Seminário Graduação

IX SEMINÁRIO DE GRADUAÇÃO

07 a 09/11/2022




1. APRESENTAÇÃO

Com o tema “X Jornada Acadêmica da Ufopa: produzindo ciência e expandindo educação no coração da Amazônia ”, a X Jornada Acadêmica da Ufopa ocorrerá no período de 04 a 12 de novembro de 2022, de forma presencial e transmissão simultânea das atividades. No contexto da X Jornada Acadêmica será realizado o IX Seminário de Graduação que tem como objetivo promover a socialização de conhecimentos dos cursos de graduação da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), por meio da apresentação de trabalhos de graduação e dos trabalhos resultantes das ações do Programa de Monitoria Acadêmica – (CEANAMA/ ACESSIBILIDADE)  e das ações dos projetos institucionais de ensino PIBID, Residência Pedagógica, PROEnsino, PET, PEEX vinculados à Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen). O seminário é organizado considerando as especificidades da Comunidade Acadêmica e da Região Amazônica, bem como a indissociabilidade do ensino-pesquisa-extensão.

  O IX Seminário de Graduação será realizado de forma presencial oportunizando maior participação da comunidade acadêmica local e de outras instituições de ensino superior nas diferentes atividades.


2 OBJETIVOS

Promover a discussão e socialização dos resultados obtidos a partir de processos de ensino/aprendizagem, pesquisa e extensão realizados pelos cursos de graduação da Ufopa e de outras IES;

Oportunizar a inserção da comunidade acadêmica no universo da pesquisa, inovação tecnológica, ensino e extensão, mediante a apresentação de trabalhos;

Ampliar a integração de atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como a integração de professores e estudantes de diferentes áreas do conhecimento;

Promover a socialização de experiências dos Programas Institucionais de Ensino, vinculados à Proen;

Incentivar a utilização das tecnologias de informação e comunicação.

3. NORMAS DE SUBMISSÃO

No link <https://sigeventos.ufopa.edu.br/> poderão ser submetidos resumos para as diferentes áreas do conhecimento, especificadas no ANEXO I. Os proponentes devem enviar ao SIGeventos o resumo em arquivo em formato PDF, com no máximo 2 MB. O modelo de resumo a ser submetido será o mesmo para todos os subeventos e estarão disponíveis para download na página da X Jornada Acadêmica da Ufopa no SigEventos, Menu Documentos, por meio do link: http://sigeventos.ufopa.edu.br/evento/jaufopa2022/documentos/view. Deverão ser seguidas as seguintes normas para a submissão:

O Resumo deve ser simples, escrito em parágrafo único, justificado e com espaçamento simples;

O texto de conter no mínimo de 250 e no máximo de 500 palavras;

Deve ser utilizada Fonte Arial 12;

O título deve estar em letras maiúsculas, negrito e centralizado;

Abaixo do texto devem ser indicadas de três a cinco palavras-chave separadas por ponto e vírgula;

Os resumos terão no máximo 6 autores, incluindo o orientador;

Devem ser informados os e-mails do autor principal e do orientador;

O autor deverá informar o Programa Institucional da Ufopa ao qual está vinculado  ao Programa de Monitoria Acadêmica – (CEANAMA/ ACESSIBILIDADE)  e das ações dos projetos institucionais de ensino PIBID, Residência Pedagógica, PROEnsino, PET, PEEX vinculados à Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen). Caso o trabalho não seja vinculado a um destes programas institucionais, ou o autor seja vinculado a outra instituição, informar que “Não se aplica”.

Os bolsistas podem colocar agradecimento aos órgãos de fomento dos seus respectivos programas/projeto.

OBS: Não serão aceitos resumos fora das normas estabelecidas.


4 CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

Os resumos simples serão avaliados pelos membros do Comitê de Avaliação da X Jornada Acadêmica da Ufopa. Os critérios de seleção para avaliação dos resumos, de acordo com área do conhecimento, são os seguintes:

 

CRITÉRIOS

PONTUAÇÃO

1. Relevância social e acadêmica: O trabalho demonstra contribuição científico-acadêmica para a área do conhecimento? A pesquisa é relevante para a melhor compreensão do tema estudado?

