Evento Encerrado!

[JORNADA] XI JORNADA ACADÊMICA DA UFOPA de 11/09/2023 a 16/09/2023

Palestra de Abertura do VIII Salão de Extensão 12/09/2023 14:00 - 16:15 https://youtube.com/live/_T4-49F2Vkk?feature=share 

Mesa Redonda: A importância da iniciação científica na pós-graduação 14/09/2023 10:00 - 10:45 https://youtube.com/live/l51GS5v3sqA?feature=share 

Palestra de encerramento 15/09/2023 10:00 - 12:00 https://youtube.com/live/a2VkorfsFRg?feature=share 

Cerimônia de encerramento e premiações 15/09/2023 14:00 - 18:00 https://youtube.com/live/6woN_fCMx4M?feature=share

Com o tema “XI Jornada Acadêmica da Ufopa: Educação pela sociobiodiversidade: movimento da Amazônia para o mundo”, a XI Jornada Acadêmica da Ufopa ocorrerá no período de 11 a 16 de setembro de 2023, de forma presencial, mas com transmissão simultânea de algumas atividades. Aberto ao público e à comunidade acadêmica, o evento contará com palestras, apresentação de trabalhos e mesas redondas na Ufopa em Santarém transmitidas ao vivo pelo Canal oficial da Jornada Acadêmica no Youtube, bem como apresentações de trabalho de estudantes de graduação e pós-graduação, nas dimensões ensino, pesquisa e extensão, por meio de apresentações orais, pôsteres, e outras atividades de acordo com as normas de cada subevento.

A Jornada Acadêmica da Ufopa englobará os seguintes subeventos em sua programação: X Seminário de Graduação, VIII Salão de Extensão, XII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica e X Seminário de Pós-graduação, além de Minicursos e oficinas promovidos pelas unidades acadêmicas e Campi Regionais, e atrações culturais.

Na edição 2023, o tema central será a “Educação pela sociobiodiversidade: movimento da Amazônia para o mundo”, esse tema inicia os preparativos para a Conferência do Clima das Nações Unidas (COP 30) que será realizada em 2025 na cidade de Belém, Pará. Nesse sentido, a Ufopa com sua expertise na temática se antecipa na discussão sobre a COP 30 que será um evento histórico para o Brasil e para a Amazônia, pois será a primeira vez que uma conferência internacional sobre mudanças climáticas será realizada na região que abriga a maior floresta tropical do mundo.

O evento tem por objetivo a promoção do intercâmbio científico, cultural e fortalecimento das relações entre a comunidade acadêmica e externa. Além de uma excelente alternativa para que os alunos se atualizem sobre as áreas profissionais que podem seguir dentro daquele curso. Os objetivos da jornada acadêmica 2023 são:

  • Incentivar o interesse dos alunos pela pesquisa científica e pela produção de conhecimento;
  • Divulgar os trabalhos acadêmicos realizados por alunos e professores da instituição e de outras instituições convidadas;
  • Promover o debate e a reflexão sobre tema relevância da Amazônia para a sociedade;
  • Proporcionar a troca de experiências e o redes de colaboração entre alunos, professores e profissionais de diferentes áreas e instituições;
  • Ampliar a visão dos alunos sobre as possibilidades de atuação profissional e acadêmica dentro do seu campo de formação;

Eventos Associados
Título Data Início Data Fim
MC: A diversidade dos anfíbios anuros na Amazônia 11/09/2023 11/09/2023

Alfredo Pedroso dos Santos Júnior, 1782412


Título: A diversidade de anfíbios anuros na Amazônia
Os anfíbios anuros são animais vertebrados popularmente conhecidos como sapos, pererecas e rãs. Atualmente existem cerca de 7.600 espécies de anfíbios anuros no mundo, sendo a região neotropical reconhecida por abrigar a maior diversidade (Frost, 2021). O Brasil é o país com a maior riqueza de anfíbios, com 1.188 espécies registradas, das quais 1.144 pertencem à ordem Anura (Segalla et al., 2021). A Amazônia brasileira tem registro da ocorrência de aproximadamente 350 espécies (Ávila-Pires et al., 2010). Contudo, é provável que essa diversidade esteja subamostrada, havendo estimativas de pelo menos 577 espécies de anfíbios anuros presentes nesse bioma como um todo (Waldez Et Al., 2013; Godinho & Silva, 2018).
Esses animais fazem parte do cotidiano do brasileiro, principalmente na região amazônica, onde os encontros são comuns, mesmo em áreas urbanas (Bernardes, 2012). Os anuros são protagonistas de diversos contos populares, mitos e músicas e estão presentes no imaginário brasileiro, muitas vezes de forma negativa, podendo levar a uma violência seletiva contra esse animais (Santos; Maciel, 2022). Os anfíbios anuros são seres vivos vulneráveis a variações no ambiente por conta de características biológicas particulares como limitações térmicas, pele permeável, ovos sem casca, baixa capacidade de dispersão, ciclos reprodutivos complexos e modos reprodutivos peculiares (Broomhall, 2005; Rojas-Ahumada & Menin, 2010; Nunes-De-Almeida et al., 2021). Essas características permitem que sejam usados como potenciais bioindicadores da qualidade de diversos ambientes (Beebe, 1996; Vasconcelos, 2011; Prestes, 2019). Atualmente, os anfíbios vêm sofrendo com um grande declínio na sua biodiversidade, principalmente ocasionado por alterações ambientais provenientes de atividades humanas. Por esse motivo, são considerados um dos grupos de vertebrados mais ameaçados do planeta (Hofmann et al., 2010).
Por isso, este minicurso tem como principal objetivo apresentar alguns conceitos básicos sobre o conhecimento da ordem Anura, dando ênfase em representantes da fauna amazônica, focando na sua ecologia, nos modos reprodutivos, diferenças taxonômicas e filogenia dentro do grupo Amphibia, além de ressaltar aspectos importantes da conservação desse grupo.

