Evento Cerrado!

[EVENTO PRINCIPAL] IX JORNADA ACADÊMICA de 18/10/2021 a 23/10/2021

Com o tema “Desafios do Ensino, Pesquisa e Extensão em tempos de atividades remotas”, a IX Jornada Acadêmica da Ufopa ocorrerá no período de 18 a 23 de outubro de 2021, de forma inteiramente virtual. Aberto ao público e à comunidade acadêmica, o evento contará com palestras e mesas redondas transmitidas ao vivo pelo Canal oficial da Jornada Acadêmica no Youtube, bem como apresentações de trabalho de estudantes de graduação, nas dimensões ensino, pesquisa e extensão, por meio de vídeos, podcasts, pôsteres virtuais e sessões virtuais do Google Meet, de acordo com as normas de cada subevento.

O evento, que tem o objetivo de promover o intercâmbio científico e cultural entre a comunidade acadêmica e externa, não pôde ser realizado no ano de 2020 devido às dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19. Com isso, este ano serão realizadas conjuntamente as edições 2020 e 2021 da Jornada Acadêmica da Ufopa, que englobará os seguintes subeventos em sua programação: VIII Seminário de Graduação, X Seminário de Iniciação Científica, VI Salão de Extensão e II Fórum Integrado de Ações Afirmativas e de Assistência Estudantil, além de Seminários Temáticos promovidos pelas unidades acadêmicas e Campi Regionais, e atrações culturais.

Por meio da Portaria nº 144/2021 – Reitoria, foi instituída a Comissão Organizadora da IX Jornada Acadêmica da Ufopa, composta por representantes das Pró-reitorias acadêmicas e das unidades acadêmicas e Campi, com a função de deliberar acerca do projeto e da programação do evento, além de decidir sobre casos omissos. No intuito de melhor organizar as atividades de planejamento do evento, as tarefas foram distribuídas em comissões específicas.

 


Eventos Asociados
Título Fecha de inicio Fecha de final
VI Salão de Extensão 18/10/2021 22/10/2021

O Salão de Extensão é um evento institucional de extensão universitária, realizado anualmente, que visa agregar e socializar conhecimentos para a comunidade acadêmica e externa por meio da divulgação das diversas atividades extensionistas que vêm sendo realizadas pela Ufopa e outras instituições da região. Devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, no ano de 2020 não houve Salão de Extensão. Portanto, o VI Salão de Extensão englobará as Edições 2020 e 2021 do evento.

O VI Salão de Extensão consistirá basicamente na apresentação dos resultados dos trabalhos de extensão universitária desenvolvidos na Ufopa no período de outubro de 2019 a dezembro 2020. A submissão de resumo para apresentação de trabalho no VI Salão de Extensão da Ufopa é obrigatória para os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Extensão – Pibex/Ufopa com planos de trabalho selecionados por meio do Edital Conjunto Pró-Ensino/Pibic/Pibex nº 001/2019 e facultada aos voluntários cadastrados por meio do referido edital.

A programação completa e as normas para participação no VI Salão de Extensão podem ser acessadas neste site, no Menu DOCUMENTOS.

II Fórum Integrado de Ações Afirmativas e de Assistência Estudantil 19/10/2021 20/10/2021

O II Fórum Integrado de Ações Afirmativas e de Assistência Estudantil é de responsabilidade da Pró-Reitoria de Gestão Estudantil, e tem como fundamentos legais as seguintes normativas: Resolução nº 299/2019/CONSEPE/UFOPA (Regimento do Fórum Integrado de Ações Afirmativas e de Asssitência Estudantil da Ufopa); Resolução nº 200/2017/CONSEPE/UFOPA (Política de Ações Afirmativas e Promoção da Igualdade Étnico-Racial da Ufopa); e a Resolução nº 210/2017/CONSEPE/UFOPA (Política de Assistência Estudantil da Ufopa).

