Salão de Extensão
VIII SALÃO DE EXTENSÃO DA UFOPA
- Anais do VIII Salão de Extensão da Ufopa
- Programação de apresentação dos trabalhos aprovados no Salão de Extensão
- Relação dos Trabalhos aprovados e não aprovados para apresentação no VIII Salão de Extensão
- Modelo de Pôster para apresentação de trabalho no evento
- Normas para submissão de resumos
- Modelo de Resumo
- Chamada para concessão de auxílio financeiro aos discentes dos Campi Regionais
- Chamada para inscrição na II Mostra Audiovisual de Extensão da Ufopa
- Chamada para inscrição no I Show de Talento Juvenil da Ufopa - Arte e Cultura na Educação Básica
- Tutorial para Avaliação de Resumos no Sigeventos
1. Apresentação
O Salão de Extensão é um evento institucional de extensão universitária
que visa socializar conhecimentos com a comunidade acadêmica e externa por meio
da apresentação de projetos de extensão, mostra de produtos gerados por meio
desses projetos desenvolvidos por docentes, técnicos e discentes da Ufopa. O
Salão também agrega ações extensionistas realizadas por parceiros externos à
universidade, que aproveitam o evento para compartilharem experiências.
Para a VIII edição do Salão de Extensão, manteremos a apresentação de trabalhos resultantes de projetos de extensão, com mostra interativa, exposição das Empresas Juniores, Parceiros externos, II Mostra Audiovisual de Extensão Universitária, palestras e apresentação cultural. A novidade será o I Show de Talentos Juvenil da Ufopa: Arte e Cultura na Educação Básica.
2. Objetivos
· Divulgar à comunidade interna e
externa à Ufopa os resultados das atividades de extensão desenvolvidas por
docentes, discentes e técnicos administrativos em educação da universidade;
· Avaliar os resultados das atividades
de extensão apoiadas pela Procce;
· Incentivar o debate e a troca de
saberes e experiências entre a comunidade acadêmica e externa;
· Ampliar a interação da educação básica
com a universidade por meio de ações de extensão;
· Consolidar laços de cooperação e de
mútuo conhecimento com a sociedade da região Oeste do Pará.
3. Inscrições
Ao se inscrever na XI Jornada Acadêmica da Ufopa, o participante não
estará automaticamente inscrito no VIII Salão de Extensão, devendo realizar a
sua inscrição neste e nos demais subeventos de interesse. As inscrições serão
realizadas no SIGEventos da Ufopa, no endereço eletrônico
https://sigeventos.ufopa.edu.br/evento/JAU2023/pagina/inscricao, de acordo com
o cronograma desde documento. Acompanhe o site do evento para possíveis
alterações no período de inscrição.
4. Submissão de resumos
A submissão de resumo para apresentação de trabalho no VIII Salão de
Extensão da Ufopa é aberta para trabalhos de extensão tanto da universidade
proponente, quanto das demais IES da nossa região e de grupos que desenvolvam
atividades extensionistas.
Deverão ser submetidos ao VIII
Salão de Extensão somente resumos simples. As normas são as mesmas para todos
os subeventos da Jornada Acadêmica. Acesse AQUI o modelo de resumo.
Os resumos deverão ser submetidos diretamente no SIGEventos, no endereço
eletrônico https://sigeventos.ufopa.edu.br/evento/JAU2023,
conforme o cronograma do evento.
Para que os trabalhos sejam publicados nos Anais da XI Jornada Acadêmica
da Ufopa, os autores devem obrigatoriamente submeter a versão final do resumo,
após as contribuições dos avaliadores, conforme período definido no cronograma
do evento.
No momento da submissão do
resumo, o discente deverá informar uma das Áreas temáticas de Extensão prevista
na Política Nacional de Extensão Universitária, a saber:
I. Comunicação
II. Cultura
III. Direitos Humanos e Justiça
IV. Educação
V. Meio ambiente
VI. Saúde
VII. Tecnologia e Produção
VIII.Trabalho
5. Apresentações de trabalho
a) Pôster: Deverá ser impresso em papel, ou lona, ou outro
material que os autores achem conveniente, desde que respeitem a dimensão de 90
cm de largura e 120 cm de altura, com cordão para pendurar. Recomenda-se a
utilização de pouco texto e o máximo de fotos e outros recursos gráficos,
devidamente citados e em sintonia com trabalho. O texto deverá ser legível a
uma distância de pelo menos 2 metros. Deverão constar no pôster os seguintes
itens:
· Título idêntico ao do resumo submetido;
· Nome dos autores e respectivas
instituições;
· Introdução, Objetivos, Procedimentos
Metodológicos, Resultados e Discussão, Considerações Finais e Referências
Bibliográficas.
· Instituições de fomento: Ex:
Pibex/Procce/Ufopa. É um dos compromissos do bolsista fazer referência à sua
bolsa nas publicações e trabalhos apresentados oriundos das atividades
desenvolvidas no plano de trabalho ao qual está ou esteve vinculado.
b) Mostra Interativa + Pôster: Esta modalidade
destina-se à exposição de produtos e/ou à realização de atividades interativas
que permitam a melhor visualização do trabalho desenvolvido e das metodologias
utilizadas durante a ação de extensão. Além da exposição de produtos e/ou
realização de atividades, a mostra deve, obrigatoriamente, incluir um pôster
impresso, produzido conforme as orientações da alínea a) deste item 5.
