Salão de Extensão

1. APRESENTAÇÃO

O Salão de Extensão é um evento institucional de extensão universitária que visa à socialização de conhecimentos com a comunidade acadêmica e externa por meio da apresentação de projetos de extensão, mostra de produtos gerados por meio desses projetos desenvolvidos por docentes, técnicos e discentes da Ufopa. O Salão também costuma agregar ações extensionistas realizadas por parceiros externos à universidade, que aproveitam o evento para compartilharem experiências. 

Neste ano de 2024, por não ser realizado durante a Jornada Acadêmica, mas sim no Simpósio Acadêmico, a IX edição do Salão de Extensão será simplificada e contará apenas com apresentação de trabalhos resultantes dos projetos de extensão contemplados no Edital Pró-Extensão 2023. 

A abertura do evento será feita por professores extensionistas, cada um representando um campus da Ufopa, para discutir, em roda de conversa Vamos falar de extensão?!, com o tema:  A importância da extensão para visibilidade da Amazônia. 

 Objetivos:

- Divulgar à comunidade acadêmica e à comunidade externa os resultados das atividades de extensão desenvolvidas por docentes, discentes e técnicos administrativos em educação da universidade.

- Avaliar o resultado das atividades de extensão apoiadas pela Procce.

- Incentivar o debate e a troca de saberes e experiências entre comunidade acadêmica e externa.

- Ampliar a interação da educação básica com a universidade por meio de ações de extensão.

2.       DAS INSCRIÇÕES

 As inscrições ocorrerão conforme calendário apresentado no cronograma. O IX Salão de Extensão tem como público-alvo os bolsistas e voluntários vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex) dos ciclos de vigência 2023-2024 da Ufopa.

3.       DO ENVIO DOS TRABALHOS

Para todos os bolsistas e voluntários Pibex ciclo 2023/2024 o primeiro passo é realizar a submissão de um resumo vinculado ao seu plano de trabalho obedecendo ao calendário do simpósio.

O envio de resumo é obrigatório a todos os bolsistas de extensão, sendo facultado aos alunos voluntários de Pibex. 

4.     DOS RESUMOS

Consideradas as orientações do Item 3 quanto à participação e obrigatoriedade do envio de resumos, os bolsistas e voluntários do Pibex deverão elaborar o resumo simples, de acordo com o modelo e normas propostos pelo Simpósio Acadêmico 2024, para aprovação por seus orientadores, e então, submeter o arquivo no link  http://  no período estipulado disponível na página do evento.

Para a submissão dos resumos, os bolsistas e voluntários devem obter a anuência do seu orientador para submissão do resumo no evento.

No momento da submissão do resumo, o discente deverá informar uma das Áreas temáticas de Extensão prevista na Política Nacional de Extensão Universitária, a saber:

I. Comunicação

II. Cultura

III. Direitos Humanos e Justiça

IV. Educação

V. Meio ambiente

VI. Saúde

VII. Tecnologia e Produção

 VIII.Trabalho 

Deverão ser seguidas as seguintes normas para a submissão:

·        O Resumo deve ser simples, escrito em parágrafo único, justificado e com espaçamento simples;

·        O texto deve conter o mínimo de 250  palavras e o máximo de 500 ou máximo de 2000 caracteres;

·        Deve ser utilizada Fonte Arial 12;

·        O título deve estar em letras maiúsculas, negrito e centralizado;

·        Abaixo do texto devem ser indicadas de três a cinco palavras-chave separadas por ponto e vírgula;

·        Os resumos terão no máximo 6 autores, incluindo o orientador;

·        Devem ser informados os e-mails do autor principal e do orientador.

·        Não serão aceitos resumos fora das normas estabelecidas.