Metodologia
As atividades do minicurso ocorrerão no dia 11 de setembro de 2023, às 8 as 12 horas, no Laboratório de Biologia Aplicada (LABio), na unidade BMT da Universidade Federal do Oeste do Pará.
No primeiro momento ocorrerá uma palestra com um aparato geral sobre a Classe Amphibia e suas principais características, além de apresentar as três ordens que são incluídas nesse táxon, e assim focar na ordem Anura. Iremos apresentar as principais famílias encontradas na Amazônia e suas características morfológicas que levam a identificações taxonômicas, o ciclo de desenvolvimento indireto no qual são acometidos, principais modos de atividade reprodutiva, principais aspectos ecológicos, e por fim, falaremos sobre ações de conservação que podem retardar o declínio da biodiversidade dos anuros.
No segundo momento, serão apresentadas as aplicabilidades dos conhecimentos repassados na palestra, focando principalmente nas características morfológicas e taxonomia. Os inscritos terão contato direto com animais da coleção herpetológica do Laboratório de Ecologia e Comportamento Animal (LECAN) e correrão uma chave dicotômica para a identificação da família dos animais apresentados.

Será obrigatório a utilização de calça comprida, calçado fechado e jaleco

Recursos utilizados:
• Data show;
• Quadro branco;
• Pincel para quadro branco;
• Animais de coleção herpetológica da Ufopa (LECAN);
• Materiais para a fixação;
• Bandejas plásticas;
• 1 caixa de luvas de látex para procedimentos tamanho M.

Referências
BEEBEE, Trevor J. C. Ecology and conservation of amphibians. London, Chapman & Hall. 214p. 1996
BERNARDE, P. S. Anfíbios e répteis: introdução ao estudo da herpetofauna brasileira. Curitiba, Brazil: Anolis Books, 2012.
BROOMHALL, Sara. Measuring chemical impacts on amphibians: ecotoxicity and behavioural data in governmental regulation. Applied Herpetology, v. 2, n. 3, p. 259-285, 2005.
FROST, Darrel R. 2021. Amphibian Species of the World: An Online Reference. Version 6.1 Electronic Database accessible at https://amphibiansoftheworld.amnh.org/index.php. American Museum of Natural History, New York, USA. doi.org/10.5531/db.vz.0001. Acessado: 22 August, 2023.
GODINHO, Marcela Brasil de Castro; DA SILVA, Fernando Rodrigues. The influence of riverine barriers, climate, and topography on the biogeographic regionalization of Amazonian anurans. Scientific Reports, v. 8, n. 1, p. 1-11, 2018.
HOFFMANN, Michael et al. The impact of conservation on the status of the world’s vertebrates. science, v. 330, n. 6010, p. 1503-1509, 2010.
NUNES-DE-ALMEIDA, Carlos Henrique Luz; HADDAD, Célio Fernando Batista; TOLEDO, Luis Felipe. A revised classification of the amphibian reproductive modes. SALAMANDRA, v. 57, n. 3, p. 413-427, 2021.
PRESTES, Rosi Maria; VINCENCI, Kelin Luiza. Bioindicadores como avaliação de impacto ambiental. Brazilian Journal of Animal and Environmental Research, v. 2, n. 4, p. 1473-1493, 2019.
ROJAS-AHUMADA, Diana Patricia; MENIN, Marcelo. Composition and abundance of anurans in riparian and non-riparian areas in a forest in Central Amazonia, Brazil. South American Journal of Herpetology, v. 5, n. 2, p. 157-167, 2010.
SANTOS, V. D; MACIEL, T. A. Herpetofauna em uma comunidade rural do nordeste do brasil: relatos sobre mitos nas diferentes gerações. Ethnoscientia – Brazilian Journal of Ethnobiology and Ethnoecology, v. 7, n. 1, p. 51–66, 7 abr. 2022.
SEGALLA, Magno V. et al. List of Brazilian amphibians. Herpetologia Brasileira, v. 10, n. 1, p. 121-216, 2021.
VASCONCELOS, Tiago Da S. et al. Spatio-temporal distribution of calling male frogs in Morro Do Diabo State Park (southeastern Brazil): implications for conservation and management in a seasonally dry tropical forest. South American Journal of Herpetology, v. 6, n. 2, p. 107-118, 2011.
VILA-PIRES, Teresa Cristina Sauer de; HOOGMOED, Marinus Steven; ROCHA, Wáldima Alves da. Notes on the Vertebrates of northern Pará, Brazil: a forgotten part of the Guianan Region, I. Herpetofauna. 2010.
WALDEZ, Fabiano; MENIN, Marcelo; VOGT, Richard Carl. Diversidade de anfíbios e répteis Squamata na região do baixo rio Purus, Amazônia Central, Brasil. Biota Neotropica, v. 13, p. 300-316, 2013.