6. Avaliação dos trabalhos
Cada resumo submetido será analisado por um avaliador Ad
hoc e pontuado de acordo com os critérios elencados na alínea a) deste
item.
A programação de apresentação dos trabalhos submetidos será disponibilizada neste site, no Menu Documentos.
a) Critérios de avaliação do resumo simples:
CRITÉRIO |
DESCRIÇÃO |
PONTUAÇÃO MÁXIMA |
1. Diretrizes da Extensão |
Público atendido; participação
da comunidade; relevância social. |
10 |
2. Redação |
Coerência, coesão e ortografia. |
10 |
3. Objetivos e procedimentos
metodológicos |
Coerência entre os objetivos e
os procedimentos realizados no desenvolvimento das atividades de extensão. |
10 |
4. Resultados |
Resultados alcançados;
intervenção/melhoria da qualidade de vida e/ou apropriação de conhecimentos
por parte da comunidade atendida. |
10 |
A nota do resumo será obtida a partir da média das pontuações
atribuídas aos quatro critérios avaliativos.
Os dez trabalhos com maior pontuação receberão um certificado de Honra
ao Mérito na cerimônia de encerramento da XI Jornada Acadêmica. Os critérios de
desempate serão: 1. Maior média no resumo; 2. Maior média no item 1 dos
critérios de avaliação; 3. Maior média no item 4 dos critérios de avaliação
Após a realização do evento, considerando as observações realizadas no
resumo, o autor deverá realizar as alterações necessárias por meio do site
oficial da Jornada, conforme o cronograma do evento. Durante a submissão da
versão final, devem também ser revisadas e corrigidas informações do trabalho e
autores, para fins de certificação. A versão final do resumo deverá ser
submetida mesmo que não haja modificações a serem feitas, para que o mesmo
conste nos Anais do evento.
7. Exposição de Empresas Juniores e de Parceiros Externos
as Empresas Jr da Ufopa e as
instituições parceiras (entidades, empresas, órgãos governamentais, Empresas
Jr, etc.) poderão se inscrever para participar da Mostra
de Empresas Jr. de Parceiros Externos, que faz parte da programação do VIII
Salão de Extensão da Ufopa.
Durante a atividade, poderão ser expostos vídeos, fotografias, maquetes,
materiais didáticos, livros, cartilhas, folders e demais produtos. Os Parceiros
também poderão oferecer serviços à comunidade acadêmica e à sociedade em geral,
já que se trata de um evento aberto à visitação, que sempre conta com a
participação de estudantes da educação básica e da comunidade externa.
Ressaltamos que não se trata de apresentação oral, mas sim de uma Mostra
simultânea em Stands para visitação. Para participação nesta mostra NÃO é
necessário submeter resumo para o evento, devendo-se apenas preencher o
formulário a ser disponibilizado em breve nesta página.
A exposição ocorrerá no Restaurante Universitário, Unidade Tapajós
do Campus de Santarém da Ufopa, na tarde do dia 12 de setembro
de 2023.
8. Programação preliminar
DATA |
Horário |
Atividade |
Local |
12/09/2023 |
08h |
Mesa de abertura: Gestores da Procce Mesa redonda: O papel da extensão universitária como elemento integrador entre educação superior e educação básica - Profa Kátia Corrêa (Proen), Profa Nilzilene Gomes (Iced) e Profa Sarah Batalha (EETEPA) |
Auditório Tapajós |
10h30 |
I Show de talentos Juvenil da Ufopa: Arte e Cultura na Educação Básica |
Auditório Tapajós |
|
14h30 |
- Palestra - Prof. Hélder Eterno |
Auditório Tapajós |
|
15h45 |
- II Mostra audiovisual de extensão da Ufopa |
Auditório Tapajós |
|
16h30h às 20h |
- Apresentação de trabalhos de extensão - Coffee Break - Exposição de Parceiros Externos e Empresas
Juniores |
Restaurante Universitário |
9. Cronograma específico do VIII Salão de Extensão
Sujeito a alterações. Acompanhe as atualizações na Página da Jornada Acadêmica no SIGEventos.
ATIVIDADE |
DATA OU PERÍODO |
HORÁRIO |
LOCAL |
Submissão de resumos para o
VIII Salão de Extensão |
10/07 a 13/08/2023 |
Até 23h59 |
Página do evento no SIGEventos |
Inscrição na Exposição de
Empresas Juniores e parceiros externos |
14 a 23/08/2023 |
Até as 23h59 |
Formulário Google |
Inscrição na II Mostra
Audiovisual de Extensão |
02 a 25/08/2023 |
Até as 23h59 |
Formulário Google |
Inscrição no I Show de Talentos
Juvenil |
02 a 25/08/2023 |
Até as 23h59 |
Formulário Google |
Avaliação dos resumos |
10/08 a 24/08/2023 |
Até 23h59 |
Página do evento no SIGEventos |
Resultado da avaliação dos
resumos |
28/08/2023 |
Até as 18h |
Página do evento no SIGEventos |
Divulgação da programação final
do evento |
31/08/2023 |
Até as 18h |
Site da Ufopa e SIGeventos |
Apresentação dos trabalhos |
12/09/2023 |
16h30 às 20h |
Restaurante Universitário |
Submissão dos resumos
corrigidos conforme solicitado pelos avaliadores |
25 a 29/09/2023 |
Até as 18h |
Página do evento no SIGEventos |
Realização do evento |
12/09/2023 |
08h30 às 20h |
Auditório Tapajós e Restaurante
Universitário |
Contato para dúvidas: extensao@ufopa.edu.br