Evento Encerrado!

[ENCONTRO] V Salão de Orientação Profissional de 01/12/2022 a 01/12/2022

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) tem o compromisso social de produzir e  socializar conhecimentos, contribuindo para a cidadania, inovação e desenvolvimento na Amazônia, objetivando ser referência na formação interdisciplinar para integrar sociedade, natureza e desenvolvimento. No Plano de Desenvolvimento Institucional da Ufopa consta como um dos objetivos estratégicos o fortalecimento da interação com a Educação Básica. A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen) visando contribuir para a realização deste objetivo e tendo em vista a necessidade de divulgar os cursos de graduação aos estudantes e egressos do ensino médio promoverá o V Salão de Orientação Profissional (V SOP) que ocorrerá neste ano no dia 01 de dezembro de 2022 em Santarém e nos campi da Ufopa, de forma descentralizada.

A última edição do evento aconteceu no ano de 2018 de forma presencial e com visitas itinerantes às escolas da rede estadual de ensino. Com a interrupção das atividades presenciais em decorrência da pandemia de COVID-19 não houve a realização do SOP nos anos de 2019, 2020 e 2021. Em 2022 retomamos nossas atividades presenciais e a execução do Salão é imperativa num cenário político social em que a evasão dos alunos e a falta de procura pelos cursos de graduação se intensificam.

Nesta edição do V SOP a Proen e o Campus de Oriximiná, em parceria e sob coordenação da professora Flávia Monteiro,  apresentam o SALÃO VIRTUAL DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL. O projeto tem por objetivo avançar na atuação da universidade com a comunidade/público externo utilizando tecnologias como plataforma de promoção dos cursos de bacharelado e licenciatura presentes em cada instituto. A chamada para o Salão Virtual é focada em ações para criação de conteúdos para redes sociais, usufruindo-se de sua abrangência e recursos para alcançar o maior número de pessoas, com uma comunicação leve e atenta para as tendências atuais, construindo uma vitrine virtual para a promoção dos cursos presentes na Ufopa.

Por meio de visitas online o Salão Virtual apresenta algumas instalações dos cursos da Ufopa no site institucional do Campus de Oriximiná. Acesse, navegue e confira <http://www.ufopa.edu.br/oriximina/v-sop/>. Confira também o Instagram do VSOP <https://instagram.com/vsop_ufopa>.

Além da novidade do Salão Virtual, Proen e o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) desenvolveram o TESTE DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL que a partir de perguntas objetivas sobre interesses pessoais gera resultados de associação entre perfil dos respondentes e áreas de conhecimento, indicando os cursos de graduação disponíveis na Ufopa. Assim, além de conhecer os stands dos cursos os alunos poderão navegar também em suas páginas virtuais e eletrônicas. No dia do evento o teste estará disponível para o público interessado. Confira o teste em <http://www.ufopa.edu.br/teste-vocacional>.

mídias sociais