MC: "Adoção em Santarém e o apoio do GAAT na preparação dos adotantes" 11/09/2023 11/09/2023

Maria Marlene Escher Furtado (1300930)

Adoção de criança e adolescente no direito brasileiro: conceito, princípios, legislação. O Sistema Nacional de Adoção; rede de atendimento. Dos Grupos de Apoio à Adoção (GAA).

MC: A LITERATURA DOS POVOS INDÍGENAS: PRÁXIS POLÍTICO-PEDAGÓGICA DE RESISTÊNCIA E DE VALORIZAÇÃO DAS DIFERENÇAS 11/09/2023 11/09/2023

ANA MARIA VIEIRA SILVA - 1190534


A LITERATURA DOS POVOS INDÍGENAS: PRÁXIS POLÍTICO-PEDAGÓGICA DE RESISTÊNCIA E DE VALORIZAÇÃO DAS DIFERENÇAS

                                                                                                       Ana Maria Vieira Silva (ICED)

EMENTA:
1. Diversidade cultural no ambiente escolar e acadêmico;
2. Literatura dos povos indígenas brasileiros: práxis político-pedagógica;
3. Lei 11.645, de 10/03/2008: suas contribuições e implicações;
4. Principais autores de etnias indígenas e suas produções.

REFERÊNCIAS:

CARNEIRO DA CUNHA, Manuela (org) - História dos índios no Brasil. São Paulo, Cia. das Letras/Secretaria Municipal de Cultura/São Paulo, 1992.

CLASTRES, Hélene - Terra Sem Mal - o profetismo Tupi-Guarani. Brasiliense, São Paulo, 1978

DORRICO, Julie; DANNER, Leno Francisco; CORREIA, Heloisa Helena Siqueira; DANNER, Fernando (orgs). Literatura indígena brasileira contemporânea: criação, crítica e recepção. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2018.

DORRICO, Julie; DANNER, Fernando; DANNER, Leno Francisco (orgs). Literatura indígena brasileira contemporânea: criação, crítica e recepção. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2018.

FRANCA, Aline; SILVEIRA, Naira Christofoletti. A representação descritiva e a produção literária indígena brasileira. In: Revista TransInformação, Campinas, vol. 26(1):67-76, jan./abr., 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tinf/a/Sw9dF3yQ43JZRZgR7mkttWQ/?format=pdf&lang=pt

FUNARI, Pedro Paul; PIÑÓN, Ana. A temática indígena na escola – subsídio para os professores. São Paulo: Contexto, 2016.

HENRIQUES, Ricardo; GESTEIRA, Kleber; GRILLO, Susana; CHAMUSCA, Adelaide (orgs). Educação escolar indígena: diversidade sociocultural indígena ressignificando a escola., Brasília-DF: 2007, Cadernos SECAD 3, MEC.

JUNQUEIRA, Carmen e CARVALHO, Edgard de Assis (Org.).  Antropologia e Indigenismo na América Latina, Cortez Editora, São Paulo, 1981.

MOREIRA NETO, Carlos de Araújo. Índios da Amazônia, De Maioria a Minoria (1750 - 1850). Petrópolis, Editora Vozes, 1988.

NEGRO, Maurício. Nós: uma antologia de literatura indígena. São Paulo: Cia das letrinhas, 2019.

