XII Seminário de Ini

XII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica e X Seminário de Pós-graduação

 

1. APRESENTAÇÃO

Com o tema da XI Jornada Acadêmica da Ufopa: “Educação pela sociobiodiversidade: movimento da Amazônia para o mundo'', que ocorrerá de 11 a 16 de setembro de 2023 de forma presencial, mas com transmissão simultânea de algumas atividades.

O XII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT) e X Seminário de Pós-graduação (SPG) da Ufopa, ocorrerá no dia 14 de setembro de 2023 tendo a apresentação de trabalhos dos bolsistas e voluntários dos Programas Pibic, Pibiti e Pivic e alunos da pós-graduação Lato e Stricto sensu da Ufopa de forma presencial conforme as normas estabelecidas, apresentação de palestrantes e premiação dos melhores trabalhos.

O XII SICT visa a promoção e difusão dos trabalhos realizados pelos bolsistas e voluntários dos programas Pibic e Pibiti e servindo como ferramenta para a avaliação dos programas com a participação de pesquisadores internos e externos, prestação de contas com as agências de fomento e divulgação da produção acadêmico-científica dos participantes dos programas.

O X SPG visa promover a interação e o compartilhamento de experiências vivenciadas nos programas de pós-graduação da instituição a nível de Mestrado e Doutorado, e terá por objetivo a socialização destes resultados, por meio de comunicações orais e pôsteres, dos trabalhos associados aos projetos de dissertação e de tese dos discentes de Pós-Graduação, no cenário regional da Amazônia. 

 

2. DAS INSCRIÇÕES

As inscrições ocorrerão conforme calendário apresentado no cronograma. O XII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica e X Seminário de Pós-graduação tem como público-alvo os bolsistas e voluntários vinculados aos Programas PIBIC, PIBITI, PIVIC dos ciclos de vigência 2022/2023 e alunos dos cursos de Pós-graduação Lato e Stricto sensu da Ufopa;

 

3. DA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

3.1. PIBIC, PIBITI E PIVIC.

Os bolsistas e voluntários Pibic, Pibiti e Pivic  estão convocados a submeterem seus trabalhos no XII Seminário Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica e se aprovados serão convocados para apresentação oral ou poster.  Informamos que todos trabalhos aprovados serão publicados em anais do sub-evento.  Sugerimos fortemente a submissão dos discentes em que seus projetos são financiados via agência de fomento: CAPES, FAPESPA e CNPq.

Para todos os alunos que participarão com trabalho, o primeiro passo é realizar a submissão de seus resumos, no período de indicado a página do evento.

Considerando as regras dos editais 2022 do Programa Pibic e Pibiti será obrigatória a submissão de resumos e apresentação bolsistas do ciclo de vigência 2022/2023.

Aos voluntários da UFOPA (Progarma  Pivic) será facultado o envio de resumos. Contudo, o não envio do resumo implica no não recebimento da certificação do aluno e orientador.

Aos bolsistas Fapespa admite-se a possibilidade de apresentação do resultado preliminar, pois seus planos de trabalho começaram a execução em um prazo diferente dos bolsistas Ufopa e CNPq.

Os voluntários de projetos de pesquisa da Ufopa, devem estar em consonância com seu orientador, sendo assim facultado, o envio do resumo para apresentação, neste caso será emitido o certificado pela Proppit, posteriormente.

3.1. PÓS-GRADUAÇÃO

Os alunos de pós-graduação estão convidados a submeterem seus trabalhos no X Seminário de Pós-graduação e se aprovados serão convocados para apresentação oral ou poster.  Informamos que os trabalhos aprovados não serão publicados em anais do sub-evento. Sugerimos fortemente a submissão dos discentes em que seus projetos são financiados via agência de fomento: CAPES, FAPESPA e CNPq.

 

4. DOS RESUMOS

Consideradas as orientações do Item 3  quanto à participação e obrigatoriedade do envio de resumos, os participantes deverão elaborar o resumo simples, de acordo com o modelo e normas propostas pela Jornada, para aprovação por seus orientadores, e então, submeter o arquivo no Sigeventos no período indicado pelo link: http://sigeventos.ufopa.edu.br/evento/jaufopa2022/pagina/submissao-de-resumos

Os Resumos Simples deverão estar de acordo com o Modelo de Resumo e com as Normas para submissão de resumos, disponíveis na página do evento.

