Alter do Chão
[CANCELADO] Uma visita a Formação Alter do Chão: do Cretáceo da Bacia do Amazonas ao principal ponto turístico de Santarém e sua recente dinâmica fluvial
A Formação Alter do Chão, depositada durante o Cretáceo, constituída por arenitos, pelitos e conglomerados, tornou-se alvo de vários trabalhos relacionados à caracterização de aquíferos sedimentares ou à descrição de fácies fluviais, lacustres e deltaicas. Nesta excursão, buscaremos apresentar alguns destes afloramentos, contextualizando as características sedimentológicas, a descrição faciológica e as interações paleoambientais da Formação Alter do Chão.
Os participantes terão a oportunidade de visitar afloramentos:
I - Tipo corte de estrada (prolongamento da Avenida Moaçara, com mais de 2km de extensão lateral, que evidencia a geometria dos pacotes sedimentares fluviais de grande extensão lateral e a migração das formas de leito;
II - Mina de exploração de areia e argila (Mina do Binga), localizada ao longo da rodovia PA-457, que apresenta sistema fluvial meandrante. Nesta parada veremos fácies arenosas, relacionadas a canais, e fácies pelíticas que representam depósitos externos ao canal;
III - Afloramento da Ilha do Amor, principal ponto turístico de Alter do Chão, com trilha ao topo do Morro da Ibitira (Pira Oca). Ao final da trilha, será possível observar o Rio Tapajós, o Lago Verde, o Lago das Piranhas, a Ponta do Cururu e toda a vila de Alter do Chão. Está parada apresenta os atuais depósitos fluviais como análogo de um sistema fluvial de grande porte em ação.
EXCURSÃO CANCELADA
Data: 26 de Outubro
Vagas: 20 (mínimo 13 pessoas)
Instrutores: Ana Clara Braga de Sousa (UFMA)
Para se inscrever, acesso o link clicando aqui
Informes
A inscrição contempla o transporte fluvial e terrestre. A inscrição não contemplará almoço e jantar, contudo, um pequeno lanche será ofertado ao longo da trilha. Por questões de logística, o lanche não contemplará veganos ou pessoas com restrições alimentares.
A excursão envolve trilha em terreno íngreme com rochas soltas e grau de dificuldade considerado leve. A vila de Alter do Chão dispõe de serviço básico de saúde e infraestrutura mínima de comércio, alimentação e hospedagem. Recomenda-se que cada participante esteja portando protetor solar, chapéu, calçado com solado anti-derrapante, cantil com água, calça e blusa de mangas compridas e um lanche simples para consumir ao longo da viagem.
Itinerário: Saída às 8:00 da portaria da Universidade Federal do Oeste do Pará, na Unidade Tapajós, Rua Vera Paz, s/n, Bairro Salé, Santarém PA. Afloramentos da Fm. Altero do Chão; vila de Alter do Chão; Serra da Pira Oca; Pedra da Moça; Pôr do Sol na ponta do Cururu.