POTIGUARA, Eliane. Metade Cara, metade máscara. São Paulo, Global, 2004. (Série visões indígenas / Direção de Daniel Munduruku)

OLIVEIRA FILHO, João Pacheco (Org.).  Sociedades Indígenas e Indigenismo no Brasil. Rio de Janeiro, UFRJ/Marco Zero, 1987.

ORLANDI, Eni Pulcinelli. Terra à vista: velho e novo mundo. Biblioteca da educação.
São Paulo, Cortez; Campinas, SP, Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1990. (Série 5. Estudos de linguagem; v.5).

RIBEIRO, Darcy E MOREIRA NETO, Carlos de Araújo - A Fundação do Brasil: Testemunhos 1500-1700. Petrópolis, Editora Vozes, 1992.

THIÉL, Janice Cristine. Pele silenciosa, pele sonora: a construção da identidade indígena brasileira e norte-americana na literatura. Tese de doutorado. Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2006.

MC: APRENDIZADO DINAMICO COM GOOGLE APRESENTAÇÕES: CRIANDO EXPERIÊNCIAS INTERATIVAS NA EDUCAÇÃO. 11/09/2023 11/09/2023

Claudir Oliveira 1335625

EMENTA DO CURSO
Unidade I: Introdução ao Uso Inovador do Google Apresentações
- Transformações na educação através da tecnologia.
- Evolução do Google Apresentações: de slides convencionais a salas de aula interativas.
- Benefícios da abordagem interativa para o ensino e aprendizado.

Unidade II: Explorando Recursos Interativos do Google Apresentações
- Animações e transições para criar fluxos dinâmicos.
- Incorporação de mídia: vídeos, áudios e imagens.
- Hiperlinks para recursos externos e conteúdo adicional.

Unidade III: Desenvolvimento de Apresentações Interativas
- Planejamento de conteúdo: estrutura e sequência de slides.
- Criação de ícones de transição e menus.
- Inserção de enquetes para avaliar a compreensão dos alunos.
- Incorporação de elementos multimídia.

MC: Coleta, montagem e identificação de Lepidópteros. 11/09/2023 11/09/2023

Sheyla Regina Marques Couceiro 1844173

Minicurso: Coleta, Montagem e Identificação de Lepidópteros

Duração: 4 horas (em um único dia)

Introdução aos Lepidópteros e às Coletas.

- Breve visão geral dos lepidópteros e seu papel na ecologia.
- Métodos de coleta em ambientes naturais: diurnos e noturnos.
- Demonstração prática de técnicas de coleta.
- Montagem e Preservação de Espécimes

Preparação dos espécimes coletados: montagem de asas e corpo.

- Uso de alfinetes e etiquetas para identificação.
- Cuidados para garantir a integridade dos espécimes.
- Identificação Básica de Lepidópteros

Noções básicas de morfologia: identificação de características-chave.

- Introdução a recursos de identificação: guias e chaves ilustradas.
- Exercício prático de identificação com exemplos.
- Considerações Finais e Conservação.

Importância da conservação de lepidópteros e seu habitat.

Observação: O minicurso foi condensado para uma duração de 4 horas, o que significa que os tópicos são abordados de forma mais sucinta. A parte prática de coleta e montagem pode ser limitada devido ao tempo, mas a ênfase é colocada na introdução aos conceitos-chave da coleta e identificação de lepidópteros.

MC: Concepção de discurso proposta por Michel Foucault - apontamentos sobre racismos institucional e estrutural 11/09/2023 11/09/2023

Giselle Moreira do Vale - SIAPE 1618130

O minicurso abordará os principais conceitos da análise de discurso a partir da perspectiva de Michel Foucault e suas aplicações como proposta metodológica aos que têm interesse nas questões relacionadas ao discurso. Conceitos como enunciados, acontecimentos, formação discursiva e prática discursiva são alguns deles, e que contribuem para compreender a sociedade contemporânea, tendo como exemplo a ser analisado os racismos estrutural e institucional.

MC: Curriculum Lattes: criação e atualização 11/09/2023 11/09/2023

Iracenir Andrade dos Santos 1961855

Nome: Plataforma Lattes: como criar e atualizado seu curriculum Lattes.

EMENTA:
Introdução ao uso da plataforma Lattes

OBJETIVOS:

Proporcionar aos alunos o conhecimento da importância do currículo lattes para o meio acadêmico;

Comentar sobre os erros mais comuns cometidos na elaboração do currículo lattes.

Proporcionar ao estudante a criação e atualização do seu Curriculum lattes;

Ensinar aos estudantes como registrar as experiências profissionais, publicações de artigos, formação acadêmica, entre outras informações que envolvam produção intelectual na plataforma Lattes;

MC: EXTRAÇÃO E COMPOSIÇÃO QUÍMICA DE ÓLEOS ESSENCIAIS 11/09/2023 11/09/2023

ADENILSON SOUSA BARROSO - SIAPE 2213712

Introdução  ao estudo com plantas aromáticas, Introdução as estruturas secretoras de voláteis; Métodos aplicados a extração de óleos essenciais, assim como, atividade prática de hidrodestilação; Caracterização química de óleos essenciais; Aspectos relacionados à variabilidade no perfil químico dos óleos essenciais. 

