Geocronologia

Minicurso 7: Geocronologia U-Pb-Hf in situ em zircão: uma introdução [CANCELADO]

MINICURSO CANCELADO

Ministrante: Prof. João Marinho Milhomem Neto (UFPA)

Rua Vera Paz, s/n (Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA, Unidade Tapajós), Bairro Salé.

Para se inscrever, acesse o link clicando aqui

Objetivo:

O minicurso visa proporcionar conhecimentos teóricos específicos aos participantes do 17º SGA interessados em aprender ou relembrar os conceitos básicos da geocronologia U-Pb e Lu-Hf em zircão por LA-ICP-MS. Em síntese, objetiva-se dar subsídios aos estudantes e pesquisadores para interpretarem com segurança e coerência esse tipo de dados.

Conteúdo programático:

1. Conceitos básicos de geocronologia (1h)

2. O método U-Pb em zircão - Fundamentos teóricos e exemplos (1h e 30 min)

3. O método Lu-Hf em zircão - Fundamentos teóricos e exemplos (1h e 30 min)

4. Procedimentos experimentais (coleta e preparação de amostras, separação e concentração de minerais acessórios, preparação das pastilhas, obtenção e organização de imagens em MEV, análises no LA-ICP-MS destacando-se os princípios e rotinas analíticas) (4h)

5. Processamento dos dados brutos U-Pb (planilhas de tratamento, avaliação crítica de dados, apresentação gráfica com utilização do Isoplot/Ex e interpretações) (2h)

6. Processamento dos dados brutos Lu-Hf (planilhas de tratamento, avaliação crítica de dados, apresentação gráfica - diagramas εHf vs. idade, e interpretações) (2h)

Os pagamentos de inscrição serão efetuados mediante transferência bancária (TED ou DOC) ou PIX.
O comprovante deverá ser enviado para o email financeiro.17sga@gmail.comNão serão aceitos comprovantes de agendamento de pagamento. Os dados bancários para pagamento da inscrição estão abaixo:

BANCO: Banco da Amazônia - BASA
AGÊNCIA: 007
CONTA CORRENTE: 075.166-8
Sociedade Brasileira de Geologia - Núcleo Norte

CHAVE PIX: 62.916.366/0011-34 (CNPJ)