X Seminário de Grad
X SEMINÁRIO DE GRADUAÇÃO 2023
1.
APRESENTAÇÃO
Com
o tema Educação pela Sociobiodiversidade: movimento da Amazônia para o mundo,
a XI Jornada Acadêmica da Ufopa ocorrerá no período de 11 a 16 de setembro de
2023, de forma presencial. No contexto da XI Jornada Acadêmica será realizado o
X Seminário de Graduação que tem como objetivo promover a socialização de
conhecimentos dos cursos de graduação da Universidade Federal do Oeste do Pará
(Ufopa) por meio da apresentação de trabalhos de graduação e dos trabalhos
resultantes das ações do Programa de Monitoria Acadêmica PEAPA/CEANAMA, LABORATÓRIOS
DE INFORMÁTICA e as ações dos Projetos Institucionais do Centro Pedagógico de
Apoio ao Desenvolvimento Científico (CPADC), do Laboratório Áudio Visual (LAVEA),
Centro de Documentação Histórica do Baixo Amazonas (CDHBA), Programa de
Educação Tutorial (PET), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à
Docência (PIBID) e Residência Pedagógica, vinculados às Unidades Acadêmicas e à
Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen). O seminário é organizado
considerando as especificidades da Comunidade Acadêmica e da Região Amazônica,
bem como a indissociabilidade do ensino-pesquisa-extensão. O X Seminário de
Graduação será realizado de forma presencial oportunizando maior participação
da comunidade acadêmica local e de outras instituições de ensino superior nas
diferentes atividades.
2. OBJETIVOS
·
Promover
a discussão e socialização dos resultados obtidos a partir de processos de
ensino/aprendizagem, pesquisa e extensão realizados pelos cursos de graduação
da Ufopa e de outras IES;
·
Oportunizar
a inserção da comunidade acadêmica no universo da pesquisa, inovação
tecnológica, ensino e extensão, mediante a apresentação de trabalhos;
·
Ampliar
a integração de atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como a
integração de professores e estudantes de diferentes áreas do conhecimento;
·
Promover
a socialização de experiências dos Programas Institucionais de Ensino,
vinculados à Proen;
·
Incentivar a utilização das tecnologias
de informação e comunicação.
3.
NORMAS DE SUBMISSÃO
Poderão
ser submetidos resumos para as diferentes áreas do conhecimento. Os proponentes
devem enviar ao SIGeventos <https://sigeventos.ufopa.edu.br/> o resumo em arquivo em
formato PDF, com no máximo 2 MB. O modelo de resumo a ser submetido será o
mesmo para todos os subeventos e estarão disponíveis para download na página da
XI Jornada Acadêmica da Ufopa no SIGEventos, Menu Documentos, por meio do link:
<http://sigeventos.ufopa.edu.br/evento/JAU2023/documentos/view>. Deverão ser atendidas as
seguintes normas para a submissão:
·
O
Resumo deve ser simples, escrito em parágrafo único, justificado e com
espaçamento simples;
·
O
texto deve conter no mínimo de 250 e no máximo de 500 palavras;
·
Deve
ser utilizada Fonte Arial 12;
·
O
título deve estar em letras maiúsculas, negrito e centralizado;
·
Abaixo
do texto devem ser indicadas de três a cinco palavras-chave separadas por ponto
e vírgula;
·
Os
resumos terão no máximo 6 autores, incluindo o orientador;
·
Devem
ser informados os e-mails do autor principal e do orientador;
·
Se
for o caso, o autor deverá informar se é vinculado a algum Programa
Institucional da Ufopa, vinculados à Pró-Reitoria de Ensino de Graduação
(Proen), a saber:
a) Programa de Monitoria
Acadêmica PEAPA/CEANAMA
b) Programa de Monitoria
Acadêmica LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA
c) Programa de Monitoria
Acadêmica PROJETOS INSTITUCIONAIS (CPADC-LAVEA-CDHBA)
d) Programa de Educação Tutorial
- PET
e) Programa Institucional de
Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID
f) Residência Pedagógica
·
Os
bolsistas podem inserir agradecimentos aos órgãos de fomento dos seus
respectivos programas/projeto.
OBS: Não serão aceitos resumos fora
das normas estabelecidas.
4.