MC:INTRODUÇÃO À IDENTIFICAÇÃO DE PLANTAS AMAZÔNICAS E SEU POTENCIAL SOCIOECONÔMICO 11/09/2023 11/09/2023

DÁVIA MARCIANA TALGATTI, SIAPE: 2391001

DESCRIÇÃO: Junte-se a nós neste emocionante minicurso de 4 horas, onde
mergulharemos na rica biodiversidade da Amazônia e no incrível potencial
socioeconômico das plantas encontradas nessa região exuberante. Ao longo do
minicurso, você terá a oportunidade única de aprender sobre a identificação das
principais espécies de plantas amazônicas e compreender como elas desempenham um
papel vital na conservação da natureza e na sustentabilidade econômica.
Parte 1: Introdução à Botânica Amazônica e sua Relevância Socioeconômica (1
hora)
Apresentação sobre a biodiversidade única da Amazônia e seu papel no equilíbrio
global. Exploração dos ecossistemas amazônicos e sua interconexão com as plantas.
Discussão sobre o valor socioeconômico das plantas amazônicas em medicina,
alimentos, produtos ecológicos e mais.
Parte 2: Explorando as Principais Espécies de Plantas Amazônicas (1 hora)
Apresentação das espécies botânicas mais emblemáticas da região. Descrição detalhada
das características únicas de cada espécie. Discussão sobre seus usos tradicionais e
potencial econômico.
Parte 3: Potencial Socioeconômico e Sustentabilidade (1 hora)
Exploração de oportunidades de negócios sustentáveis relacionadas às plantas
amazônicas. Estudo de casos de projetos de conservação e empreendimento bem
sucedidos. Debate sobre como equilibrar o uso econômico e a preservação da natureza.
Parte 4: Práticas de Identificação Avançada e Encerramento (1 hora)
Exercícios avançados de identificação de plantas.
Sessão interativa de perguntas e respostas.
Quem pode participar:
Aberto ao público
*Preferencialmente a alunos do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas, da
Ufopa-Campus de Oriximiná, ingressantes no semestre 2023/1.

MC: introdução a meliponicultura 11/09/2023 11/09/2023

Graciene Conceição dos Santos 1046172

O que é a Meliponicultura?
O que são as abelhas?
Abelhas sem ferrão
 Ninhos Entradas
 Material de construção Arquitetura
Indivíduos da colônia
Divisão de trabalho
Reprodução
 Enxameação
Observação produtos e degustação mel
Isca pet
Visualização de caixa e espécies.

MC: INTRODUÇÃO AO QGIS 11/09/2023 11/09/2023

Silvio Eduardo Matos Martins, 1776834

- Introdução ao Geoprocessamento e SIG
- Sistema de Coordenadas Geográficas
- Download e Instalação do Qgis
- Onde baixar dados Shapefile e Raster
- Conhecendo a interface do software (ferramentas + plugins)
- Inserir e criar arquivos shapefile no Qgis
- Inserir arquivos Raster
- Inserir dados a partir de tabela do excel
- Organização dos dados e elaboração do layout de impressão – Mapa de localização

MC: Introdução a robótica com Lego Education 11/09/2023 11/09/2023

liviane ponte rego 19843852

Apresentação do Lego Education, Apresentação da programação em blocos, desenvolvimento de exemplo de codificação do robô Lego.

MC: Introdução e Produção de Currículo Lattes 11/09/2023 11/09/2023

Maria da Conceição Queiroz Vale

Proporcionar, de maneira didática e elucidativa, teoria e prática sobre a criação e função do currículo lattes na vida acadêmica, bem como fornecer estratégias para manter o currículo atualizado e atrativo, tendo como público alvo tanto estudantes ingressos quanto estudantes dos demais anos de graduação.  

MC: Laravel 11/09/2023 11/09/2023

Rafael Allan Almeida Batalha Rodrigues - 2178429


Minicurso: Laravel 10
Carga horária: 8h
Período: 11 de setembro de 2023
Horário: 08h às 12h - 14h às 18h
Observação: 4h não é suficiente
Vagas: Até 8 pessoas - capacidade máxima do laboratório
Local: UFOPA - Unidade Tapajós - Prédio do CTIC -  Laboratório de Treinamento do CTIC
Ministrantes: Rafael Allan Almeida Batalha Rodrigues e Tailon da Silva Galvão


Conteúdo:
Instalação do Laravel
Estrutura de diretórios
Arquitetura MVC
Rotas
Model
View
Controller
CRUD de um Mini Blog ou outra aplicação web

Competências esperadas dos inscritos no minicurso:
Conhecimentos básicos de HTML;
Conhecimentos básicos do framework Bootstrap;
Conhecimento básicos de Php;
Conhecimentos básicos do SGBD MySQL.

