Seminário Graduação
IX SEMINÁRIO DE GRADUAÇÃO
07 a 09/11/2022
1. APRESENTAÇÃO
Com o tema X Jornada Acadêmica da Ufopa: produzindo ciência e expandindo educação no coração da Amazônia , a X Jornada Acadêmica da Ufopa ocorrerá no período de 04 a 12 de novembro de 2022, de forma presencial e transmissão simultânea das atividades. No contexto da X Jornada Acadêmica será realizado o IX Seminário de Graduação que tem como objetivo promover a socialização de conhecimentos dos cursos de graduação da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), por meio da apresentação de trabalhos de graduação e dos trabalhos resultantes das ações do Programa de Monitoria Acadêmica (CEANAMA/ ACESSIBILIDADE) e das ações dos projetos institucionais de ensino PIBID, Residência Pedagógica, PROEnsino, PET, PEEX vinculados à Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen). O seminário é organizado considerando as especificidades da Comunidade Acadêmica e da Região Amazônica, bem como a indissociabilidade do ensino-pesquisa-extensão.
O IX Seminário de Graduação será realizado de forma presencial oportunizando maior participação da comunidade acadêmica local e de outras instituições de ensino superior nas diferentes atividades.
2 OBJETIVOS
Promover a discussão e socialização dos resultados obtidos a partir de processos de ensino/aprendizagem, pesquisa e extensão realizados pelos cursos de graduação da Ufopa e de outras IES;
Oportunizar a inserção da comunidade acadêmica no universo da pesquisa, inovação tecnológica, ensino e extensão, mediante a apresentação de trabalhos;
Ampliar a integração de atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como a integração de professores e estudantes de diferentes áreas do conhecimento;
Promover a socialização de experiências dos Programas Institucionais de Ensino, vinculados à Proen;
Incentivar a utilização das tecnologias de informação e comunicação.
3. NORMAS DE SUBMISSÃO
No link <https://sigeventos.ufopa.edu.br/> poderão ser submetidos resumos para as diferentes áreas do conhecimento, especificadas no ANEXO I. Os proponentes devem enviar ao SIGeventos o resumo em arquivo em formato PDF, com no máximo 2 MB. O modelo de resumo a ser submetido será o mesmo para todos os subeventos e estarão disponíveis para download na página da X Jornada Acadêmica da Ufopa no SigEventos, Menu Documentos, por meio do link: http://sigeventos.ufopa.edu.br/evento/jaufopa2022/documentos/view. Deverão ser seguidas as seguintes normas para a submissão:
O Resumo deve ser simples, escrito em parágrafo único, justificado e com espaçamento simples;
O texto de conter no mínimo de 250 e no máximo de 500 palavras;
Deve ser utilizada Fonte Arial 12;
O título deve estar em letras maiúsculas, negrito e centralizado;
Abaixo do texto devem ser indicadas de três a cinco palavras-chave separadas por ponto e vírgula;
Os resumos terão no máximo 6 autores, incluindo o orientador;
Devem ser informados os e-mails do autor principal e do orientador;
O autor deverá informar o Programa Institucional da Ufopa ao qual está vinculado ao Programa de Monitoria Acadêmica (CEANAMA/ ACESSIBILIDADE) e das ações dos projetos institucionais de ensino PIBID, Residência Pedagógica, PROEnsino, PET, PEEX vinculados à Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen). Caso o trabalho não seja vinculado a um destes programas institucionais, ou o autor seja vinculado a outra instituição, informar que Não se aplica.
Os bolsistas podem colocar agradecimento aos órgãos de fomento dos seus respectivos programas/projeto.
OBS: Não serão aceitos resumos fora das normas estabelecidas.