O evento, de natureza consultiva, propositiva, indicadora e de acompanhamento na área de Ações Afirmativas e de Assistência Estudantil no Ensino Superior, tem por finalidade o assessoramento do Pró-Reitor de Gestão Estudantil, dos Diretores das Unidades Acadêmicas e dos Coordenadores dos Cursos de Graduação e de Pós-Graduação da Ufopa e se caracteriza por ser um espaço permanente de discussão e atuação nas garantias de direitos.

A programação completa e demais informações sobre o II Fórum Integrado de Ações Afirmativas e de Assistência Estudantil podem ser acessadas na página da Jornada no SigEventos, no Menu Documentos: https://sigeventos.ufopa.edu.br/evento/JA2021/documentos/view.


Seminário Temático do Campus de Oriximiná 22/10/2021 22/10/2021

Tema: Ciência, conhecimento e saúde mental em tempos de atividade remota. 

 Mesa redonda: Software educativos que contribuem para saúde mental dos alunos.
Moderadores:  Matheus Carvalho de Lima – Discente; Cori/Ufopa  Gilnei Samuel Souza Cardoso – Discente Cori/Ufopa; Paulo Antonio Jordão Couto – Discente Cori/Ufopa; Chrislley Augusto Farias Machado – Discente Cori/Ufopa; Moderadora: Dilcriane dos Santos Batista – Cori/Ufopa

Seminário Temático do Centro de Formação Interdisciplinar - CFI 18/10/2021 18/10/2021

O Centro de Formação Interdisciplinar (CFI), da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), promove Seminário Temático no dia 18 de outubro de 2021 (segunda-feira), a partir das 14h, que abordará temas sobre Ensino, Pesquisa e Extensão na Universidade.

Acesse o link da transmissão no YouTube: https://youtu.be/i0a6xNsl7Rs

Confira a programação:

14:00h - Apresentação de pôster: Memória dos Artesãos de Santarém - Profa. Dra. Cristina Vaz Duarte da Cruz (CFI/Ufopa)

Mediador: Pedag. Silvio Almeida Ferreira (Técnico Administrativo em Educação do CFI/Ufopa)

15:00h - Roda de conversa: O papel da universidade pública no fomento do desenvolvimento local - Prof. Dr. Doriedson Alves de Almeida (CFI/Ufopa), Prof. M.e. Lázaro João Silva (IEG/Ufopa), Prof. M.e. Raphael da Costa Silva, (CJUR/Ufopa), Representante da Semed Juruti.

Mediador: Pedag. Silvio Almeida Ferreira (Técnico Administrativo em Educação do CFI/Ufopa)

16:00h - Palestra: Projeto Águas do Tapajós: os desafios de fazer pesquisa multidisciplinar durante a pandemia.  Profa. Dra. Iracenir Andrade dos Santos (CFI/Ufopa)

Mediador: Prof. Dr. Raimundo Valdomiro de Sousa (CFI/Ufopa)

17:00h - Palestra: Como elaborar projetos de pesquisa? - Prof. Dr. Raimundo Valdomiro de Sousa (CFI/Ufopa)

Mediador: Pedag. Silvio Almeida Ferreira (Técnico Administrativo em Educação do CFI/Ufopa)

Clique no link e baixe a programação: https://bit.ly/3phvhC1

Seminário Temático do Instituto de Biodiversidade e Florestas 18/10/2021 18/10/2021

Nesta edição, a Jornada Acadêmica está se reinventando, em função da pandemia do COVID-19. Pensando no tema desta edição - Desafios do Ensino, Pesquisa e Extensão em tempos de atividades remotas – o Instituto de Biodiversidade e Florestas – IBEF, convida a comunidade acadêmica e externa a conhecer algumas ações executadas por nossos professores, servidores técnicos e alunos. Para isso, dia 18/10/2021 – segunda-feira, professores do IBEF compartilharão as experiências de ações de ensino, pesquisa e extensão, que enfrentaram os desafios apresentados pela mudança abrupta de nossas rotinas, e se adaptaram neste período atípico.
Acesse a programação completa neste site, no Menu Programação.