Público alvo:
Estudantes dos Cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação

Ferramentas Necessárias:
Php 8.2
Habilitar as seguintes bibliotecas no “php.ini”:
curl
gd
bcmath
core
ctype
exif
fileinfo
gettext
json
libxml
mbstring
PDO
pdo_mysql
tokenizer
xml
zip
zlib
Composer - versão 2.5 ou superior
Mysql 5.7 ou superior (Disponibilizar uma senha e um usuário para os alunos, no dia do treinamento)
Visual Studio Code (VS Code)
Git
Deixar o Git habilitado, já devidamente instalado com uma key que permite baixar um projeto do Github;


Observações:
 
Os dois ministrantes do minicurso são técnicos de TI do CTIC e possuem experiência no uso dessa tecnologia;
O laboratório do CTIC necessita de 3 nobreaks e 2 extensões 
Os computadores do laboratório a ser utilizado no minicurso deve prover Internet para os inscritos;
O aluno que resolver utilizar seu notebook deve ter as ferramentas necessárias já instaladas, para o uso do framework.

MC: Manejo comunitário de quelônios aquáticos - PROJETO PÉ DE PINCHA 11/09/2023 11/09/2023

O Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas tem como concepção a formação de profissionais de nível superior fundamentada em prerrogativas educacionais que visam adequar o ensino superior às constantes necessidades sociais, ambientais, aos avanços científico-tecnológicos e às exigências do concorrido mercado de trabalho. Para tanto, a concepção do Curso é fundamentada na pluralidade, na flexibilidade curricular e na interdisciplinaridade, incorporando um desenho inovador necessário para responder às demandas de uma formação acadêmica pautada em princípios éticos e norteados pela contemporaneidade, responsabilidade socioambiental, dignidade humana, direito à vida, participação e solidariedade.

MC: Metodologias Interdisciplinares em Pesquisas: diálogos geopoéticos e seriolúdicos 11/09/2023 11/09/2023

Itamar Rodrigues Paulino / 1794508

Discussão dos fundamentos metodológicos sobre estudos e pesquisas interdisciplinares voltados para temas transversais e complexos, tecendo diálogo entre procedimentos de investigação geopoética e seriolúdicas na Amazônia: apresentando recursos de imersão intercultural e dialógica de saberes originários e de ancestralidade nos biomas brasileiros e de composição seriolúdica das atividades de desenvolvimento socioeconômico que implicam as diversidades culturais locais na sua [r]existência. 

MC: Minicurso de Cultura de Tecidos Vegetais 11/09/2023 11/09/2023

Élcio Meira da Fonseca Júnior SIAPE 1962665

O minicurso abordará as principais técnicas de cultura de tecidos de vegetais: micropropagação; micropropagação fotoautotrófica; embriogênese somática; produção de metabólitos secundários; biorreatores e biofábricas de plantas; relação entre cultura de tecidos vegetais e transformação genética de plantas. Visita monitorada ao laboratório.  

MC: Modelagem Estatística: análise de regressão linear e logística simples em linguagem R com Google Colab 11/09/2023 11/09/2023

Dennison Célio de Oliveira Carvalho/1717734

Principais conceitos da linguagem R; Programas/interfaces para R; Pressupostos para Regressão Linear Simples (RLS); Pressupostos para Regressão Logística Simples (RL); Tipos de dados para RLS; Tipos de dados para RL; Como analisar os resultados de um modelo de RLS e RL usando a linguagem R a partir da plataforma Google Colab.

MC: Oficina trabalhos acadêmicos no formato ABNT e currículo Lattes 11/09/2023 11/09/2023

Nara Raimunda de Almeida Santos-1405983

Apresentação da estrutura e normalização necessária para a elaboração de trabalhos acadêmicos, seguindo as diretrizes da norma ABNT NBR 14724 de Trabalhos Acadêmicos e outras referências normativas, essenciais para a correta padronização da publicação.
Apresentação da estrutura do Sistema do Currículo Lattes e suas funcionalidades; distinguir os módulos de preenchimento do Currículo Lattes; Elaborar/Atualizar Currículo Lattes conforme as instruções básicas de preenchimento;

MC: O Sistema Único de Saúde e a profissão do sanitarista 11/09/2023 11/09/2023

Juliana Gagno Lima. SIAPE 2781376

Abordagem acerca da concepção teórico-metodológico no fortalecimento do Sus, a partir dos desafios da universalização, descentralização e equidade do Sus. Retratando o campo da Saúde Coletiva e as perspectivas do Sanitarista no Brasil. Para tanto, serão apresentadas áreas de afinidade, com natureza interdisciplinar, tendo em vista a concepção de gerenciamento e execução em serviços de saúde. Pretende-se ainda, levar a reflexão sobre a concepção humanística, ética e técnico-científica da profissão. 

