ANTÔNIO CARLOS MACIEL

Pós-Doutor em Educação e Professor Titular da Universidade Federal de Rondônia. Possui graduação em Filosofia (1983) e em Pedagogia (1985) pela Universidade Federal do Amazonas; Especialização em Inovação Tecnológica pelo ISAE/FGV (1995), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (1992), Doutor em Ciências: Desenvolvimento Socioambiental pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (2004). Professor Visitante no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da UNICAMP (2015). Professor do Departamento de Ciências Sociais e do Mestrado em Educação da Universidade Federal de Rondônia e do Doutorado em Educação na Amazônia (Rede UFPA/UFOPA/UNIR). Coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Federal de Rondônia (fev. 2012/jan. 2014; jan./ago. 2014; dez. 2016/dez. 2018; dez. 2018/dez. 2020) e Vice-Coordenador Norte/Nordeste do FORPRED/ANPED (2013/2014). Coordenou o Programa de Formação Continuada para Professores e Gestores de Escolas de Educação Integral do Estado de Rondônia (2009-2015) aprovado pela SECADI/MEC; esteve coordenador, juntamente com Debora Jeffrey/UNICAMP e Lilia Colares/UFOPA, do Projeto "As Experiências Pedagógicas das Políticas de Educação Integral na Amazônia: Rede de Pesquisa e Formação - PROCAD UNICAMP/UNIR/UFOPA, no período de 2014-2019. Criador do Projeto Burareiro de Educação Integral (2005), autor do Projeto de criação e instalação do Campus da Universidade Federal de Rondônia da cidade de Ariquemes (2007), onde esteve Diretor por duas Gestões (2007-2013), Membro titular dos Conselhos Superiores da Universidade Federal de Rondônia (2007-2013); coautor dos Projetos Pedagógicos de Pedagogia e Engenharia de Alimentos (Campus de Ariquemes, 2008) e de Ciências Sociais (Campus de Porto Velho, 2018). Pesquisador na área de Educação, com ênfase em Epistemologia da Educação, Educação Integral, Políticas e Gestão da Educação, Educação e Desigualdades Regionais. Tem estudos, ainda, sobre Formação Sociocultural da Amazônia e Ocupação Socioeconômica de Rondônia, e vários livros e artigos científicos publicados nessas áreas. Líder do Grupo de Pesquisa CIEPES - Centro Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Educação e Sustentabilidade.

Painel temático: Educação e Democracia na Amazônia

O Painel temático "Educação e Democracia na Amazônia" será realizado no dia 02 de dezembro de 2022, das 10h às 12h, com transmissão pelo Canal do HISTEDBR UFOPA OFICIAL no Youtube, sob a Coordenação da Profa. Dra. Edna Mazzitelli (UFOPA). Além do Prof. Dr. Antônio Carlos Maciel (UNIR), também estão confirmados como painelistas o Prof. Dr. Luiz Fernandes Dourado (UFG) e o Prof. Dr. André Dioney Fonseca (UFMS-UFOPA).

Canal do HISTEDBR UFOPA OFICIAL   Painel temático: Educação e Democracia na Amazônia (Transmissão pelo Youtube -Inscreva-se no canal) - 02/12/2022 10:15 - 12:00