Salão de Extensão

VIII SALÃO DE EXTENSÃO DA UFOPA 

1. Apresentação

O Salão de Extensão é um evento institucional de extensão universitária que visa socializar conhecimentos com a comunidade acadêmica e externa por meio da apresentação de projetos de extensão, mostra de produtos gerados por meio desses projetos desenvolvidos por docentes, técnicos e discentes da Ufopa. O Salão também agrega ações extensionistas realizadas por parceiros externos à universidade, que aproveitam o evento para compartilharem experiências. 

Para a VIII edição do Salão de Extensão, manteremos a apresentação de trabalhos resultantes de projetos de extensão, com mostra interativa, exposição das Empresas Juniores, Parceiros externos, II Mostra Audiovisual de Extensão Universitária, palestras e apresentação cultural. A novidade será o I Show de Talentos Juvenil da Ufopa: Arte e Cultura na Educação Básica.

2. Objetivos

·  Divulgar à comunidade interna e externa à Ufopa os resultados das atividades de extensão desenvolvidas por docentes, discentes e técnicos administrativos em educação da universidade;

·  Avaliar os resultados das atividades de extensão apoiadas pela Procce;

·  Incentivar o debate e a troca de saberes e experiências entre a comunidade acadêmica e externa;

·  Ampliar a interação da educação básica com a universidade por meio de ações de extensão;

·  Consolidar laços de cooperação e de mútuo conhecimento com a sociedade da região Oeste do Pará.

3. Inscrições

Ao se inscrever na XI Jornada Acadêmica da Ufopa, o participante não estará automaticamente inscrito no VIII Salão de Extensão, devendo realizar a sua inscrição neste e nos demais subeventos de interesse. As inscrições serão realizadas no SIGEventos da Ufopa, no endereço eletrônico https://sigeventos.ufopa.edu.br/evento/JAU2023/pagina/inscricao, de acordo com o cronograma desde documento. Acompanhe o site do evento para possíveis alterações no período de inscrição. 

4. Submissão de resumos

A submissão de resumo para apresentação de trabalho no VIII Salão de Extensão da Ufopa é aberta para trabalhos de extensão tanto da universidade proponente, quanto das demais IES da nossa região e de grupos que desenvolvam atividades extensionistas.

Deverão ser submetidos ao VIII Salão de Extensão somente resumos simples. As normas são as mesmas para todos os subeventos da Jornada Acadêmica. Acesse AQUI o modelo de resumo.

Os resumos deverão ser submetidos diretamente no SIGEventos, no endereço eletrônico https://sigeventos.ufopa.edu.br/evento/JAU2023, conforme o cronograma do evento.

Para que os trabalhos sejam publicados nos Anais da XI Jornada Acadêmica da Ufopa, os autores devem obrigatoriamente submeter a versão final do resumo, após as contribuições dos avaliadores, conforme período definido no cronograma do evento.

No momento da submissão do resumo, o discente deverá informar uma das Áreas temáticas de Extensão prevista na Política Nacional de Extensão Universitária, a saber:

I. Comunicação

II. Cultura

III. Direitos Humanos e Justiça

IV. Educação

V. Meio ambiente

VI. Saúde

VII. Tecnologia e Produção

 VIII.Trabalho 

5.  Apresentações de trabalho 

a) Pôster: Deverá ser impresso em papel, ou lona, ou outro material que os autores achem conveniente, desde que respeitem a dimensão de 90 cm de largura e 120 cm de altura, com cordão para pendurar. Recomenda-se a utilização de pouco texto e o máximo de fotos e outros recursos gráficos, devidamente citados e em sintonia com trabalho. O texto deverá ser legível a uma distância de pelo menos 2 metros. Deverão constar no pôster os seguintes itens:

·  Título idêntico ao do resumo submetido;

·  Nome dos autores e respectivas instituições;

·  Introdução, Objetivos, Procedimentos Metodológicos, Resultados e Discussão, Considerações Finais e Referências Bibliográficas.

·  Instituições de fomento: Ex: Pibex/Procce/Ufopa. É um dos compromissos do bolsista fazer referência à sua bolsa nas publicações e trabalhos apresentados oriundos das atividades desenvolvidas no plano de trabalho ao qual está ou esteve vinculado.

b) Mostra Interativa + Pôster: Esta modalidade destina-se à exposição de produtos e/ou à realização de atividades interativas que permitam a melhor visualização do trabalho desenvolvido e das metodologias utilizadas durante a ação de extensão. Além da exposição de produtos e/ou realização de atividades, a mostra deve, obrigatoriamente, incluir um pôster impresso, produzido conforme as orientações da alínea a) deste item 5. 

6.    Avaliação dos trabalhos

Cada resumo submetido será analisado por um avaliador Ad hoc e pontuado de acordo com os critérios elencados na alínea a) deste item.

A programação de apresentação dos trabalhos submetidos será disponibilizada neste site, no Menu Documentos.