MC: Passos iniciais no R studio para ciências agrárias 11/09/2023 11/09/2023

Aline Pacheco 2140955

O aluno aprenderá a instalação do R e R studio, entendimento do funcionamento do software e principais pacotes e funções utilizados na análise de dados nas ciências agrárias.

MC: Pesquisas em Bases de Dados 11/09/2023 11/09/2023

Ronne Clayton de Castro Gonçalves 1158453

Operadores booleanos e outras estratégias de busca nas pesquisas virtuais;

Portal de periódicos da CAPES;

Repositório institucional;

"Minha Biblioteca": Biblioteca virtual da Ufopa;

Google acadêmico;

Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações;

SIGAA: Módulo Biblioteca;

Target GEDWeb: Base de dados de normas técnicas;

MC: POLUIÇÃO MEDICAMENTOSA: QUAIS OS IMPACTOS AMBIENTAIS E SOCIAIS DE DESCARTAR MEDICAMENTOS EM LIXO COMUM, PIA OU PRIVADA? 11/09/2023 11/09/2023

Eldra Carvalho da Silva, SIAPE n° 1995687.

De acordo com alguns estudos o descarte incorreto de medicamentos pode trazer riscos à saúde humana e ao meio ambiente. Os consumidores têm um papel-chave nesse processo. O descarte de medicamentos deve ser feito em pontos de coleta específicos, para serem posteriormente encaminhados à destinação final ambientalmente correta. O descarte inadequado pode contribuir para a contaminação do solo por medicamentos, da água, dos animais e gerar efeitos nocivos para a saúde pública. Desde modo, coube a nós enfatizarmos de como o descarte de forma incorreta desses produtos no meio ambiente, seja ele de forma direta ou indireta, contribuem com uma quantidade pequena, mas que quando acumulada, pode causar consequências negativas para todos. O nosso principal objetivo abordar sobre a contaminação do solo por medicamentos e os outros riscos do descarte incorreto desses produtos. E teremos como oportunidade de abordar mais amplamente sobre esse tema, na XI Jornada Acadêmica da UFOPA “Educação pela Sociobiodiversidade: Movimento da Amazônia Para o Mundo” - Campus Universitário de Oriximiná “Professor Domingos Diniz”. E por fim, espera-se com esse estudo, levar informação para os discentes que existem pontos de coleta como farmácias e drogarias espalhadas pela cidade que fazem o descarte ambientalmente correto dos medicamentos vencidos.

MC: Prevenção de acidentes com animais peçonhentos 11/09/2023 11/09/2023

Dávia Talgatti, SIAPE: 2391001

O curso de Prevenção de Acidentes com Animais Peçonhentos é projetado para fornecer conhecimentos abrangentes sobre os animais peçonhentos mais comuns, seus hábitos, habitats, riscos associados e, o mais importante, medidas eficazes de prevenção e primeiros socorros em caso de acidentes. Este curso destina-se a pessoas que vivem ou trabalham em áreas propensas a encontros com animais peçonhentos, bem como a profissionais da saúde, educadores e entusiastas da natureza que desejam expandir seus conhecimentos sobre o tema. 

MC: Técnicas de coleta, conservação e montagem de insetos 11/09/2023 11/09/2023

Adenomar Neves de Carvalho; SIAPE:  1775862

Introdução à Entomologia. Morfologia externa dos insetos. Importância dos insetos e coleções didáticas e científicas. Modelos de armadilha e técnicas de captura de insetos. Conservação e montagem dos insetos para coleções científicas.

MC: Uma breve introdução aos Espaços Métricos 11/09/2023 11/09/2023

Antonio Márcio Ávila Almeida (Siape 1326761)


Espaços Métricos: Definição e exemplos. Funções contínuas. Topologia. Limites. Espaços Métricos Completos

MC: Utilização de Ferramentas de Metodologias ativas em atividades de ensino 11/09/2023 11/09/2023

Robson Pinheiro Guimarães - 299688-3

- Introdução ao uso da ferramenta CANVA
- Elaboração, Montagem e Configuração de atividade na ferramenta KAHOOT
- Execução de atividade em grupo utilizando KAHOT

VIII Salão de Extensão 12/09/2023 12/09/2023

O Salão de Extensão é um evento institucional de extensão universitária que visa socializar conhecimentos com a comunidade acadêmica e externa por meio da apresentação de projetos de extensão, mostra de produtos gerados por meio desses projetos desenvolvidos por docentes, técnicos e discentes da Ufopa. O Salão também agrega ações realizadas por parceiros externos à universidade, que aproveitam o evento para compartilharem experiências. 