0 a 5

2. Fundamentação teórica: A problematização do estudo apresenta consistência conceitual e teórica?

0 a 5

3. Objetivos: São consistentes? Estão adequados às referências e aos métodos?

0 a 5

4. Procedimentos metodológicos: estão claramente descritos e correspondem aos objetivos propostos?

0 a 5

5. Resultados, discussão e considerações finais: Os resultados são apresentados de forma clara e consistente? São discutidos à luz da produção teórico-científica da área? As considerações finais são coerentes com os resultados apresentados e respondem aos objetivos do trabalho?

0 a 5

6. Redação e forma: O texto é claro e conciso? Apresenta redação adequada, respeitando os aspectos formais e funcionais da língua? A formatação atende às normas do evento?

0 a 5

TOTAL

30


 Seguindo os critérios anteriores, cada item será avaliado com uma pontuação de 0 a 5, totalizando 30 pontos, sendo desclassificados os resumos que apresentaram pontuação abaixo de 15 pontos. Serão aprovados até 200 trabalhos para apresentação em formato de pôster, sendo 150 para comunidade interna e 50 para comunidade externa. A Comissão não emitirá parecer, bem como justificativa, sobre a não seleção de trabalhos inscritos, uma vez que tal fato não caracteriza demérito para o trabalho.

5  CRITÉRIOS DE DESEMPATE

Considerando os critérios de seleção, em caso de empate, a classificação dos resumos obedecerá à:

a) Maior nota no item 1;

b)   Maior nota no item 2;

c)  Maior nota no item 3;

d)  Maior nota no item 4;

e)   Maior nota no item 5;

f)    Maior nota no item 6.

7 APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS APROVADOS

Os resumos aprovados serão apresentados na modalidade de Pôster, conforme as orientações a seguir: 

a)  O pôster deve ter as seguintes dimensões:

 -largura 90cm e altura mínima 1,00m e máxima 1,20m.


b)     Deverá constar no pôster:

-título idêntico ao do resumo aceito, que deve ser destacado em negrito e centralizado;

-nomes e instituições do orientador, do autor e dos coautores;

-em caso de trabalhos advindos de experiências com Programas Institucionais (Monitoria, Mobilidade, PET, PIBID, PROENSINO, PEEX, deve, obrigatoriamente, identificar o referido Programa/Ano/Projeto/Unidade instituição de fomento, se houver.


c)   O pôster deverá ser claro e autoexplicativo.

Utilizar o mínimo de texto e o máximo de figuras, fotos, tabelas e recursos gráficos possíveis. O texto do pôster deverá ser legível. Sugere- se para o texto utilizar fonte tamanho 24, no mínimo; para o título fonte 54; e para os nomes dos autores e instituição de origem fonte 44.


d) Quanto à estrutura:

O pôster deverá ser elaborado de acordo com a sequência a seguir:

1. Título; 2.  Autores; 3.  Introdução; 4. Objetivos; 5. Métodos; 6. Resultados e discussão; 7. Considerações finais; 8. Referências; 9. Instituição de fomento (se houver).

Destaca-se que as informações e a elaboração são de responsabilidade do proponente.



8 CERTIFICAÇÃO     

  O evento emitirá certificado de participação e de apresentação de trabalhos para os expositores, que deverão se inscrever no IX Seminário de Graduação. O certificado de participação no IX Seminário de Graduação será de até 20 h, e de apresentação de trabalhos será de 8 h. Os participantes que também são expositores farão jus a um certificado de até 24 h, sendo 16 h como participante e 8 h como expositor.   


   

9  CRONOGRAMA

ATIVIDADE

DATA OU PERÍODO

Submissão de resumos para o IX Seminário de Graduação

 

03 a 30/09/2022

Avaliação dos resumos

 

26/09 a 11/10/2022

Resultado das avaliações dos trabalhos

14/10/2022

Inscrições no X Seminário de Graduação

12 a 31/10/2022

Divulgação da programação de apresentação de trabalhos com detalhes do local, turno e dia.