 5.       DA APRESENTAÇÃO DO TRABALHO

Os trabalhos serão apresentados apenas na modalidade Pôster

O pôster deverá ser impresso em papel, ou lona, ou outro material que os autores achem conveniente, desde que respeitem a dimensão de 90 cm de largura e 120 cm de altura, com cordão para pendurar. Recomenda-se a utilização de pouco texto e o máximo de fotos e outros recursos gráficos, devidamente citados e em sintonia com trabalho. O texto deverá ser legível a uma distância de pelo menos 2 metros. Deverão constar no pôster os seguintes itens:

·  Título idêntico ao do resumo submetido;

·  Nome dos autores e respectivas instituições;

·  Introdução, Objetivos, Procedimentos Metodológicos, Resultados e Discussão, Considerações Finais e Referências Bibliográficas.

·  Instituições de fomento: Ex: Pibex/Procce/Ufopa. É um dos compromissos do bolsista fazer referência à sua bolsa nas publicações e trabalhos apresentados oriundos das atividades desenvolvidas no plano de trabalho ao qual está ou esteve vinculado.

6.                     DA AVALIAÇÃO

Cada resumo submetido será analisado por um avaliador Ad hoc e pontuado de acordo com os critérios elencados na alínea a) deste item.

A programação de apresentação dos trabalhos submetidos será disponibilizada neste site, no Menu Documentos.

 

a) Critérios de avaliação do resumo simples:

 

CRITÉRIO

DESCRIÇÃO

PONTUAÇÃO MÁXIMA

1.Diretrizes da Extensão

Público atendido; participação da comunidade; relevância social.

10

2. Redação

Coerência, coesão e ortografia.

10

3.Objetivos e procedimentos metodológicos

Coerência entre os objetivos e os procedimentos realizados no desenvolvimento das atividades de extensão.

10

4. Resultados

Resultados alcançados; intervenção/melhoria da qualidade de vida e/ou apropriação de conhecimentos por parte da comunidade atendida.

10

 

A nota do resumo será obtida a partir da média das pontuações atribuídas aos quatro critérios avaliativos. 

Após a realização do evento, considerando as observações realizadas no resumo, o autor deverá realizar as alterações necessárias por meio do site oficial do Simpósio, conforme o cronograma do evento. Durante a submissão da versão final, devem também ser revisadas e corrigidas informações do trabalho e autores, para fins de certificação. A versão final do resumo deverá ser submetida mesmo que não haja modificações a serem feitas, para que o mesmo conste nos Anais do evento.  

7. PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR 

 

DATA

Horário

Atividade

Local

06/12/24

08h

Abertura do IX Salão de Extensão e II Sipeex

 

Roda de Conversa Vamos falar de Extensão?!: A importância da extensão para a visibilidade da Amazônia

a definir

9h00 às 12h

Apresentação de trabalhos

NSA - Unidade Tapajós

10h

 Café com extensão

NSA - Unidade Tapajós

12h às 14h

Intervalo para almoço

14h às 15h59

- Apresentação de trabalhos de extensão

NSA - Unidade Tapajós

15h30 às 16h

Café com extensão

 

16h às 18h00

Apresentação de trabalhos

NSA - Unidade Tapajós

           

8. CRONOGRAMA 

Sujeito a alterações. Acompanhe as atualizações na Página do Simpósio Acadêmico no SIGEventos.



O QUE

QUEM

QUANDO

LOCAL

Submissão de resumos

Obrigatório aos bolsistas e facultado aos voluntários 

01/11/2024 a 18/11/2024

SigEventos

Avaliação de resumos

Comitê de Avaliação Científica

18 a 24/11/2024

SigEventos

Inscrição no evento

Discentes, servidores e externos

15/11/2024 a 30/11/2024

SigEventos

Divulgação da Programação do IX Salão de Extensão

Comissão Científica e Diretoria de Extensão

Até 02/12/2024

SigEventos

Apresentação dos trabalhos

Comissão Científica e Diretoria de Extensão

06/12/2024

Presencialmente

Envio da versão final do resumo

Discentes inscritos

08/12/2024 a 15/12/2024

SigEventos

Certificados

Comissão Logística

31/01/2025

SigEventos

Anais do evento

Comissão Científica

28/02/2025

SigEventos


Contato para dúvidas: extensao@ufopa.edu.br