4 CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
Os resumos simples serão avaliados pelos membros do Comitê de Avaliação da X Jornada Acadêmica da Ufopa. Os critérios de seleção para avaliação dos resumos, de acordo com área do conhecimento, são os seguintes:
CRITÉRIOS |
PONTUAÇÃO |
1. Relevância social
e acadêmica: O trabalho demonstra
contribuição científico-acadêmica para a área do conhecimento? A pesquisa é
relevante para a melhor compreensão do tema estudado? |
0 a 5 |
2.
Fundamentação teórica: A problematização
do estudo apresenta consistência conceitual e teórica? |
0 a 5 |
3. Objetivos: São consistentes? Estão adequados às referências e aos
métodos? |
0 a 5 |
4.
Procedimentos metodológicos: estão
claramente descritos e correspondem aos objetivos propostos? |
0 a 5 |
5. Resultados,
discussão e considerações finais: Os
resultados são apresentados de forma clara e consistente? São discutidos à
luz da produção teórico-científica da área? As considerações finais são
coerentes com os resultados apresentados e respondem aos objetivos do
trabalho? |
0 a 5 |
6. Redação e
forma: O texto é claro e conciso?
Apresenta redação adequada, respeitando os aspectos formais e funcionais da
língua? A formatação atende às normas do evento? |
0 a 5 |
TOTAL |
30 |
Seguindo os critérios anteriores, cada item será avaliado com uma pontuação de 0 a 5, totalizando 30 pontos, sendo desclassificados os resumos que apresentaram pontuação abaixo de 15 pontos. Serão aprovados até 200 trabalhos para apresentação em formato de pôster, sendo 150 para comunidade interna e 50 para comunidade externa. A Comissão não emitirá parecer, bem como justificativa, sobre a não seleção de trabalhos inscritos, uma vez que tal fato não caracteriza demérito para o trabalho.
5 CRITÉRIOS DE DESEMPATE
Considerando os critérios de seleção, em caso de empate, a classificação dos resumos obedecerá à:
a) Maior nota no item 1;
b) Maior nota no item 2;
c) Maior nota no item 3;
d) Maior nota no item 4;
e) Maior nota no item 5;
f) Maior nota no item 6.
7 APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS APROVADOS
Os resumos aprovados serão apresentados na modalidade de Pôster, conforme as orientações a seguir:
a) O pôster deve ter as seguintes dimensões:
-largura 90cm e altura mínima 1,00m e máxima 1,20m.
b) Deverá constar no pôster:
-título idêntico ao do resumo aceito, que deve ser destacado em negrito e centralizado;
-nomes e instituições do orientador, do autor e dos coautores;
-em caso de trabalhos advindos de experiências com Programas Institucionais (Monitoria, Mobilidade, PET, PIBID, PROENSINO, PEEX, deve, obrigatoriamente, identificar o referido Programa/Ano/Projeto/Unidade instituição de fomento, se houver.
c) O pôster deverá ser claro e autoexplicativo.
Utilizar o mínimo de texto e o máximo de figuras, fotos, tabelas e recursos gráficos possíveis. O texto do pôster deverá ser legível. Sugere- se para o texto utilizar fonte tamanho 24, no mínimo; para o título fonte 54; e para os nomes dos autores e instituição de origem fonte 44.
d) Quanto à estrutura:
O pôster deverá ser elaborado de acordo com a sequência a seguir:
1. Título; 2. Autores; 3. Introdução; 4. Objetivos; 5. Métodos; 6. Resultados e discussão; 7. Considerações finais; 8. Referências; 9. Instituição de fomento (se houver).
Destaca-se que as informações e a elaboração são de responsabilidade do proponente.
8 CERTIFICAÇÃO
O evento emitirá certificado de participação e de apresentação de trabalhos para os expositores, que deverão se inscrever no IX Seminário de Graduação. O certificado de participação no IX Seminário de Graduação será de até 20 h, e de apresentação de trabalhos será de 8 h. Os participantes que também são expositores farão jus a um certificado de até 24 h, sendo 16 h como participante e 8 h como expositor.
