Mensagem da comissão

Referência em eventos da Região Norte, o Simpósio de Geologia da Amazônia (SGA) é um evento técnico-científico relevante para o desenvolvimento das Geociências na Amazônia Legal, na Pan Amazônia e no Brasil, sendo organizado pela Sociedade Brasileira de Geologia Núcleo Norte, em parceria com organizações e universidades. Além disso, este evento proporciona a interação entre profissionais, estudantes e gestores de órgãos e empresas públicos ou privados e divulga produtos e serviços à comunidade.

Em 2023, a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) tem a satisfação de anunciar que o 17º SGA será realizado em nossa instituição, em Santarém-PA, a Pérola do Tapajós, entre os dias 23 e 25 de outubro. Com a temática GEOTECNOLOGIAS E SUSTENTABILIDADE: A GEOLOGIA NA AMAZÔNIA ATUAL, promoveremos discussões sobre o papel da geologia no desenvolvimento socioeconômico na Amazônia atrelado a sustentabilidade.

Tendo em vista as características complexas e dimensões continentais da região Amazônica, é necessário pensar de forma multidisciplinar e compreender a estreita relação entre desenvolvimento socioeconômico e a preservação ambiental. Nesse sentido, serão discutidos os modelos de exploração de bens minerais desenvolvidos na região, bem como, seus reflexos no ambiente e sua influência na saúde e bem-estar de populações tradicionais. Dessa forma, é necessária a continua atuação das Geociências no desenvolvimento do conhecimento da Amazônia, que incluem pesquisas em recursos energéticos e recursos hídricos, geologia ambiental, tectônica e evolução geodinâmica, paleontologia, entre outras.

Neste contexto, a comissão organizadora do 17º SGA convida os estudantes, empresas, instituições e entidades atuantes nas Geociências a estarem presentes no evento, para juntos debatermos os avanços e desafios das Geociências na Amazônia.

Aguardamos vocês! #17sga