Os discentes bolsistas do CNPq, CAPES e da FAPESPA devem incluir agradecimentos ao órgão de fomento.

Após as avaliações, os alunos devem obter a aprovação de seu orientador para submissão da versão final do resumo, se necessário, no período indicado no cronograma.

 

5. DA AVALIAÇÃO  E APRESENTAÇÃO

Todos os trabalhos do XII SICT e X SPG serão avaliados por pelo menos 1 avaliador (dependendo da disponibilidade).

Considerando que os trabalhos dos bolsistas do ciclo de vigência 2022/2023 serão avaliados, por meio dos resumos enviados à Jornada, de acordo com os critérios abaixo:

Critérios

Pontuação Máxima

Os objetivos estão bem estabelecidos e condiz com o título do trabalho?

0 - 1 pontos

A metodologia está adequada para o cumprimento dos objetivos?

0 - 2 pontos

Os Resultados e Discussão atendem aos objetivos e metodologias propostas?

0 - 3 pontos

O trabalho está bem escrito?

0 - 2 pontos

A pesquisa foi adequada ao Programa (Pibic ou Pibiti) ou do nível de pesquisa da pós-graduação (Mestrado ou Doutorado).

0 - 2 pontos

 

Da apresentação dos trabalhos, serão utilizados os seguintes critérios para a avaliação da apresentação:

Critérios

Pontuação Máxima

A organização do material apresentado segue uma ordem de fácil compreensão?

0 - 2 pontos

A formatação do material  está de fácil leitura e houve a inclusão de ferramentas adequadas para exposição do tema

0 - 1 ponto

O aluno apresentou domínio do tema

0 - 3 pontos

O aluno respondeu às perguntas da banca adequadamente?

0 - 4 pontos

 

Aqueles resumos que obterem nota menor que 6,0 (seis) serão reprovados para apresentação no evento. Todos os trabalhos no XII SICT e X SPG serão apresentados no formato de pôster, contudo os avaliadores poderão sugerir os 3 melhores trabalhos de cada área para apresentação oral.

O modelo de pôster e dos slides serão disponibilizados na página do evento.

 

Condições especiais:

1. Na avaliação preliminar os resumos poderão ser avaliados por pelo menos 1 (um) avaliador.

2. Caso o resultado preliminar seja divulgado e o resumo esteja como não favorável, este trabalho será encaminhado para nova avaliação. Persistindo o parecer não favorável o trabalho será desclassificado do evento.

 

6. DO EVENTO

A programação da XI Jornada Acadêmica será divulgada na página oficial do evento no SigEventos.

Os voluntários registrarão as frequências das salas.

 

7. DOS CERTIFICADOS

Os certificados da XI Jornada Acadêmica serão disponibilizados em formato digital, sob responsabilidade de cada organizador do sub-evento.

 

8. DAS DATAS IMPORTANTES

ATIVIDADE

DATA/PERÍODO

LOCAL

RESPONSÁVEIS

Apresentação do evento

10/07/2023

Site e redes sociais da Ufopa e SigEventos

Comissão de Comunicação

Divulgação da programação preliminar  geral do evento

10/07/2023

Site da Ufopa e SigEventos

Comissão organizadora

Divulgação da programação dos Seminários

31/08/2023

Site da Ufopa e SigEventos

Comissão científica

Inscrição de avaliadores internos e externos

31/07/2023 a 08/08/2023

SigEventos

Comissão científica

Submissão de  trabalhos

10/07 a 07//08/2023

SigEventos

Comissão científica

Avaliação de  trabalhos

10/08 a 24/08/2023

SigEventos

Comissão científica

Resultado das avaliações dos trabalhos

28/08/2023

SigEventos

Comissão científica

Inscrição de voluntários do evento

01/08 a 14/08/2023

SigEventos

Comissão de logística

Inscrições no evento e em atividades específicas

31/08 a 08/09/2023

SigEventos

Comissão organizadora

Realização do evento

11 a 16/09/2023

Ufopa Santarém

Comissão organizadora

Submissão de resumos corrigidos (versão final para Anais)

25 a 29/09/2023

Sigeventos

Comissão científica

Disponibilização dos certificados

até 31/10/2023

Sigeventos

Comissão de logística

Lançamento dos Anais

até 31/12/2023

Sigeventos

Comissão científica

 

 

 

Contato para dúvidas: diretoria.pesquisa@ufopa.edu.br  

 

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