9 CRONOGRAMA
ATIVIDADE |
DATA OU PERÍODO |
Submissão de resumos para o IX Seminário de Graduação |
03 a 30/09/2022 |
Avaliação dos resumos |
26/09 a 11/10/2022 |
Resultado das avaliações dos trabalhos |
14/10/2022 |
Inscrições no X
Seminário de Graduação |
12 a 31/10/2022 |
Divulgação da programação de apresentação de trabalhos
com detalhes do local, turno e dia. |
27/10/2022 |
Apresentação dos trabalhos em formato de Pôster |
7 e 8/11/2022 |
Atividade Remota Apresentação de
Trabalhos do IX Seminário de Graduação 8 Autores
Convidados dos Campi da Ufopa |
9/11/2022 |
Submissão da versão final dos resumos aceitos para os
Anais, após ajustes considerando as recomendações dos avaliadores |
14 a 30/11/2022 |
10 PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO DA X
JORNADA ACADÊMICA IX SEMINÁRIO DE GRADUAÇÃO UFOPA/2022 |
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Dia: 07/11/2022 (Segunda) -
Horário: Tarde |
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Apresentação dos trabalhos do IX Seminário de Graduação
Abertura: Pró- Reitora de Graduação Profa. Dra.
Honorly Kátia Mestre Correa. Mediador: Pedagogo Dr. Luís Alípio Gomes. Apresentação dos trabalhos submetidos ao IX Seminário de Graduação (em formato de Pôster) |
Local: Restaurante Universitário da Ufopa Horário: 14h30 as 17h |
Dia: 07/11/2022 (Segunda-feira) -
Horário: Noite |
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Apresentação de trabalho do IX Seminário de Graduação Apresentação dos trabalhos submetidos ao IX Seminário de Graduação (em formato de Pôster) |
Local: Restaurante Universitário da Ufopa Horário: 18h30 às 21h |
Dia: 08/11/2022 (Terça-feira) -
Horário: Manhã |
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Apresentação de trabalho do IX Seminário de Graduação Apresentação dos trabalhos submetidos ao IX Seminário de Graduação (em formato de Pôster) |
Local: Restaurante Universitário da Ufopa Horário: 08h30 às 11h |
Dia: 08/11/2022 (Terça-feira) -
Horário: Tarde |
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Apresentação de trabalho do IX Seminário de Graduação
Apresentação dos trabalhos submetidos ao IX Seminário de Graduação (em formato de Pôster) |
Local: Restaurante Universitário da Ufopa Horário: 14h30 às 17h |
Dia: 09/11/2022 (Quarta-feira) -
Horário: Tarde |
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Apresentação de Trabalhos do IX Seminário de Graduação 8 trabalhos dos Campi selecionados e convidados para apresentação no formato remoto. Mediadoras: (JURUTI) ANÁLISE DO POTENCIAL GEOTURÍSTICO DA LOCALIDADE CACHOEIRA DO ARUÃ NO OESTE PARAENSE (Ciências da terra) (ÓBIDOS) AS NARRATIVAS AMAZÔNICAS COMO PRÁTICA INOVADORA E INTERDISCIPLINAR NA SALA DE AULA (ORIXIMINÁ) INFLUÊNCIA DA SAZONALIDADE NA QUALIDADE DA ÁGUA PARA BASTECIMENTO HUMANO NO MUNICÍPIO DE ORIXIMINÁ- PA (MONTE ALEGRE) PREFERÊNCIAS LIGADAS AO CONSUMO DE PEIXE EM MONTE ALEGRE, BAIXO AMAZONAS, BRASIL (ALENQUER) O AGRO É POP, O AGRO É TECH: QUAIS NARRATIVAS E SIGNIFICADOS A PARTIR DOS CONCEITOS DE POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO EM MARKETING? (ITAITUBA) IDENTIFICAÇÃO DAS RUAS DA CIDADE DE ITAITUBA NO PARÁ |
Local: Google meet (online) Horário: De 14h30 às 18h |