Salão de Extensão
1.
APRESENTAÇÃO
O
Salão de Extensão é um evento institucional de extensão universitária que
visa à socialização de conhecimentos com a comunidade acadêmica e externa por
meio da apresentação de projetos de extensão, mostra de produtos gerados por
meio desses projetos desenvolvidos por docentes, técnicos e discentes da Ufopa.
O Salão também costuma agregar ações extensionistas realizadas por parceiros
externos à universidade, que aproveitam o evento para compartilharem
experiências.
Neste
ano de 2024, por não ser realizado durante a Jornada Acadêmica, mas sim no
Simpósio Acadêmico, a IX edição do Salão de Extensão será simplificada e
contará apenas com apresentação de trabalhos resultantes dos projetos de
extensão contemplados no Edital Pró-Extensão 2023.
A
abertura do evento será feita por professores extensionistas, cada um
representando um campus da Ufopa, para discutir, em roda de conversa Vamos
falar de extensão?!, com o tema: A importância da extensão
para visibilidade da Amazônia.
Objetivos:
-
Divulgar à comunidade acadêmica e à comunidade externa os resultados das
atividades de extensão desenvolvidas por docentes, discentes e técnicos
administrativos em educação da universidade.
-
Avaliar o resultado das atividades de extensão apoiadas pela Procce.
-
Incentivar o debate e a troca de saberes e experiências entre comunidade
acadêmica e externa.
-
Ampliar a interação da educação básica com a universidade por meio de
ações de extensão.
2. DAS
INSCRIÇÕES
As
inscrições ocorrerão conforme calendário apresentado no cronograma. O IX
Salão de Extensão tem como público-alvo os bolsistas e
voluntários vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex)
dos ciclos de vigência 2023-2024 da Ufopa.
3. DO
ENVIO DOS TRABALHOS
Para
todos os bolsistas e voluntários Pibex ciclo 2023/2024 o primeiro passo é
realizar a submissão de um resumo vinculado ao seu plano de trabalho obedecendo ao calendário do simpósio.
O
envio de resumo é obrigatório a todos os bolsistas de extensão, sendo facultado
aos alunos voluntários de Pibex.
4.
DOS RESUMOS
Consideradas
as orientações do Item 3 quanto à participação e obrigatoriedade do envio de
resumos, os bolsistas e voluntários do Pibex deverão elaborar o resumo simples,
de acordo com o modelo e normas propostos pelo Simpósio Acadêmico 2024, para
aprovação por seus orientadores, e então, submeter o arquivo no link
http:// no período estipulado disponível na página do evento.
Para
a submissão dos resumos, os bolsistas e voluntários devem obter a anuência do
seu orientador para submissão do resumo no evento.
No
momento da submissão do resumo, o discente deverá informar uma das Áreas
temáticas de Extensão prevista na Política Nacional de Extensão Universitária,
a saber:
I. Comunicação
II. Cultura
III. Direitos Humanos e Justiça
IV. Educação
V. Meio ambiente
VI. Saúde
VII. Tecnologia e Produção
VIII.Trabalho
Deverão
ser seguidas as seguintes normas para a submissão:
·
O Resumo deve ser simples, escrito em parágrafo
único, justificado e com espaçamento simples;
·
O texto deve conter o mínimo de 250
palavras e o máximo de 500 ou máximo de 2000 caracteres;
·
Deve ser utilizada Fonte Arial 12;
·
O título deve estar em letras maiúsculas,
negrito e centralizado;
·
Abaixo do texto devem ser indicadas de três a
cinco palavras-chave separadas por ponto e vírgula;
·
Os resumos terão no máximo 6 autores, incluindo
o orientador;
·
Devem ser informados os e-mails do autor
principal e do orientador.
·
Não serão aceitos resumos fora das normas
estabelecidas.
5.
DA
APRESENTAÇÃO DO TRABALHO
Os
trabalhos serão apresentados apenas na modalidade Pôster
O
pôster deverá ser impresso em papel, ou lona, ou outro material que os autores
achem conveniente, desde que respeitem a dimensão de 90 cm de largura e 120 cm
de altura, com cordão para pendurar. Recomenda-se a utilização de pouco texto e
o máximo de fotos e outros recursos gráficos, devidamente citados e em sintonia
com trabalho. O texto deverá ser legível a uma distância de pelo menos 2
metros. Deverão constar no pôster os seguintes itens:
· Título
idêntico ao do resumo submetido;
· Nome
dos autores e respectivas instituições;
· Introdução,
Objetivos, Procedimentos Metodológicos, Resultados e Discussão, Considerações
Finais e Referências Bibliográficas.