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
Os
resumos simples serão avaliados pelos membros do Comitê de Avaliação da XI
Jornada Acadêmica da Ufopa. Os critérios de seleção para avaliação dos resumos,
de acordo com área do conhecimento, são os seguintes:
CRITÉRIOS |
PONTUAÇÃO |
1. Relevância social e
acadêmica: O trabalho demonstra contribuição científico-acadêmica para a área
do conhecimento? A pesquisa é relevante para a melhor compreensão do tema
estudado? |
0 a 5 |
2. Fundamentação teórica: A
problematização do estudo apresenta consistência conceitual e teórica? |
0 a 5 |
3. Objetivos: São consistentes?
Estão adequados às referências e aos métodos? |
0 a 5 |
4. Procedimentos metodológicos:
estão claramente descritos e correspondem aos objetivos propostos? |
0 a 5 |
5. Resultados, discussão e
considerações finais: Os resultados são apresentados de forma clara e
consistente? São discutidos à luz da produção teórico-científica da área? As
considerações finais são coerentes com os resultados apresentados e respondem
aos objetivos do trabalho? |
0 a 5 |
6. Redação e forma: O texto é
claro e conciso? Apresenta redação adequada, respeitando os aspectos formais
e funcionais da língua? A formatação atende às normas do evento? |
0 a 5 |
7. Relação do tema com o Ensino de
Graduação: A proposta do resumo apresenta relação direta com pesquisa ou
projetos voltados para o ensino de graduação? |
0 a 20 |
TOTAL |
|
Seguindo
os critérios anteriores, cada item será avaliado com uma pontuação de 0 a 5,
totalizando 50 pontos, sendo desclassificados os resumos que apresentaram
pontuação abaixo de 25 pontos.
5.
CRITÉRIOS DE DESEMPATE
Considerando
os critérios de seleção, em caso de empate, a classificação dos resumos
obedecerá à:
a)
Maior nota no item 7.
b)
Maior nota no item 1;
c)
Maior nota no item 2;
d) Maior
nota no item 3;
e) Maior
nota no item 4;
f)
Maior nota no item 5;
g) Maior
nota no item 6.
6.
APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
APROVADOS
Os
resumos aprovados serão apresentados na modalidade de Pôster, conforme as
orientações a seguir:
a) O pôster deve ter as
seguintes dimensões:
largura 90cm, altura mínima de 1,00m, altura máxima 1,20m.
b) Deverá constar no pôster: título idêntico ao do resumo
aceito, destacado em negrito e centralizado; nomes e instituições do
orientador, do autor e dos coautores; em caso de trabalhos advindos de
experiências com Programas Institucionais (Monitoria PEAPA, CEANAMA,
LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA, CPADC, LAVEA, CDHBA, PET, PIBID, Residência
Pedagógica) deve, obrigatoriamente, identificar o referido
Programa/Ano/Projeto/Unidade e instituição de fomento, se houver.
c) O pôster deverá ser claro
e autoexplicativo:
Utilizar o mínimo de texto e o máximo de figuras, fotos, tabelas e recursos
gráficos possíveis. O texto
do pôster deverá ser legível. Sugere-se para o texto utilizar fonte
tamanho 24, no mínimo; para o título fonte 54; e para os nomes dos autores e
instituição de origem fonte 44.
d) Quanto à estrutura: O pôster deverá ser elaborado de
acordo com a sequência a seguir: 1. Título; 2. Autores; 3.
Introdução; 4. Objetivos; 5. Métodos; 6. Resultados e discussão; 7. Considerações
finais; 8. Referências; 9. Instituição de fomento (se houver).
Destaca-se
que as informações e a elaboração são de responsabilidade do proponente.
7.
CERTIFICAÇÃO
O
evento emitirá certificado de participação e de apresentação de trabalhos para
os expositores, que deverão se inscrever no XI Seminário de Graduação. O
certificado de participação no XI Seminário de Graduação será de 12 horas, e de
apresentação de trabalhos será de 8hs. Os participantes que também são
expositores farão jus a um certificado de 16 horas, sendo 8 horas como
participante e 8 horas como expositor.
8.
CRONOGRAMA
ATIVIDADE |
DATA
OU PERÍODO |
Submissão
de resumos para o IX Seminário de Graduação |
10/07 a 07//08/2023 |
Avaliação
dos resumos |
10/08 a 24/08/2023 |
Visualização
das avaliações dos resumos e divulgação dos resumos aceitos |
28 e 29/08/2023 |
Submissão
da versão final dos resumos aceitos para os Anais, após ajustes considerando
as recomendações dos avaliadores |
25 a 29/09/2023 |
Inscrições
no X Seminário de Graduação |
31/08 a 08/09/2023 |
Divulgação
da programação de apresentação de trabalhos com detalhes do local, turno e
dia. |
04/09/2023 |
Apresentação
dos trabalhos em forma de Pôster |
13/09/2022 |
Comissão
Organizadora do X Seminário de Graduação
Contato:
seminariodegraduacaoproen@gmail.com