SOLANGE OLIVEIRA REZENDE

Solange Oliveira Rezende, professora Associada no Departamento de Ciências de Computação do ICMC-USP, é licenciada em Ciências Habilitação em Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) (1986), mestre em Ciências de Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (1990) e doutora em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia de São Carlos (1993). Realizou pós-doutorado na Universidade de Minnesota, USA (1995-1996). Atuou como Assistente Técnico administrativo IV junto a Pró-reitoria de Pós-graduação da USP (2003-2006); Coordenadora da Câmara de Normas e Recursos da Pró-reitoria de Pós-graduação da USP (2007-2010); Coordenadora da Comissão Assessora Especial de Acompanhamento, Análise e Avaliação dos Cursos de Extensão Universitária da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP (2013-2015); Coordenadora da Câmara de Avaliação dos NACEs da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP (2015); Vice-Coordenadora do Programa Giro Cultural, Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP (2014). No âmbito do ICMC foi Presidente da Comissão de Cultura e Extensão; Coordenação do Programa de Pós-graduação CCMC, Presidente da Comissão de Pós-graduação, Presidente da Comissão de Biblioteca e Presidente da Comissão de Comunicação e Divulgação Científica. É membro comissão Especial de Inteligência Artificial da Sociedade Brasileira de Computação. É assessora ad hoc da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e atualmente membro do Conselho Consultivo do CNPq. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial (IA), atuando principalmente nos temas relacionados com Aquisição de Conhecimento para Tomada de Decisão envolvendo Mineração de Dados e Textos, Análise de Sentimentos e Sistemas de Recomendação. Atua como pesquisadora no LABIC e no C4AI. (Fonte: Currículo Lattes)

A indissociabilidade da Pesquisa e Pós-graduação

A palestra tratará da pesquisa alinhada ao ensino na pós-graduação, uma vez que, juntas contribuem para o desenvolvimento socioeconômico trazendo soluções para a sociedade na resolução de problemas. As universidades brasileiras têm um papel fundamental no desenvolvimento e propagação da ciência e tecnologia, pois são geradoras de conhecimentos nas mais diversas áreas.

19/06 - Auditório Tapajós   Palestra: A indissociabilidade da Pesquisa e Pós-graduação - 19/06/2023 15:01 - 16:00