Evento Cerrado!

[SIMPÓSIO] 17° Simpósio de Geologia da Amazônia de 23/10/2023 a 25/10/2023

Referência em eventos da Região Norte, o Simpósio de Geologia da Amazônia (SGA) é um evento técnico-científico relevante para o desenvolvimento das Geociências na Amazônia Legal, na Pan Amazônia e no Brasil, sendo organizado pela Sociedade Brasileira de Geologia - Núcleo Norte, em parceria com organizações e universidades. Além disso, este evento proporciona a interação entre profissionais, estudantes e gestores de órgãos e empresas públicos ou privados e divulga produtos e serviços à comunidade.

 

Em 2023, a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) tem a satisfação de anunciar que o 17º SGA será realizado em nossa instituição, em Santarém-PA, a Pérola do Tapajós, entre os dias 22 e 28 de outubro. Com a temática GEOTECNOLOGIAS E SUSTENTABILIDADE: A GEOLOGIA NA AMAZÔNIA ATUAL, promoveremos discussões sobre o papel da geologia no desenvolvimento socioeconômico na Amazônia atrelado a sustentabilidade.

 

Tendo em vista as características complexas e dimensões continentais da região Amazônica, é necessário pensar de forma multidisciplinar e compreender a estreita relação entre desenvolvimento socioeconômico e a preservação ambiental. Nesse sentido, serão discutidos os modelos de exploração de bens minerais desenvolvidos na região, bem como, seus reflexos no ambiente e sua influência na saúde e bem-estar de populações tradicionais. Dessa forma, é necessária a continua atuação das Geociências no desenvolvimento do conhecimento da Amazônia, que incluem pesquisas em recursos energéticos e recursos hídricos, geologia ambiental, tectônica e evolução geodinâmica, paleontologia, entre outras.

 

Neste contexto, a comissão organizadora do 17º SGA convida os estudantes, empresas, instituições e entidades atuantes nas Geociências a estarem presentes no evento, para juntos debatermos os avanços e desafios das Geociências na Amazônia.

 

 

Aguardamos vocês! #17sga


Eventos Asociados
Título Fecha de inicio Fecha de final
Excursão Alter do Chão 26/10/2023 27/10/2023

As excursões do 17º SGA oferecerão visitas guiadas à região de Alter do Chão. Durante as visitas, os participantes terão a oportunidade de conhecer as belezas naturais da região, como praias de água doce, florestas tropicais e formações rochosas impressionantes. As excursões serão uma oportunidade única de explorar uma das regiões mais bonitas e fascinantes do Brasil, com a orientação de professores especializados e experientes.

Excursão Monte Alegre 26/10/2023 27/10/2023


Os participantes terão a oportunidade de conhecer as belezas naturais da região, como afloramentos impressionantes na região do domo. Além disso, haverá visita a sítios arqueológicos com registro de arte rupestre. As excursões serão uma oportunidade única de explorar uma das regiões mais bonitas da região, com a orientação de professores e experientes.

Geoquímica aplicada à prospecção mineral 21/10/2023 22/10/2023

Se você é um profissional da área de geologia e busca aprimorar seus conhecimentos em prospecção mineral, temos o curso perfeito para você!

O "Geoquímica aplicada à prospecção mineral" é um curso inovador que irá apresentar as técnicas mais avançadas de análise química e mineralógica para a identificação de depósitos minerais valiosos.

Durante o curso, você aprenderá sobre as principais técnicas de coleta e análise de amostras de solo, sedimentos, rochas e águas para a identificação de anomalias geoquímicas indicativas de depósitos minerais. Você também irá se familiarizar com as técnicas de processamento de dados e aprenderá a utilizá-las para a criação de mapas de prospecção mineral.

Este curso é ideal para geólogos que desejam aprimorar seus conhecimentos em prospecção mineral, bem como para profissionais de outras áreas que desejam se atualizar sobre as técnicas mais avançadas de análise geoquímica.

Não perca a oportunidade de se atualizar sobre as técnicas mais recentes em prospecção mineral e se inscreva no curso "Geoquímica aplicada à prospecção mineral". Venha expandir seus conhecimentos e se destacar no mercado de trabalho. Esperamos vê-lo em breve!

Mapeamento com drones em áreas de mineração 21/10/2023 22/10/2023

O curso "Mapeamento com drones em áreas de mineração" é uma oportunidade única de aprender sobre as técnicas mais avançadas de mapeamento utilizando drones, para a criação de mapas georreferenciados de alta precisão em áreas de mineração.

Durante o curso, você irá aprender sobre os principais conceitos de fotogrametria, sensores e softwares utilizados para o mapeamento com drones. Além disso, você irá aprender a utilizar drones para capturar imagens de alta qualidade e a processá-las para a criação de modelos digitais de terreno e mapas de elevação.

