovação por seus orientadores, e então, submeter o arquivo no Sigeventos no período indicado pelo link: http://sigeventos.ufopa.edu.br/evento/jaufopa2022/pagina/submissao-de-resumos 


Os Resumos Simples deverão estar de acordo com o ‘Modelo de Resumo’ e com as ‘Normas para submissão de resumos’, disponíveis na página do evento: https://sigeventos.ufopa.edu.br/evento/jaufopa2022/pagina/submissao-de-resumos



Discentes bolsistas do CNPq e da FAPESPA devem incluir agradecimentos ao órgão de fomento. 


Após as avaliações, os alunos devem obter a aprovação de seu orientador para submissão da versão final do resumo, se necessário, no período de 14/11/2022 a 18/11/2022


DOS VÍDEOS:

Os alunos que irão apresentar os vídeos (conforme descrição do item 2), com a ciência dos orientadores, deverão produzir um vídeo, de 5 a 8 minutos, que configurará a apresentação exigida aos bolsistas de Iniciação Científica e Iniciação Tecnológica, dos ciclos de vigência 2021/2022. 


O vídeo será gravado pelo(a) bolsista utilizando o recurso/software mais apropriado e de sua escolha. Orientações gerais e técnicas para a produção dos vídeos estão disponíveis no site oficial da Jornada Acadêmica.


Da submissão dos vídeos: os alunos deverão enviar o vídeo e o termo de autorização (Anexo 1), em dois períodos distintos, conforme cronogroma a seguir, por meio de formulário eletrônico: https://forms.gle/ow6svNMvgrQUHiDx9


Dê preferência ao formato de vídeos em .mp4 


Aos bolsistas Ufopa, o pedido de envio de vídeos será comunicado a partir da avaliação dos resumos. 


Os bolsistas deverão encaminhar o Anexo 1 preenchido no ato da submissão do vídeo, indicando concordância e permissão para utilização e veiculação da vídeo-imagem, interna e externamente à Ufopa, sem quaisquer ônus para a instituição.


Excepcionalmente, caso o discente e docente orientador não aceitem a publicação do vídeo será necessário envio de justificativa junto ao formulário, com o envio do vídeo.  


A organização do Seminário disponibilizará as apresentações no YouTube, conforme orientações no Anexo 1;


Determina-se ao bolsista que não enviar o vídeo nos padrões exigidos por este documento, que não terá cumprido os deveres como bolsista, expondo-se a não aprovação pelo órgão de fomento na Prestação de Contas da Bolsa Recebida.


Discentes que não possuam computadores ou ambiente minimamente adequado para a gravação dos vídeos poderão solicitar o uso das salas de aula inteligentes, por e-mail para diretoria.pesquisa@ufopa.edu.br.



DA AVALIAÇÃO

Considerando que os trabalhos dos bolsistas do ciclo de vigência 2021/2022 foram avaliados, por meio dos resumos enviados à Jornada, de acordo com os critérios abaixo; 

Critérios

Pontuação Máxima

Os objetivos estão bem estabelecidos e condiz com o título do trabalho?

0 - 2 pontos

A metodologia está adequada para o cumprimento dos objetivos?

0 - 2 pontos

Os Resultados e Discussão atendem aos objetivos e metodologias propostas?

0 - 2 pontos

O trabalho está bem escrito?

0 - 2 pontos

A pesquisa foi adequada ao Progama (Pibic ou Pibiti)?

0 - 2 pontos


Dos trabalhos que foram selecionados ou indicados como apresentação oral, serão utilizados os seguintes critérios para a avaliação da apresentação:

Critérios

Pontuação Máxima

A organização da apresentação segue uma ordem de fácil compreensão?

0 - 2 pontos

A formatação dos slides está de fácil leitura e houve a inclusão de ferramentas adequadas para exposição do tema

0 - 2 pontos

O aluno apresentou domínio do tema

0 - 2 pontos

O aluno respondeu às perguntas da banca adequadamente?

0 - 4 pontos


 Os trabalhos que serão avaliados por vídeo terão os seguintes critérios de avaliação: 

Critérios

Pontuação Máxima

A organização da apresentação segue uma ordem de fácil compreensão?

0 - 2 pontos

A formatação dos slides está de fácil leitura e houve a inclusão de ferramentas adequadas para exposição do tema

0 - 2 pontos

O aluno apresentou com clareza e objetividade o tema

0 - 2 pontos

O tema é relevante para o desenvolvimento científico e tecnológico na Amazônia?

0 - 4 pontos

 

Os vídeos ficarão disponíveis no Youtube para avaliação e apreciação pelo público.


Serão premiados os três melhores trabalhos por área e por grupo (apresentação oral e vídeo) em ordem decrescente. Para isso, será realizada a média aritmética da nota do resumo e a nota da apresentação (oral ou vídeo).


Condições especiais:

1. Na avaliação preliminar os resumos poderão ser avaliados por pelo menos 1 (um) avaliador. 

2. Caso o resultado preliminar seja divulgado e o resumo esteja como não favorável, este resumo automaticamente estará enquadrado para apresentação por vídeo.



DO EVENTO

A programação da X Jornada Acadêmica será divulgada na página oficial do evento no SigEventos: https://sigeventos.ufopa.edu.br/evento/jaufopa2022/programacao/view


Período que irá ocorrer cada subevento. 


As apresentações orais ocorrerão conforme cronograma encaminhado pela Comissão Científica, no dia e sala estipulados, e terá até 10 min para apresentação do trabalho e 10 min para arguição de todos os membros da banca (não são 10 min por membro da banca).

Os voluntários registrarão as frequências das salas.




DOS CERTIFICADOS:

Os certificados da X Jornada Acadêmica serão disponibilizados em formato digital, sob responsabilidade da Comissão Científica, até o dia .



DAS DATAS IMPORTANTES: 

Do cronograma de organização do evento:

O QUE

QUEM

QUANDO

LOCAL

Submissão de resumos

Alunos: obrigatório aos bolsistas e facultado aos voluntários (item 2)

03/09/2022 a 30/09/2022

SigEventos

Avaliação de resumos

Comitê de Avaliação Científica 

26/09/2022 a 16/10/2022

SigEventos 

Convocação de envio de vídeos dos bolsistas Ufopa ciclo de vigência 2021/2022*

Comissão Científica / DPE

A partir de 07/10/2022

Por e-mail

Envio de vídeos (para selecionados)

Bolsistas e voluntários consultar item 3 deste material

Até 31/10/2022

Formulário digital

Inscrição no evento 

Discentes, servidores e externos

12/10/2022 a 31/10/2022

SigEventos

Divulgação da Programação do Seminário de IC

Comissão Científica e Diretoria de pesquisa

Até 15/09/2022

Site da Jornada, Menu Documentos 

Apresentação dos trabalhos

Comissão Científica e Dir. de Pesquisa

08 e 09/11/2022

Presencialmennte e virtual

Envio da versão final do resumo 

Discentes inscritos

14/11/2022 a 30/11/2022

SigEventos 

Certificados 

Comissão Logística

15/01/2023

SigEventos 

Anais do evento

Comissão Científica

28/02/2023

SigEventos 



Contato para dúvidas: diretoria.pesquisa@ufopa.edu.br  


Apoio: