Aberta IX Jornada Acadêmica da Ufopa com programação durante toda a semana

18/10/2021

Durante a semana serão apresentados mais de 500 trabalhos aprovados nos subeventos

Na manhã desta segunda-feira, 18 de outubro de 2021, começou a IX Jornada Acadêmica da Universidade Federal do Oeste do Pará. A cerimônia de abertura foi realizada de forma remota no canal YouTube da Jornada Acadêmica da Ufopa.

Da mesa virtual de abertura participaram: professora Lenise Vargas Flôres da Silva, pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Proppit) da Ufopa, representando o reitor da Universidade Federal do Oeste do Pará, professor Hugo Diniz; professora Honorly Kátia Mestre Corrêa, diretora de Ensino e Pró-Reitora de Ensino de Graduação (Proen) da Ufopa em Exercício; professor Raul da Cunha Lima Neto, diretor de Extensão, pró-reitor da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce) em Exercício e coordenador da IX Jornada Acadêmica da Ufopa; professora Lidiane Nascimento Leão, pró-reitora de Gestão Estudantil (Proges) da Ufopa; professor Luamim Sales Tapajós, diretor do Campus Itaituba, representando os diretores dos campi regionais da Ufopa; e professor Raimundo Valdomiro de Sousa, diretor do Centro de Formação Interdisciplinar (CFI), representando os diretores das unidades acadêmicas da Ufopa.

Neste ano, o evento contará com palestras e mesas temáticas transmitidas ao vivo pelo canal oficial da Jornada Acadêmica no Youtube. Também terá apresentações de trabalhos de estudantes de graduação, nas dimensões ensino, pesquisa e extensão, por meio de vídeos, podcasts, pôsteres virtuais e sessões virtuais ao vivo, de acordo com a programação específica de cada subevento.

A Jornada Acadêmica não pôde ser realizada no ano de 2020 devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19. Diante disso, este ano o evento faz referência às edições 2020 e 2021, englobando os seguintes subeventos em sua programação: VIII Seminário de Graduação, promovido pela Pro-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen);  X Seminário de Iniciação Científica, realizado pela Pro-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e inovação tecnológica (Proppit); VI Salão de Extensão, de responsabilidade da Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce); II Fórum Integrado de Ações Afirmativas e de Assistência Estudantil, realizado pela Pro-Reitoria de Assistência Estudantil (Proges) e Seminários Temáticos promovidos pelas seguintes unidades acadêmicas: Centro de Formação Interdisciplinar (CFI), Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef), Instituto de Saúde Coletiva (Isco), Instituto de Ciências da Educação (Iced), Campus Oriximiná (Cori) e Campus Óbidos (Cobi).

A palestra de abertura destacou o tema do evento Desafios do Ensino, Pesquisa e Extensão em tempos de atividades remotas, e foi ministrada pelo professor João Batista Bottentuit Júnior, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com formação na área de tecnologia educativa.

Na palestra, professor João Batista apresentou os desafios e as possibilidades que se apresentaram neste tempo de pandemia com o desenvolvimento das atividades remotas. Ele apresentou que houve limitações de atividades presenciais, prejudicando, principalmente, processos de pesquisa, mas que as novas tecnologias proporcionam novas formas de fazer.

Semana de apresentação de trabalhos

Durante toda a semana, de acordo com as programações dos subeventos, haverá apresentações de mais de 500 trabalhos, sendo: 201 no Seminário de Graduação;  224 no Seminário de Iniciação Científica; e 79 no Salão de Extensão.

Comunicação/Ufopa

18/10/2021