Minicursos ICED

APRESENTAÇÃO:

Compreendendo que o papel da Universidade deve sempre transcender as salas de aula e que a educação deve democrática, gratuita e de qualidade, o Instituto de ciências da educação, pensando no tema da X jornada Acadêmica da Ufopa “Produzindo Ciência e expandindo a educação na Amazônia”, buscou propor um conjunto de oficinas e minicursos que ao mesmo tempo em que atendam às necessidades do público interno e externo, apresentasse a face multidisciplinar dos cursos regulares.

O Instituto de Ciências da Educação oferecerá minicursos e oficinas de 4 horas por curso todas nos dias 10 e 11 de novembro de 14h às 18h com o objetivo de promover a formação multidisciplinar, alcançando de maneira democrática tanto comunidade acadêmica, quanto comunidade externa por meio de um processo de ensino aprendizagem de qualidade socialmente referenciada.

LOCAL: Campus Rondon

MINICURSOS E OFICINAS

Título: Procedimentos gerais para a normatização de trabalhos acadêmicos

Objetivos: Auxiliar os inscritos no processo de confecção de seus próprios trabalhos acadêmicos.

Dia 11/11 (tarde)- sala h305 bloco h

Título: Lattes. O que é e para que serve?

Objetivos: Apresentar a plataforma do CNPq e o currículo Lattes, bem como informar os procedimentos para o cadastro e dar dicas de preenchimento.

DIA 11/11 (TARDE) - Laboratório de línguas e linguagens 2° andar Bloco H

OFICINA: Habilidades sociais educativas: Um aprendizado para professores.

Objetivos: promover ações que ajudem os docentes a trabalharem as habilidades socioeducativas de crianças.

Ministrante: Irani Lauer Lellis

Dia 11/11 (tarde) - Sala h301 bloco h

OFICINA:  Libras

Objetivos: promover o ensino de noções básicas de língua Brasileira de Sinais

Ministrantes: Dalianne Luma Mota e Fabiana Silva de Araújo

Vagas: 30

Dia 11/11 (tarde) - Sala H102 Bloco H

MINICURSO: Educação ambiental interdisciplinar

Ministrantes: Maria Mirtes Cortinhas dos Santos (ICED/UFOPA) (Coord.). Profa. Dra. Maria Júlia da Silva Veiga (ICED/UFOPA) Prof. Dr. Luís Alípio Gomes (PROGES/UFOPA)

Objetivos: ministrar ações e reflexões sobre a importância da educação ambiental em todas as disciplinas da formação escolar.

Vagas: 30

Dia 11/11 (tarde) - Sala R8 bloco 02

OFICINAS: Apresentadas por alunos: Educação antirracista

Objetivos: promover uma reflexão sobre a resistência negra frente a uma sociedade que discrimina e mata pessoas com base em sua cor.

Organizadora: Professora Luana - Turma 2020

Dia 11/11 (tarde) - Sala R3 bloco 01

Apresentação de painéis (história da áfrica e educação antiracista)

Organizadora: Professora Luana Guedes

EVENTO EM LOCAL ABERTO

Dia 10/11 (tarde/noite)- Patifão

OFICINA: "Geometria dinâmica em sala de aula - GeoGebra"

Objetivo: apresentar o uso do aplicativo GeoGebra para a abordagem de questões relativas a "Geometria Dinâmica em sala de aula"

Ministrante: Prof. Hugo Diniz

Dia 11/11 (tarde) - Sala R10  Bloco 03

Obs: Os participantes devem ter um celular (ou tablet) compatível com o aplicativo GeoGebra e devem traze-lo para a oficina.

OFICINA: Obmep na formação de professores via resolução de problemas

Objetivos: Abordar as olímpiadas Brasileiras de matemática e a formação docente utilizando para isso a resolução de problemas.

Ministrante: Mario Tanaka Filho/ Doutorado

Dia 11/11 (tarde) - Sala H303

MINICURSO: Animais venenosos e peçonhentos: Características dos envenenamentos, tratamentos e prevenção.

Objetivos: Levar a conhecimento do público em geral o conhecimento sobre envenenamentos, tratamentos e prevenção de animais venenosos e peçonhentos.

Ministrante: Joacir Oliveira

Dia 11/11 (tarde) - Sala H202

MINICURSO "Introdução ao scratch"

Ministrante: Liviane Rego

DIA 11/11 (TARDE)- Labin 3

OFICINA: Gravação de vídeos para a realização de atividades acadêmicas.

Objetivos: capacitar os participantes a realizarem edição de vídeos voltados para a realização de atividades acadêmicas.

Ministrante: Marciana Lima Góes e Alessandra laves castro

Vagas:30