 

a) Critérios de avaliação do resumo simples:

 

CRITÉRIO

DESCRIÇÃO

PONTUAÇÃO MÁXIMA

1. Diretrizes da Extensão

Público atendido; participação da comunidade; relevância social.

10

2. Redação

Coerência, coesão e ortografia.

10

3. Objetivos e procedimentos metodológicos

Coerência entre os objetivos e os procedimentos realizados no desenvolvimento das atividades de extensão.

10

4. Resultados

Resultados alcançados; intervenção/melhoria da qualidade de vida e/ou apropriação de conhecimentos por parte da comunidade atendida.

10

 

A nota do resumo será obtida a partir da média das pontuações atribuídas aos quatro critérios avaliativos. 

Os dez trabalhos com maior pontuação receberão um certificado de Honra ao Mérito na cerimônia de encerramento da XI Jornada Acadêmica. Os critérios de desempate serão: 1. Maior média no resumo; 2. Maior média no item 1 dos critérios de avaliação; 3. Maior média no item 4 dos critérios de avaliação

Após a realização do evento, considerando as observações realizadas no resumo, o autor deverá realizar as alterações necessárias por meio do site oficial da Jornada, conforme o cronograma do evento. Durante a submissão da versão final, devem também ser revisadas e corrigidas informações do trabalho e autores, para fins de certificação. A versão final do resumo deverá ser submetida mesmo que não haja modificações a serem feitas, para que o mesmo conste nos Anais do evento.  

7.  Exposição de Empresas Juniores e de Parceiros Externos

as Empresas Jr da Ufopa e as instituições parceiras (entidades, empresas, órgãos governamentais, Empresas Jr, etc.)  poderão se inscrever para participar da Mostra de Empresas Jr. de Parceiros Externos, que faz parte da programação do VIII Salão de Extensão da Ufopa.

Durante a atividade, poderão ser expostos vídeos, fotografias, maquetes, materiais didáticos, livros, cartilhas, folders e demais produtos. Os Parceiros também poderão oferecer serviços à comunidade acadêmica e à sociedade em geral, já que se trata de um evento aberto à visitação, que sempre conta com a participação de estudantes da educação básica e da comunidade externa.

Ressaltamos que não se trata de apresentação oral, mas sim de uma Mostra simultânea em “Stands” para visitação. Para participação nesta mostra NÃO é necessário submeter resumo para o evento, devendo-se apenas preencher o formulário a ser disponibilizado em breve nesta página.

A exposição ocorrerá no Restaurante Universitário, Unidade Tapajós do Campus de Santarém da Ufopa, na tarde do dia 12 de setembro de 2023. 

 

8. Programação preliminar 

DATA

Horário

Atividade

Local

12/09/2023

08h

Mesa de abertura: Gestores da Procce


Mesa redonda: O papel da extensão universitária como elemento integrador entre educação superior e educação básica - Profa Kátia Corrêa (Proen), Profa Nilzilene Gomes (Iced) e Profa Sarah Batalha (EETEPA)

Auditório Tapajós

10h30

I Show de talentos Juvenil da Ufopa: Arte e Cultura na Educação Básica

Auditório Tapajós

14h30

- Palestra - Prof. Hélder Eterno

Auditório Tapajós

15h45

- II Mostra audiovisual de extensão da Ufopa

Auditório Tapajós

16h30h às 20h

- Apresentação de trabalhos de extensão

- Coffee Break

- Exposição de Parceiros Externos e Empresas Juniores

Restaurante Universitário

 

9. Cronograma específico do VIII Salão de Extensão

Sujeito a alterações. Acompanhe as atualizações na Página da Jornada Acadêmica no SIGEventos.


ATIVIDADE

DATA OU PERÍODO

HORÁRIO

LOCAL

Submissão de resumos para o VIII Salão de Extensão

10/07 a 13/08/2023

Até 23h59

Página do evento no SIGEventos

Inscrição na Exposição de Empresas Juniores e parceiros externos

14 a 23/08/2023

Até as 23h59

Formulário Google

Inscrição na II Mostra Audiovisual de Extensão

02 a 25/08/2023

Até as 23h59

Formulário Google

Inscrição no I Show de Talentos Juvenil

02 a 25/08/2023

Até as 23h59

Formulário Google

Avaliação dos resumos

10/08 a 24/08/2023

Até 23h59

Página do evento no SIGEventos

Resultado da avaliação dos resumos

28/08/2023

Até as 18h

Página do evento no SIGEventos

Divulgação da programação final do evento

31/08/2023

Até as 18h

Site da Ufopa e SIGeventos

Apresentação dos trabalhos

12/09/2023

16h30 às 20h

Restaurante Universitário

Submissão dos resumos corrigidos conforme solicitado pelos avaliadores

25 a 29/09/2023

Até as 18h

Página do evento no SIGEventos

Realização do evento

12/09/2023

08h30 às 20h

Auditório Tapajós e Restaurante Universitário


Contato para dúvidas: extensao@ufopa.edu.br