Sessões




ST1 - Sedimentologia, Paleontologia e Estratigrafia

Esta sessão irá receber trabalhos associados às bacias interiores, como por exemplo: Bacia do Amazonas, Parnaíba, Acre, Alto Tapajós, Parecis, Solimões, Tucutu, assim como, trabalhos associados às bacias marginais: Foz do Amazonas, Pará-Maranhão e Barreirinhas. Espera-se contar com contribuições que abordam análises de fácies, petrografia e petrologia sedimentar, evolução tectono-sedimentar, diagênese, estratigrafia de sequências, sistemas carbonáticos e siliciclásticos, proveniência sedimentar, bioestratigrafia e paleontologia.

ST2 - Geologia Marinha e Geologia do Petróleo

Esta sessão visa receber trabalhos relacionados a diferentes áreas das geociências marinhas. Desta forma convidamos os colegas a submeterem trabalhos que abordem: processos hidrodinâmicos, geomorfológicos e sedimentológicos operantes na zona costeira e marinha, processos de circulação oceânica, uso e ocupação da zona costeira, entre outros. Também convidamos os autores a submeterem seus trabalhos relacionados a exploração e produção de óleo e gás, geoquímica orgânica de rochas geradoras, caracterização de reservatórios e selos e demais áreas relacionadas a elementos e processos de sistemas petrolíferos, tanto os convencionais quanto os não-convencionais.

ST3 - Mineralogia, Petrologia e Petrogênese

O objetivo desta sessão é apresentar trabalhos que contemplem as rochas ígneas e metamórficas do Cráton Amazônico, nos campos: mineralogia, petrografia e petrogêneses de rochas ígneas e metamórficas, incluindo fonte dos magmas, e aspectos químico-mineralógicos; granitos tipo-I, tipo-A e tipo-S; charnockitos; complexos máficos-ultramáficos acamadados; vulcanismo e conexões entre processos plutônicos e vulcânicos; Granulitos e Migmatitos; Condições de P e T e mecanismos de deformação; aspectos geoquímicos, termodinâmicos e experimentais; mecanismos de colocação; Geocronologia e Geoquímica Isotópica.

ST4 - Tectônica e Evolução Geodinâmica

O objetivo desta sessão temática é discutir a arquitetura tectônica, evolução ao longo do tempo e contexto geotectônico do Cráton Amazônico. Trabalhos científicos que se proponham a resolver estas problemáticas por meio de análises integradas, envolvendo campo, petrografia, geoquímica, geocronologia e geofísica são bem-vindos. Contribuições que abordem a tectônica e evolução geodinâmica de sistemas orogênicos adjacentes ao Cráton Amazônico, bem como geodinâmica cenozoica, também estão incluídos no espoco dessa sessão temática.

ST5 - Recursos Minerais

Esta sessão será dedicada a apresentação de trabalhos que tratem da evolução metalogenética de depósitos minerais do Cráton Amazônico, com ênfase em depósitos associados às Províncias minerais de Carajás, Tapajós e Juruena-Teles Pires. Similarmente, espera-se a submissão de trabalhos cujas temáticas evolvam as seguintes áreas: metalogenia, prospecção mineral, economia e legislação mineral, rochas ornamentais, minerais industriais, agrominerais, gemologia, tecnologia mineral, geoprocessamento e geofísica aplicada.

ST6 - Recursos Hídricos, Geologia Ambiental e Geologia de Engenharia

Em função da importância do uso e manejo dos recursos hídricos regional, dos aspectos ambientais e de sustentabilidade da Amazônia, estarão igualmente incluídos nesta sessão trabalhos com discussões que privilegiem o estudo das águas superficiais e subterrâneas, dinâmica e modelagem de ecossistemas continentais e costeiros. Caracterização e gestão dos recursos hídricos e ambientais, incluindo aspectos da explotação, contaminação, sustentabilidade e usos integrados e conjuntivos, além de questões associadas à grande área ambiental, que incluem as mudanças climáticas globais, os desastres naturais e antrópicos, geologia urbana, geoquímica ambiental e a disposição de resíduos sólidos e efluentes. 

ST7 - Geofísica Aplicada e Geotecnologias

Esta sessão visa contar com trabalhos relacionados a diferentes métodos geofísicos, relacionados à segurança de barragens, exploração mineral, estudo de aquíferos, mapeamento geológico, monitoramento ambiental, estudos forenses, caracterização de bacias sedimentares e prospecção de petróleo. Acrescidos a estes, são bem-vindos trabalhos de modelagem e inversão numérica, inteligência artificial, estudos relativos ao uso de sensoriamento remoto, sistema de informações geográficas (SIG), fotogeologia, geoprocessamento, cartografia digital, modelagem de dados geográficos e geoestatísticos. 

ST8 - Geodiversidade, Geoconservação e Ensino em Geociências

Nessa sessão, convidamos os autores a submeterem seus trabalhos relacionados à geoconservação, geodiversidade, patrimônio geológico, geoturismo, geoparques, geoética e ensino e educação em geociências. Serão bem-vindos trabalhos interdisciplinares que abordam temas relacionados a Geodiversidade da Amazônia em seu aspecto mais amplo, que agrega valores culturais, estéticos, econômicos, funcionais, científico e educativo, assim como, temas que apresentem ações voltadas para valorização das paisagens culturais, religiosas, históricas e científicas vinculadas ao geopatrimônio e geoconservação.