Transição energética
Ministrante: Dr. Roberto Perez Xavier (ADIMB)
Valor: R$ 15,00
Local: Sala 102B do Núcleo de Sala de Aulas (NSA)
Rua Vera Paz, s/n (Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA, Unidade Tapajós), Bairro Salé.
https://maps.app.goo.gl/cetkYeyCFiN6rAdr8
Para se inscrever, acesse o link clicando aqui
Conteúdo programático:
A transição para uma economia global digital e utilização de energias renováveis e menos poluentes está fortemente dependente da pesquisa e extração de minerais e metais na crosta terrestre. Esta transição tem impactado o mercado global de diversos commodities, com a projeção de demanda crescente nas próximas décadas para Cu, Ni-Co, Ti-V, Li, Terras Raras, Mn, Nb e grafita dentre outros, que passam a ser consideradas como estratégicas ou críticas para o desenvolvimento tecnológico e do bem-estar da sociedade de um país. Este curso tem como objetivo apresentar de forma simples e objetiva conceitos e dados que permitam aos participantes contextualizar a importância de minerais estratégicos na sociedade moderna, como também compreender os processos geológicos responsáveis pela sua concentração na crosta terrestre na forma de depósitos minerais.
1. 08:30 09:20: O ciclo de vida de um projeto mineral: do depósito ao minério e do beneficiamento para a sociedade. Implicações ambientais, sociais e de governança (ESG) na cadeia de valor da mineração. Minerais estratégicos e críticos: aspectos geopolíticos e importância para o desenvolvimento tecnológico, digital e ambiental.
2. 09:20 09:30: Questões e Intervalo.
3. 09:30 10:20: Panorama da pesquisa e extração de minerais estratégicos no Brasil.
4. 10:20 10:30: Questões e Intervalo.
5. 10:30 11:20: Sistemas de minerais estratégicos: ambientes tectônicos, processos mineralizantes e principais depósitos em crátons e orógenos Pré-cambrianos no Brasil, com ênfase em Cu, Ni-Co, Ti-V, Li, Terras Raras, Nb e grafita.
6. 11:20 11:30: Questões e Intervalo.
7. 11:30 12:20: Sistemas de minerais estratégicos: ambientes tectônicos, processos mineralizantes e principais depósitos em crátons e orógenos Pré-cambrianos no Brasil, com ênfase em Cu, Ni-Co, Ti-V, Li, Terras Raras, Nb e grafita.
8. 12:20 12:30: Conclusões Gerais.