ANDRÉ DIONEY FONSECA

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Grande Dourados (PPGH/UFGD). Licenciado em História pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Professor Adjunto do curso de História da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), com lotação na Faculdade de Ciências Humanas (FACH), Campo Grande/MS. Docente vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará (PPGE/UFOPA). Foi professor do curso de História da Universidade Federal do Oeste do Pará entre 2014 e 2020, tendo exercido a função de coordenador de curso de 2017 a 2020. Na área de História tem pesquisas direcionadas ao período do Brasil Republicano, com foco na história da imprensa, história das religiões, história da leitura e história do pentecostalismo. Na área de Educação, realiza pesquisas sobre história da educação em questões que envolvem a religião, laicidade, neoliberalismo, crise do capital e políticas educacionais. Tem interesse em temas sobre a laicidade no âmbito educacional em diferentes dimensões, abordagens e domínios analíticos, envolvendo práticas cotidianas nas instituições de ensino, diretrizes dos órgãos administrativos da rede pública de ensino e grupos sociais envolvidos no debate sobre a laicidade na educação. Participa, na condição de pesquisador, dos seguintes grupos de pesquisa: Centro de Estudos Políticos, Religião e Sociedade (Cepres/Unifap); Observatório da Laicidade na Educação (OLÉ/UFF); História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR/UFOPA). Desempenha a função de co-liderança do Grupo de Pesquisa História & Imprensa: sociedade, cultura e circulação de ideias em páginas impressas (CNPq/UNIFESSPA). É membro da Associação Brasileira de História das Religiões (ABHR), filiado à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e editor-chefe da Plura, Revista de Estudos de Religião.

Painel temático: Educação e Democracia na Amazônia

O Painel temático "Educação e Democracia na Amazônia" será realizado no dia 02 de dezembro de 2022, das 10h às 12h, com transmissão pelo Canal do HISTEDBR UFOPA OFICIAL no Youtube, sob a Coordenação da Profa. Dra. Edna Mazzitelli (UFOPA). Além do Prof. Dr. André Dioney Fonseca (UFMS-UFOPA), também estão confirmados como expositores o Prof. Dr. Luiz Fernandes Dourado (UFG) e o Prof. Dr. Antônio Carlos Maciel (UNIR).

Canal do HISTEDBR UFOPA OFICIAL   Painel temático: Educação e Democracia na Amazônia (Transmissão pelo Youtube -Inscreva-se no canal) - 02/12/2022 10:15 - 12:00