GRACIELA INÊS BOLZON DE MUNIZ

Formada em Engenharia Florestal pela Universidad Nacional de Santiago del Estero, Argentina (1977), possui mestrado (1986) e Doutorado na área de Tecnologia e utilização de produtos florestais pela UFPR e Pós-Doutorado em Educação pela UNED-Espanha (2000). Professora Titular da UFPR desde 1994 e bolsista de produtividade 1A do CNPQ. Atualmente exerce o cargo de Vice-Reitora da Instituição, no período de 2020-2024 e 2016-2020. Foi Coordenadora Geral dos Programas de Pós-graduação (1998-2002), Coordenadora Geral de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (2009-2016), Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Engenharia Florestal (2002-2008) e Bioenergia. Em 2016 recebeu o titulo de Professora Extraordinaria Honoraria da Universidad Nacional de Santiago del Estero-Argentina. Coordenadora da rede de nanotecnologia LCnano-Sisnano (UFPR-MCTIC) desde 2012. Atua na pesquisa com tecnologia e utilização de produtos florestais, notadamente no desenvolvimento, transferência de tecnologia e inovação de novos produtos madeireiros de alta qualidade, com 12 patentes registradas. Atua também na pesquisa e desenvolvimento em materiais e nanocompósitos, nanosensores e nanodispositivos em projetos desenvolvidos em parcerias com empresas. Com mais de 100 orientações de mestrado e doutorado, já publicou mais de 150 artigos científicos em periódicos indexados no Brasil e no exterior. Participa de redes de pesquisa em nanotecnologia em ênfase nanocelulose. Atua em vários comitês de avaliação científica CAPES, FINEP, CONEAU dentre outros.

Como a ciência pode contribuir para a formação e desenvolvimento de recursos humanos mundial.

Auditório Tapajós   Palestra de abertura: O papel da ciência na formação de recursos humanos no Brasil e no mundo - 07/11/2022 10:00 - 10:59