27/10/2022

Apresentação dos trabalhos em formato de Pôster

7 e 8/11/2022

Atividade Remota

Apresentação de Trabalhos do IX Seminário de Graduação 

8 Autores Convidados dos Campi da Ufopa

9/11/2022

Submissão da versão final dos resumos aceitos para os Anais, após ajustes considerando as recomendações dos avaliadores

 

14 a 30/11/2022

 

10 PROGRAMAÇÃO

 

PROGRAMAÇÃO DA X JORNADA ACADÊMICA – IX SEMINÁRIO DE GRADUAÇÃO UFOPA/2022

Dia: 07/11/2022 (Segunda) - Horário: Tarde

Apresentação dos trabalhos do IX Seminário de Graduação

Abertura: Pró- Reitora de Graduação – Profa. Dra. Honorly Kátia Mestre Correa.

Mediador: Pedagogo Dr. Luís Alípio Gomes.

 

Apresentação dos trabalhos submetidos ao

IX Seminário de Graduação (em formato de Pôster)

 

Local: Restaurante Universitário da Ufopa

Horário: 14h30 as 17h

 

Dia: 07/11/2022 (Segunda-feira) - Horário: Noite

Apresentação de trabalho do IX Seminário de Graduação

 

Apresentação dos trabalhos submetidos ao

IX Seminário de Graduação (em formato de Pôster)

 

Local: Restaurante Universitário da Ufopa

Horário: 18h30 às 21h

 

 

Dia: 08/11/2022 (Terça-feira) - Horário:  Manhã

Apresentação de trabalho do IX Seminário de Graduação

 

Apresentação dos trabalhos submetidos ao

IX Seminário de Graduação (em formato de Pôster)

 

Local: Restaurante Universitário da Ufopa

Horário: 08h30 às 11h

 

Dia: 08/11/2022 (Terça-feira) - Horário:  Tarde

Apresentação de trabalho do IX Seminário de Graduação

 

Apresentação dos trabalhos submetidos ao

IX Seminário de Graduação (em formato de Pôster)

 

Local: Restaurante Universitário da Ufopa

Horário: 14h30 às 17h

 

Dia: 09/11/2022 (Quarta-feira) - Horário:  Tarde

Apresentação de Trabalhos do IX Seminário de Graduação

8 trabalhos dos Campi selecionados e convidados  para apresentação no formato remoto.

 Mediadoras:
Profa. Dra. Honorly Kátia Mestre Correa
Mestra Francenilce Silva de Paula Neves

(JURUTI)
ALIMENTAÇÃO ARTIFICAIL DE ABELHAS MELIPONAS (Melípona Interrupta) EM PERÍODO DE CHUVAS NO MUNICÍPIO DE JURUTI-PA (Agrárias)

ANÁLISE DO POTENCIAL GEOTURÍSTICO DA LOCALIDADE CACHOEIRA DO ARUÃ NO OESTE PARAENSE (Ciências da terra)

(ÓBIDOS) AS NARRATIVAS AMAZÔNICAS COMO PRÁTICA INOVADORA E INTERDISCIPLINAR NA SALA DE AULA 

(ORIXIMINÁ) INFLUÊNCIA DA SAZONALIDADE NA QUALIDADE DA ÁGUA PARA BASTECIMENTO HUMANO NO MUNICÍPIO DE ORIXIMINÁ- PA 

(MONTE ALEGRE)
 SISTEMA MINHA VIDA ACADÊMICA (MVA)

PREFERÊNCIAS LIGADAS AO CONSUMO DE PEIXE EM MONTE ALEGRE, BAIXO AMAZONAS, BRASIL

(ALENQUER) O AGRO É POP, O AGRO É TECH: QUAIS NARRATIVAS E SIGNIFICADOS A PARTIR DOS CONCEITOS DE POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO EM MARKETING?

(ITAITUBA) IDENTIFICAÇÃO DAS RUAS DA CIDADE DE ITAITUBA NO PARÁ

Local: Google meet (online)

Horário: De 14h30 às 18h

 

 

 

Comissão Organizadora do IX Seminário de Graduação