Seminário Temático do Instituto de Ciências da Educação 22/10/2021 22/10/2021

Seminário temático do Instituto de Ciências da Educação, tratando da res. 02/2019 do MEC que altera a grade a as atribuições das licenciatura, impactando nos Projetos Políticos Pedagógicos do curso, na vivências dos alunos quanto ao tripé ensino, pesquisa e extensão e até mesmo no papel social de algumas licenciaturas, palestrantes a ser confirmados.

Seminário Temático do Instituto de Saúde Coletiva 21/10/2021 21/10/2021

Sabendo da sua responsabilidade neste contexto de pandemia da COVID-19 e compromisso na formação de profissionais da saúde baseados em evidências, o Instituto de Saúde Coletiva - ISCO, convida a todos para seu seminário temático sobre "Saúde e Ciência em tempos de pandemia" dentro da Jornada Acadêmica da UFOPA, que contará com a participação de pesquisadores e cientistas renomados de dentro e fora da UFOPA abordando temas específicos. O Seminário ocorrerá a partir das 14h do dia 21/10/2021, quinta-feira. 

Para participar basta se inscrever na Jornada Acadêmica. As inscrições estão abertas! Veja a programação completa do seminário temático do ISCO clicando aqui https://drive.google.com/drive/folders/1_5HNXgdn34P8nwzZrzQNySX7Z3EkZNEB?usp=sharing

Atualização em 19/11/2021:
Os CERTIFICADOS já estão disponíveis para download.

VIII Seminário de Graduação 19/10/2021 22/10/2021

O VIII Seminário de Graduação tem o objetivo de promover a socialização de conhecimentos dos cursos de graduação da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), por meio da apresentação de trabalhos de graduação e dos trabalhos resultantes de projetos e programas institucionais de Monitoria, PIBID, Pró-Ensino e PET, vinculados à Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen). O seminário é organizado considerando as especificidades da Comunidade Acadêmica e da Região Amazônica, bem como a indissociabilidade do ensino-pesquisa-extensão.

Nesta edição, o Seminário de Graduação será realizado virtualmente, considerando o cenário de pandemia e resguardando a saúde da comunidade acadêmica. Para isso, desenvolvendo alternativas de utilização das tecnologias de informação e comunicação (SigEventos, vídeos, áudios, transmissões online entre outras ferramentas e atividades).

A programação completa e as normas para participação no VIII Seminário de Graduação podem ser acessadas na página da Jornada no SigEventos, no Menu Documentos: https://sigeventos.ufopa.edu.br/evento/JA2021/documentos/view.

X Seminário de Iniciação Científica 19/10/2021 22/10/2021

O X Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica objetiva promover a socialização de conhecimentos gerados pelas pesquisas dos discentes dos cursos de graduação da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e é de responsabilidade da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Proppit). Na edição deste ano, contemplaremos os discentes dos ciclos de vigência 2019/2020 e 2020/2021. 

Este evento é também resultado das parcerias de fomento para bolsas de Iniciação Científica e Iniciação Tecnológica providas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisa (Fapespa - Pará).

O público-alvo nesta edição são os bolsistas e voluntários de iniciação científica (PIBIC); bolsistas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), bolsistas de Iniciação Científica Júnior (PIBIC - Ensino médio) e bolsistas PEEX-Ensino Médio, por que foram financiados pelo CNPq). 

Todos os discentes que foram bolsistas devem submeter resumo, via SigEventos. Dado o contexto pandêmico, bolsistas do Ensino Médio apresentarão seus trabalhos, por meio de envio de Pôsteres e bolsistas de graduação apresentarão seus trabalhos por meio do envio de vídeos. 

Consulte as normas do evento, no menu documentos deste site, o arquivo está intitulado " Normas do X Seminário de Iniciação Científica".

Conferencistas

Ver más  

ver aquí

Ver más