Principal

[WORKSHOP/OFICINA] II Workshop Integrado de Pesquisa e Pós-graduação de 19/06/2023 a 21/06/2023

O II Workshop Integrado de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) tem por objetivo debater conceitualmente o tema “A indissociabilidade da Pesquisa e Pós-graduação”, bem como, abrir diálogos sobre a pesquisa no estado do Pará como propulsora de desenvolvimento regional; a avaliação dos Programas de Pós-graduação (PPG) e suas perspectivas interna e externa, a partir da socialização de experiências por meio dos palestrantes convidados prof. Dr. Marcel Botelho, profa. Dra. Solange Rezende e prof. Dr. Esper Cavalheiro. O evento abordará os assuntos de autoavaliação dos PPG's e acompanhamento da trajetória formativa de seus discentes e egressos, prospectando elementos para a reflexão sobre a avaliação do impacto social dos PPG's da Ufopa na região Amazônica. O evento acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de junho, nos períodos da manhã (8h às 12h) e tarde (14h as 18h).

O dia 19 contará com a apresentação dos programas de pós-graduação institucionais e as palestras dos convidados externos:

- Prof. Dr. Marcel do Nascimento Botelho – Diretor Presidente da FAPESPA: “O Estado do Pará como área estratégica de CT&I para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal”

Profa. Dra. Solange Oliveira Rezende - Professora Associada da Universidade de São Paulo: “A indissociabilidade da Pesquisa e Pós-graduação”

- Prof. Dr. Esper Abrão Cavalheiro – Presidente da Comissão do Plano Nacional da Pós-graduação, quinquênio 2024-2028: “A Pós-graduação no século XXI e as perspectivas do novo perfil dos pós-graduandos”.

No dia 20, pela manhã haverá a apresentação dos programas de pós-graduação em rede que a Ufopa participa, tanto profissionais quanto acadêmicos; seguido do Talk Show - Inovação: o Elo “quase” perdido entre Pesquisa e Pós-Graduação comandado pela Agência de Inovação Tecnológica (AIT). À tarde, reunião com os programas de pós-graduação com a mediação dos professores Solange Rezende e Esper Cavalheiro.

No último dia, 21 de junho pela manhã, teremos o momento de internacionalização e sucessos dos egressos. No período da tarde, haverá reunião ampliada para a construção de Termo de Compromisso de Evolução dos programas de pós-graduação da Ufopa com a participação de docentes, discentes e técnicos de todos os PPG’s da Intituição com a mediação da profa. Solange Rezende, finalizando o evento.

Haverá emissão de certificados para os participantes que se inscreverem no evento com frequência mínima de 75 %.

Eventos Associados
Título Data Início Data Fim
Evento Satélite do Programa de Pós-Graduação em Letras - PPGL 19/06/2023 21/06/2023

Programação do PPGL no II Workshop de Pesquisa de Pós-Graduação: "A indissociabilidade da Pesquisa e Pós-graduação"