O curso é ideal para engenheiros de minas que buscam expandir seus conhecimentos em mapeamento com drones e também para estudantes de graduação em engenharia de minas que desejam se aprofundar em uma área de pesquisa tão fascinante

Minerais estratégicos para a transição energética global e desenvolvimento da sociedade 21/10/2023 22/10/2023

Se você é um estudante ou profissional interessado em mineração e na transição energética global, não pode perder a oportunidade de participar do curso sobre "Minerais estratégicos para a transição energética global e desenvolvimento da sociedade".

Durante o curso, você irá aprender sobre a importância dos minerais estratégicos na transição energética global e no desenvolvimento da sociedade. Você irá se aprofundar nas tecnologias emergentes de energia limpa e nas matérias-primas essenciais para a produção de baterias, células solares, turbinas eólicas e outros equipamentos utilizados na geração de energia.

O curso será ministrado pelo renomado Dr. Roberto Perez Xavier (ADIMB), que é especialista na área de mineração e meio ambiente. Ele irá compartilhar sua vasta experiência em projetos de mineração sustentável e na gestão de recursos minerais para o desenvolvimento econômico e social.

Minicurso Análise estrutural de imagens aerogeofísicas 21/10/2023 22/10/2023

Se você é um geólogo ou estudante de geologia e deseja aprimorar suas habilidades em análise estrutural de imagens aerogeofísicas, temos um curso que pode lhe interessar!

O curso "Análise estrutural de imagens aerogeofísicas" é uma oportunidade única de aprender sobre as técnicas avançadas de interpretação de imagens aerogeofísicas para a identificação de estruturas geológicas, tais como falhas, dobras, zonas de cisalhamento e fraturas.

Durante o curso, você irá aprender sobre as principais técnicas de interpretação de imagens aerogeofísicas, bem como sobre as ferramentas de software mais utilizadas na análise estrutural. Você também irá se familiarizar com as técnicas de mapeamento estrutural e aprenderá a utilizá-las para a criação de mapas geológicos precisos e detalhados.

O curso é ideal para geólogos que buscam expandir seus conhecimentos em análise estrutural e também para estudantes de graduação em geologia que desejam se aprofundar em uma área de pesquisa tão fascinante.

Não perca a oportunidade de se aprimorar em análise estrutural de imagens aerogeofísicas e se inscreva no curso "Análise estrutural de imagens aerogeofísicas". Venha expandir seus conhecimentos e se destacar no mercado de trabalho. Esperamos vê-lo em breve!

Minicurso Geocronologia 21/10/2023 22/10/2023

O 17º Simpósio de Geologia da Amazônia contará com o minicurso "Geocronologia U-Pb-Hf in situ em zircão: uma introdução", ministrado pelo Prof. João Marinho Milhomem Neto, da Universidade Federal do Pará. O curso abordará os princípios básicos da técnica de geocronologia U-Pb-Hf in situ em zircão, que é utilizada para determinar a idade e a origem de rochas e minerais.

Durante o curso, o Prof. Neto ensinará os participantes sobre a preparação de amostras, a análise de dados e a interpretação de resultados. Ele também destacará as principais aplicações da geocronologia U-Pb-Hf in situ em zircão em estudos geológicos, incluindo a datação de rochas ígneas e metamórficas, a identificação de eventos tectônicos e a reconstrução da história geológica de uma região.

Minicurso Mapeamento de potencial hidrogeológico utilizando algoritmos de machine learning 21/10/2023 22/10/2023

O "Mapeamento de potencial hidrogeológico utilizando algoritmos de machine learning" é um curso inovador que irá apresentar as técnicas mais avançadas de análise de dados para a identificação das melhores áreas para a exploração de águas subterrâneas.

Durante o curso, você aprenderá sobre as principais ferramentas de machine learning e como aplicá-las na análise de dados hidrogeológicos. Além disso, você também irá se familiarizar com as técnicas de modelagem de dados e aprenderá a utilizá-las para a criação de mapas de potencial hidrogeológico.

Este curso é ideal para geólogos que desejam aprimorar seus conhecimentos em hidrogeologia, bem como para profissionais de outras áreas que desejam se atualizar sobre as técnicas mais avançadas de análise de dados.

Não perca a oportunidade de se atualizar sobre as técnicas mais recentes em hidrogeologia e se inscreva no curso "Mapeamento de potencial hidrogeológico utilizando algoritmos de machine learning". Venha expandir seus conhecimentos e se destacar no mercado de trabalho. Esperamos vê-lo em breve!

Universidade Federal do Oeste do Pará

Patrocinio Diamante

Patrocinio Oro

Apoyo

Realización

redes sociales