Evento Encerrado!

[SEMINÁRIO] II Seminário de Integração entre Graduação e Pós-graduação/UFOPA de 30/10/2023 a 31/10/2023

O "I Seminário de Integração entre Graduação e Pós-Graduação da Área de Educação da Ufopa” ocorreu no período de 24 a 26 de junho de 2019 nas Unidades Tapajós e Rondon, da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Campus de Santarém O evento foi organizado pelo curso de Pedagogia, juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), e discutiu como integrar ações em diferentes níveis de formação. A programação contou com atividades diversificadas, tais como: conferências; palestras; oficinas e exposição de pôster.

Em 2023 será realizado o II Seminário de Integração entre Graduação e Pós-Graduação em Educação/UFOPA com o tema "da Iniciação Científica à Pós-graduação", o qual está previsto para ocorrer nos dias 30 e 31 de outubro, de forma presencial, na Unidade Rondon, onde está localizado o ICED-Instituto de Ciências da Educação, da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Campus Santarém. O evento está sendo organizado pelo curso de Pedagogia, em conjunto com o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Na programação está prevista a realização de: palestras; apresentações culturais; oficinas e exposição de pôster, além da publicação dos anais do evento.

Acompanhem nossa programação e sejam bem-vindos!

Eventos Associados
Título Data Início Data Fim
Oficina 1 - LELIT/Ufopa: Sobre Ler e Ver 30/10/2023 30/10/2023

Oficina do Grupo de Pesquisa LELIT - Iced/Ufopa

Em breve, mais informações sobre esta oficina.

Oficina 2: Como definir um objeto de pesquisa? primeiros passos para construção de um projeto de conclusão de curso 30/10/2023 30/10/2023

Oficina do Grupo de Pesquisa GEREA - Iced/Ufopa

Ministrante
  • Prof. Dr. Alan Augusto Moraes Ribeiro - Iced/Ufopa
O objetivo da oficina é indicar um passo a passo para que o aluno de graduação e pós-graduação da área de Educação e/ou da Pedagogia possa compreender, identificar e descrever um um objeto de pesquisa em seu próprio projeto de pesquisa.

Pré-requisito: ter cursado os dois primeiros semestres do curso de graduação.

Oficina 3: Habilidades Sociais na Educação 30/10/2023 30/10/2023

Oficina do Grupo de Pesquisa LEHS - Iced/Ufopa

Ministrantes
  • Profa Irani Lauer Lellis - Iced/Ufopa
  • Luana Bernardes Coelho - PPGE/Ufopa
O objetivo da oficina é conhecer a aplicabilidade das habilidades sociais à Educação.

Oficina 4: Cadastro, registro e institucionalização de eventos acadêmicos 30/10/2023 30/10/2023

Oficina do Grupo de Pesquisa Histedbr/Ufopa.

Ministrantes:
  •  Adrielle Nara Serra Bezerra - Histedbr/PGEDA/Ufopa
  •  Eriane Oliveira Sousa - Histedbr/PPGE/Ufopa (monitora)

O Objetivo da oficina é proporcionar aos participantes o conhecimento básico acerca do funcionamento do SigEventos da Ufopa e os procedimentos para cadastro de eventos, abertura e gerenciamento de inscrições, submissão e avaliação de trabalhos, geração de Anais e certificação.

Para melhor aproveitamento da oficina, recomenda-se que os participantes levem seus notebooks.

Oficina 5: Corpo, movimento e docência: a corporeidade no contexto da Educação do campo. 30/10/2023 30/10/2023

Oficina do Grupo de Pesquisa GEPCORPMA

Ministrante: Profa. Ma. Jarleane Galvão Amaral.

O objetivo da oficina é promover a apreensão de conhecimentos a respeito da Corporeidade, fomentando a reflexão do corpo na Educação do Campo.

É necessário que os participantes usem, se possível, roupas leves ideais para a prática de exercícios.

Oficina 6: Apresentações eletrônicas no ensino superior 30/10/2023 30/10/2023

Oficina do grupo de pesquisa GEPEIMAZ - Iced/Ufopa

Ministrante:
  • Prof. Me. Márcio Darlen - PGEDA/Ufopa
O objetivo da oficina é compreender o fluxo de uma apresentação eletrônica no contexto acadêmico, aplicando diversas técnicas e métodos para elaboração de apresentações slides mais eficazes para qualificações e defesas (Graduação e Pós-graduação).

É necessário ter conhecimentos prévios na utilização do Microsoft Windows, Gerenciamento de Arquivos e Pastas, Navegação na Internet e Aplicativos Microsoft Office, principalmente conhecimentos básicos na utilização do Microsoft PowerPoint.

Av. Marechal Rondon, s/n, Bairro Caranazal - Unidade Rondon da UFOPA, Campus de Santarém

mídias sociais