Geoquímica

Minicurso 2: Geoquímica aplicada à prospecção mineral

Carga horária: 16 horas (Realizado em dois dias)

Data: 21 e 22 de Outubro

Horário: 8h às 12h e 14h às 18h

Vagas: 15  (mínimo 10 pessoas)

Ministrante: Dr. Luciano Ribeiro (UFPA)

Valor: R$ 60,00

Local: Sala 111B do Núcleo de Sala de Aulas (NSA)

Rua Vera Paz, s/n (Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA, Unidade Tapajós), Bairro Salé.

Para se inscrever, acesse o link clicando aqui

Material necessário: no dia 22 o participante deverá trazer notebook com ArcMap instalado.

Conteúdo programático:

Dia 21 (08 às 12h) – Prospecção Geoquímica: Alguns conteúdos abordados: métodos de amostragem das principais matrizes de pesquisa (sedimentos de corrente, concentrado de bateia, solos e rochas), definições de background geoquímico; anomalias geoquímicas, limiar (threshold); métodos e controles de qualidade da preparação física das amostras, equipamentos analíticos, projeto piloto, mobilidade geoquímica; contraste geoquímico; elementos indicadores e farejadores; associações geoquímicas; províncias geoquímicas; halos de alteração geoquímica; padrões geoquímicos de superfície.

Dia 21 (14 às 18h) – Transformando dados em informação: análise uni-, bi- e multivariada; distribuição de frequência; curva de porcentagem acumulativa; representação box plot; coeficientes e matrizes de correlação; dendrogramas, continuidade espacial; agrupamento preferencial de amostras; técnicas de desagrupamento; estimativa por métodos determinísticos; variogramas; técnicas de krigagem; validação cruzada do modelo; variância do erro de estimativa.

Dia 22 (08 às 12h) – Validação dos dados e cálculo do background geoquímico: ferramentas de QAQC; contaminação (branco); precisão (duplicatas) e acuracidade (padrões); como lidar com os dados censurados; principais técnicas estatísticas para a determinação do background geoquímico; método da Mediana ± 2*Desvio Absoluto da Mediana, Técnica Iterativa 2σ, Distribuição de Função Calculada e técnicas baseadas em percentis (98th e 95th); aula prática voltada para a aprendizagem de como calcular os valores de background e anomalias geoquímicas.

Dia 22 (14 às 18h) – Mapas composicionais: serão aplicadas técnicas de krigagem ordinária para estimativa dos mapas composicionais (predição) e dos mapas de variância do erro (em ambiente SIG); análise estrutural (correlação espacial) e validação cruzada; critérios estatísticos para escolher o melhor modelo de estimativa; significado do mapa de variância do erro.

Os pagamentos de inscrição serão efetuados mediante transferência bancária (TED ou DOC) ou PIX.
O comprovante deverá ser enviado para o email financeiro.17sga@gmail.comNão serão aceitos comprovantes de agendamento de pagamento. Os dados bancários para pagamento da inscrição estão abaixo:

BANCO: Banco da Amazônia - BASA
AGÊNCIA: 007
CONTA CORRENTE: 075.166-8
Sociedade Brasileira de Geologia - Núcleo Norte

CHAVE PIX: 62.916.366/0011-34 (CNPJ)