Monte Alegre

Sucessão Carbonífera na região do Domo de Monte Alegre, Bacia do Amazonas

 

Situado no Município de Monte Alegre, a cerca de 120 km de Santarém, a estrutura geomorfológica conhecida como Domo de Monte Alegre, foi cenário de diversas expedições científicas entre o final do século XIX e início do século XX, ao qual destacam-se as ilustres presenças de Henri Coudreau, Alfred Russel Wallace e Charles Hartt. 

Durante o 17º Simpósio de Geologia da Amazônia, o domo será novamente rota de uma excursão científica que visa apresentar os principais afloramentos do sucessão Pensilvaniana da Bacia do Amazonas. 

O foco principal será nos arenitos fluvio-eólicos da Formação Monte Alegre que afloram no Parque Estadual. Contudo, durante a excursão os participantes terão a oportunidade de discutir a história deposicional e tectônica que envolve os principais elementos do sistema petrolífero da Bacia do Amazonas.

Os participantes terão ainda a oportunidade de observar os diversos e complexos grafismos rupestres datados em cerca de 11.000 anos, o que os configura com um dos sítios de ocupação mais antiga das Américas. 

Além disso, a região também é conhecida por cavernas e feições erosivas esculpidas pelo vento (ventifactos), o que torna os afloramentos de Formação Monte Alegre uma pitoresca atração turística na região Amazônica, sendo o único Patrimônio Cultural Material brasileiro selecionado pelo programa internacional "World Monuments Watch", da organização sem fins lucrativos World Monuments Fund (WMF), como um dos 25 monumentos mundiais de valores culturais inestimáveis para receber apoio da organização.

Tem como público alvo, profissionais e estudantes das geociências. No entanto, oferece relação com outras áreas como arqueologia e turismo, estando aberta para o público em geral interessado no contexto que envolve essa região geologicamente peculiar.



Data: 26 de outubro

Instrutores: Antônio Alessandro de Jesus Braga e Rick Souza de Oliveira (UFOPA)

Valor: R$ 200,00

Mínimo de inscritos: 11 pessoas


Para se inscrever, acesso o link clicando aqui


Informes

A inscrição contempla o transporte (fluvial e terrestre), guias, um almoço caseiro no estilo prato feito e jantar ou lanche.

A excursão envolve trilha em terreno íngreme com rochas soltas e grau de dificuldade considerado moderado. Apesar de a cidade de Monte Alegre dispor de serviço básico de saúde e infraestrutura mínima de comércio e hospedagem, por motivos de logística, as refeições não contemplarão veganos ou pessoas com restrições alimentares.

Recomenda-se que cada participante esteja portando protetor solar, chapéu, botas com solado antiderrapante, cantil com água, calça e blusa de mangas compridas e um lanche simples para consumir ao longo da trilha.

Itinerário: Saída às 6:00 do Hotel Barrudada Tropical.



Os pagamentos de inscrição serão efetuados mediante transferência bancária (TED ou DOC) ou PIX.
O comprovante deverá ser enviado para o email financeiro.17sga@gmail.comNão serão aceitos comprovantes de agendamento de pagamento. Os dados bancários para pagamento da inscrição estão abaixo:

BANCO: Banco da Amazônia - BASA
AGÊNCIA: 007
CONTA CORRENTE: 075.166-8
Sociedade Brasileira de Geologia - Núcleo Norte

CHAVE PIX: 62.916.366/0011-34 (CNPJ)