Acesse AQUI a página do evento, com todas as informações.

Para a VIII edição do Salão de Extensão, manteremos a apresentação dos resultados de ações de extensão, participação das Empresas Juniores e de parceiros externos, Mostra Interativa, II Mostra Audiovisual de Extensão Universitária, Palestras e Apresentação cultural. 

Os objetivos do VIII Salão de Extensão da Ufopa são:

·     Divulgar à comunidade interna e externa à Ufopa os resultados das atividades de extensão desenvolvidas por docentes, discentes e técnicos administrativos em educação da universidade;

·     Avaliar os resultados das atividades de extensão apoiadas pela Procce;

·     Incentivar o debate e a troca de saberes e experiências entre a comunidade acadêmica e externa;

·     Ampliar a interação da educação básica com a universidade por meio de ações de extensão;

·     Consolidar laços de cooperação e de mútuo conhecimento com a sociedade da região Oeste do Pará.

XII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica 14/09/2023 14/09/2023

Com o tema da XI Jornada Acadêmica da Ufopa: “Educação pela sociobiodiversidade: movimento da Amazônia para o mundo'', que ocorrerá de 11 a 16 de setembro de 2023 de forma presencial, mas com transmissão simultânea de algumas atividades.

O XII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT) e X Seminário de Pós-graduação (SPG) da Ufopa, ocorrerá no dia 14 de setembro de 2023 tendo a apresentação de trabalhos dos bolsistas e voluntários dos Programas Pibic, Pibiti e Pivic e alunos da pós-graduação Lato e Stricto sensu da Ufopa de forma presencial conforme as normas estabelecidas, apresentação de palestrantes e premiação dos melhores trabalhos.

O XII SICT visa a promoção e difusão dos trabalhos realizados pelos bolsistas e voluntários dos programas Pibic e Pibiti e servindo como ferramenta para a avaliação dos programas com a participação de pesquisadores internos e externos, prestação de contas com as agências de fomento e divulgação da produção acadêmico-científica dos participantes dos programas.

X Seminário de Graduação 13/09/2023 13/09/2023

Com o tema “Educação pela Sociobiodiversidade: movimento da Amazônia para o mundo”, a XI Jornada Acadêmica da Ufopa ocorrerá no período de 11 a 16 de setembro de 2023, de forma presencial. No contexto da XI Jornada Acadêmica será realizado o X Seminário de Graduação que tem como objetivo promover a socialização de conhecimentos dos cursos de graduação da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) por meio da apresentação de trabalhos de graduação e dos trabalhos resultantes das ações do Programa de Monitoria Acadêmica – PEAPA/CEANAMA, LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA e as ações dos Projetos Institucionais do Centro Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico (CPADC), do Laboratório Áudio Visual (LAVEA), Centro de Documentação Histórica do Baixo Amazonas (CDHBA), Programa de Educação Tutorial (PET), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica, vinculados às Unidades Acadêmicas e à Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen). O seminário é organizado considerando as especificidades da Comunidade Acadêmica e da Região Amazônica, bem como a indissociabilidade do ensino-pesquisa-extensão. O X Seminário de Graduação será realizado de forma presencial oportunizando maior participação da comunidade acadêmica local e de outras instituições de ensino superior nas diferentes atividades.

X Seminário de Pós-graduação 14/09/2023 14/09/2023

Com o tema da XI Jornada Acadêmica da Ufopa: “Educação pela sociobiodiversidade: movimento da Amazônia para o mundo'', que ocorrerá de 11 a 16 de setembro de 2023 de forma presencial, mas com transmissão simultânea de algumas atividades.

O XII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT) e X Seminário de Pós-graduação (SPG) da Ufopa, ocorrerá no dia 14 de setembro de 2023 tendo a apresentação de trabalhos dos bolsistas e voluntários dos Programas Pibic, Pibiti e Pivic e alunos da pós-graduação Lato e Stricto sensu da Ufopa de forma presencial conforme as normas estabelecidas, apresentação de palestrantes e premiação dos melhores trabalhos.

O X SPG visa promover a interação e o compartilhamento de experiências vivenciadas nos programas de pós-graduação da instituição a nível de Mestrado e Doutorado, e terá por objetivo a socialização destes resultados, por meio de comunicações orais e pôsteres, dos trabalhos associados aos projetos de dissertação e de tese dos discentes de Pós-Graduação, no cenário regional da Amazônia. 

Universidade Federal do Oeste do Pará

Palestrantes

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