· Instituições
de fomento: Ex: Pibex/Procce/Ufopa. É um dos compromissos do bolsista fazer
referência à sua bolsa nas publicações e trabalhos apresentados oriundos das
atividades desenvolvidas no plano de trabalho ao qual está ou esteve vinculado.
6. DA AVALIAÇÃO
Cada
resumo submetido será analisado por um avaliador Ad hoc e
pontuado de acordo com os critérios elencados na alínea a) deste item.
A
programação de apresentação dos trabalhos submetidos será disponibilizada neste
site, no Menu Documentos.
a)
Critérios de avaliação do resumo simples:
CRITÉRIO |
DESCRIÇÃO |
PONTUAÇÃO MÁXIMA |
1.Diretrizes
da Extensão |
Público
atendido; participação da comunidade; relevância social. |
10 |
2.
Redação |
Coerência,
coesão e ortografia. |
10 |
3.Objetivos
e procedimentos metodológicos |
Coerência
entre os objetivos e os procedimentos realizados no desenvolvimento das
atividades de extensão. |
10 |
4.
Resultados |
Resultados
alcançados; intervenção/melhoria da qualidade de vida e/ou apropriação de
conhecimentos por parte da comunidade atendida. |
10 |
A nota
do resumo será obtida a partir da média das pontuações atribuídas aos quatro
critérios avaliativos.
Após
a realização do evento, considerando as observações realizadas no resumo, o
autor deverá realizar as alterações necessárias por meio do site oficial do
Simpósio, conforme o cronograma do evento. Durante a submissão da versão final,
devem também ser revisadas e corrigidas informações do trabalho e autores, para
fins de certificação. A versão final do resumo deverá ser submetida
mesmo que não haja modificações a serem feitas, para que o mesmo conste nos
Anais do evento.
7.
PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR
DATA |
Horário |
Atividade |
Local |
06/12/24 |
08h |
Abertura
do IX Salão de Extensão e II Sipeex Roda
de Conversa Vamos falar de Extensão?!: A importância da
extensão para a visibilidade da Amazônia |
a
definir |
9h00 às 12h |
Apresentação de trabalhos |
NSA
- Unidade Tapajós |
|
10h |
|
NSA
- Unidade Tapajós |
|
12h
às 14h |
Intervalo
para almoço |
||
14h
às 15h59 |
-
Apresentação de trabalhos de extensão |
NSA
- Unidade Tapajós |
|
15h30
às 16h |
Café
com extensão |
|
|
16h
às 18h00 |
Apresentação
de trabalhos |
NSA
- Unidade Tapajós |
8.
CRONOGRAMA
Sujeito
a alterações. Acompanhe as atualizações na Página do
Simpósio Acadêmico no SIGEventos.
O QUE |
QUEM |
QUANDO |
LOCAL |
Submissão
de resumos |
Obrigatório
aos bolsistas e facultado aos voluntários |
01/11/2024
a 18/11/2024 |
SigEventos |
Avaliação
de resumos |
Comitê
de Avaliação Científica |
18
a 24/11/2024 |
SigEventos |
Inscrição
no evento |
Discentes,
servidores e externos |
15/11/2024
a 30/11/2024 |
SigEventos |
Divulgação
da Programação do IX Salão de Extensão |
Comissão
Científica e Diretoria de Extensão |
Até
02/12/2024 |
SigEventos |
Apresentação
dos trabalhos |
Comissão
Científica e Diretoria de Extensão |
06/12/2024 |
Presencialmente |
Envio
da versão final do resumo |
Discentes
inscritos |
08/12/2024
a 15/12/2024 |
SigEventos |
Certificados |
Comissão
Logística |
31/01/2025 |
SigEventos |
Anais
do evento |
Comissão
Científica |
28/02/2025 |
SigEventos |
Contato
para dúvidas: extensao@ufopa.edu.br